Quero receber as novidades por e-mail
Malas Pra Que Te Quero

Saiba como economizar até 80% em passagens de trem na Europa

por Cadu SIlva

Os trens são um meio tradicional e eficiente de se deslocar pelo velho continente. Porém, andar de trem na Europa nem sempre é barato. Como nós somos viciados neste