O que fazer em Roma em 1 dia: 17 atrações em um dia a pé pela capital italiana

Roma tem muita coisa a ser vista. Mas, felizmente, o centro da cidade pode ser todo percorrido a pé, com direito a um pulinho ali no estrangeiro… Vaticano. E se você tem pouco tempo, não se preocupe: preparamos um roteiro rápido com as principais atrações da capital italiana. A seguir, saiba o que fazer em Roma em 1 dia.

O que fazer em Roma em 1 dia

Clique no mapa para ampliar ou clique aqui para imprimir. 

O que fazer em Roma - roteiro de viagem de 1 dia

Em Roma, praticamente tudo é imperdível (haja coraçõezinhos neste mapa!). Por isso, nosso roteiro foca naquelas atrações mais famosas e indispensáveis para qualquer viajante. Afinal, não dá nem pra imaginar voltar para o Brasil sem ter conhecido o Coliseu, não é?

Sabemos que alguns dos pontos marcados levariam dias – e até semanas – para serem vistos por completo. Então, vale aproveitar suas 24 horas na capital italiana para conhecer o básico, escolher os seus locais preferidos e planejar uma visita mais aprofundada a eles no futuro, em sua próxima viagem para Roma. Porque, com certeza, você vai querer voltar!

E caso você esteja se perguntando se precisa falar italiano para viajar à Itália, não deixe de ver este vídeo.

Veja também:
5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo
Onde foi gravado Bridgerton: 20+ cenários

A seguir, saiba o que fazer em Roma em 1 dia:

1- Coliseu

o que fazer em roma em 1 dia - coliseu

O que fazer em Roma em 1 dia? Visitar o Coliseu, é claro! O maior símbolo romano é aquele cartão postal em que todo viajante deve dar pelo menos uma olhadinha. O anfiteatro foi finalizado no ano 79, quando poderia abrigar em média 60 mil pessoas. Até a era medieval, a construção era usada para diversas apresentações públicas, como combates de gladiadores, simulações de batalhas marítimas e caça de animais selvagens.

Ao visitar o local, você ainda risca da sua bucket list uma das 7 maravilhas do mundo moderno! Experimente este tour guiado e com realidade virtual pelo Coliseu.

2- Foro Romano

foro romano

Conhecer este espaço é como fazer uma viagem no tempo e desembarcar em plena Roma Antiga. Isso porque o lugar foi, por séculos, o principal ponto comercial e o centro da vida pública do Império Romano. Era ali que aconteciam grandes cerimônias, eleições, discursos públicos, processos criminais, confrontos entre gladiadores… Um magnífico museu a céu aberto!

3- Museus Capitolinos (Musei Capitolini)

Museus Capitolinos - Musei Capitolini

Fundados pelo Papa Sisto IV, os Museus Capitolinos guardam verdadeiros tesouros, como as esculturas de bronze dos imperadores de Roma. Os palácios estão localizados no alto do Capitólio, na Piazza del Campidoglio, praça projetada por Michelangelo em 1536. Um prato cheio para os apreciadores da arte romana! Adquira aqui o seu ingresso para uma visita guiada e sem filas.

4- Mercado de Trajano (Mercati di Traiano)

Mercado de Trajano - Mercati di Traiano

Não é difícil entender por que Roma atrai milhões de turistas todos os anos. Ao visitar a cidade, você verá belos monumentos, obras de arte fascinantes e ruínas que contam a história da humanidade, como é o caso do Mercati di Traiano. Este complexo de edifícios era usado como sede das atividades administrativas do Império Romano e como centro comercial. Um retrato preservado e impressionante da história ocidental!

Veja também:
TESTE: qual o melhor destino na Europa para você?
Assista a um jogo no estádio da Inter de Milão

5- Piazza Venezia

Piazza Venezia

A Piazza Venezia é uma grande praça onde as mais importantes avenidas de Roma se encontram, entre elas a Via del Corso e a Via dei Fori Imperiali. Uma de suas atrações é o Palácio Veneza, que já foi até residência papal. Outro destaque do local é a vista para o Monumento Vittoriano (ou Monumento Nacional a Vítor Emanuel II), um majestoso edifício feito de mármore branco dedicado ao primeiro rei da Itália Unificada.

6- Fontana di Trevi

fontana di trevi

Impossível viajar à Roma sem passar pela sua mais famosa fonte! A obra barroca do século 18 foi, como muitos monumentos da cidade, encomendada por um papa, o Papa Urbano VIII. Situada junto ao Palazzo Poli, a Fontana di Trevi traz esculturas impressionantes, com destaque para a perfeição e detalhamento da estátua de Netuno, o deus do mar.

Se você visitar o local, não esqueça de virar de costas para a fonte e jogar uma moeda em suas águas. Dizem que quem fizer isso voltará à cidade!  😉

7- Panteão (Pantheon)

o que fazer em roma em 1 dia - panteão

Mesmo quase dois mil anos depois de ter sido erguido, o Panteão ainda impressiona e é ponto obrigatório em qualquer viagem para Roma, seja pelo seu valor arquitetônico, histórico ou artístico.

Este marco da Antiguidade foi construído ainda no século 2! O monumento permaneceu em uso durante toda a sua história, sendo uma das mais bem preservadas obras da Roma Antiga. O Panteão fica na Piazza della Rotonda e atualmente é utilizado como igreja.

Veja também:
Um roteiro fotográfico pela Costa Amalfitana
5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo

8- Piazza Navona

piazza navona

No Império Romano, no local onde hoje se localiza a Piazza Navona, estava o Estádio de Domiciano, um espaço em que milhares de cidadãos romanos se reuniam e assistiam aos esportes da época. Desde o Renascimento, a praça é ornamentada por três belas fontes: Fontana dei Quattro Fiumi, Fontana del Moro e Fontana del Nettuno.

Dica: este é um ótimo lugar para visitar em época natalina! Desde o começo de dezembro, várias barraquinhas de presépios artesanais, enfeites natalinos e doces típicos são expostas lá. Saiba mais sobre o Natal na Europa e na Itália neste texto.

9- Campo dei Fiori

campo dei fiori

Mais uma linda praça para inserir em seu roteiro de viagem! Apesar da beleza, o lugar tem um passado um pouco sombrio: foi lá onde o filósofo Giordano Bruno foi queimado sob acusação de heresia no ano de 1600. Atualmente, porém, uma imponente estátua em homenagem ao teórico enfeita Campo dei Fiori. Outra atração a ser visitada é a feira de flores (foto), alimentos e produtos variados que acontece por lá.

10- Castelo de Santo Ângelo (Castel Sant Angelo)

o que fazer em roma em 1 dia - castel sant angelo

Construído sobre as ruínas do mausoléu do imperador Adriano, o Castelo de Santo Ângelo impressiona por sua arquitetura deslumbrante. Uma vista maravilhosa pode ser observada de seu terraço: dá para ver a cidade, o rio Tibre e até mesmo uma pontinha da Basílica de São Pedro. E tem mais: próxima da construção está a Ponte de Santo Ângelo e suas 12 estátuas de anjos esculpidas por Bernini. Reserve aqui o seu ticket para o castelo.

11- Praça e Basílica de São Pedro

vaticano - Praça e Basílica de São Pedro

Esta é uma parada obrigatória em qualquer roteiro sobre o que fazer em Roma em 1 dia, mesmo que não fique exatamente em Roma. Na verdade, a Praça e a Basílica de São Pedro estão dentro do Vaticano, cidade-estado que sedia a Igreja Católica e carrega o título de menor país do mundo.

Tanto a Praça como a Basílica possuem um valor cultural e religioso enorme, pois são os locais onde ocorrem as celebrações de missas papais, canonização de santos, proclamação de papas, entre outros eventos do catolicismo. Estes foram alguns dos cenários protagonistas do filme Anjos e Demônios, tal como mostrado pelo blog .  

Veja também:
Museus da Ferrari na Itália: como visitá-los em 1 dia
Salão de Móveis de Milão: veja como é o evento

12- Museus Vaticanos (Musei Vaticani)

Museus Vaticanos - Capela Sistina

Os Museus Vaticanos guardam coleções infinitas de obras de arte e objetos relacionados aos pontífices católicos. Inclusive, a Capela Sistina (foto) e seus famosíssimos afrescos de Michelangelo fazem parte dos Museus Vaticanos. Outros lugares importantes são as salas de Rafael, decoradas com obras do pintor renascentista.

Ficou a fim de conhecer? Saiba aqui como viajar barato pela Europa e como entrar de graça nos museus italianos (e vaticanos).

13- Piazza del Popolo

piazza del popolo

A Piazza del Popolo é uma das praças mais populares de Roma. No centro do local, situa-se o Obelisco Flaminio, um obelisco egípcio de 24 metros dedicado a Ramsés II. 

Mas o principal ponto de interesse da praça é, na verdade, a Igreja de Santa Maria del Popolo. O templo é pequeno se comparado a outros monumentos romanos, mas possui uma importância artística imensa. Isso porque no século 16 alguns dos principais artistas do Renascimento, como Rafael e Caravaggio, receberam a missão de decorar as paredes e tetos das capelas da igreja.

Veja também:
Sob o sol da Toscana e o colorido de Florença
Roteiro por Veneza, na Itália

14- Passeggiata del Pincio

Este local fica entre a Villa Borghese e a Piazza del Popolo, portanto, pode ser uma boa incluí-lo em seu roteiro. Do alto de uma das colinas de Roma, você terá uma excelente visão da Piazza del Popolo (acima). Lá de cima, vale admirar a vista, tentar identificar pontos de Roma e planejar seus próximos passos pela cidade!

15- Villa Borghese

villa borghese

Uma belíssima combinação entre natureza e arte romana. É assim que a Villa Borghese pode ser resumida. Ao caminhar pelos jardins do parque, você também vai encontrar monumentos, fontes e esculturas incríveis.

Também é lá que fica um dos museus mais relevantes da cidade, a Galleria Borghese. O local guarda pinturas de artistas como Rafael, Caravaggio e Ticiano. Você pode reservar aqui uma excursção privada pela Galleria Borghese.

16- Piazza di Spagna

Spanish Steps, Rome, Italy, Historically, Stairs

Esta praça é famosa principalmente por sua escadaria de 135 degraus até a igreja Trinità dei Monti. A Piazza di Spagna é um ponto de encontro entre cidadãos romanos, mas seus degraus também podem ser um bom local de descanso para os turistas. 😉

Em seu centro está a Fontana della Barcaccia, criada por Pietro Bernini para o Papa Urbano III. Sem dúvidas, a combinação entre escadaria, fonte e bonitos prédios históricos vai render ótimas fotos!

Veja também:
Economize até 80% nos trens na Europa
5 motivos para ir a Bolonha e conhecer o museu da Lamborghini

17- Bairro de Trastevere

Trastevere

Se tem uma coisa que a Itália sabe oferecer aos seus turistas, é comida boa! Neste aspecto, uma ótima ideia de lugar para comer em Roma é o colorido e boêmio bairro de Trastevere. A charmosa região se destaca pela gastronomia e pelos bares e, por isso, é uma ótima escolha para a sua única noite em Roma. Aproveite pra conferir aqui algumas outras sugestões de restaurantes na Itália e buon appetito!

Procurando lugar para se hospedar em Roma?

Agora que você já sabe o que fazer em Roma em 1 dia, vamos encontrar um lugar para a sua hospedagem? Abaixo há uma lista com sugestões de hospedagem no Booking.com. Reservando por esses links você nos ajuda a manter o site, sem pagar mais por isso.



Booking.com

Próximas paradas: Milão, Veneza, Bolonha…

Depois destas sugestões sobre o que fazer em Roma em 1 dia, planeje seu próximo destino italiano! Em dúvida sobre qual lugar escolher? Nós vamos te ajudar com isso:

Se você busca um belo litoral, visite a Costa Amalfitana. Se você adora carros, conheça o museu da Lamborghini, em Bolonha. Se a sua praia é design e decoração, saiba mais sobre o Salão de Móveis de Milão. Caso a intenção seja desbravar as cidades medievais italianas, viaje para a Toscana. Se você procura um roteiro romântico, vá para Veneza. E caso a ideia seja passar o verão admirando um mar super azul, Cinque Terre é o seu lugar.

Bora planejar essa viagem?
Usando os links abaixo você nos ajuda a manter nosso site, sem pagar nada a mais por isso (e em alguns casos até ganha desconto 😊).
🏨 Hospedagem: reserve na Booking.com clicando AQUI 🏥 Seguro Viagem: ganhe 5% de desconto na Seguros Promo com o nosso cupom de desconto MALASPRAQUE5 🚘 Carro: alugue na Rentcars.com clicando AQUI 🏡 Airbnb: ganhe R$ 100 de desconto na sua 1ª hospedagem
Você também pode salvar os links acima como favoritos e usar sempre que for viajar!
Os Malas agradecem! 🤗

—————

Que tal salvar este roteiro no seu PINTEREST? Use as imagens abaixo! 😉

O que fazer em Roma - roteiro de viagem de 1 dia

O que fazer em Roma - roteiro de viagem de 1 dia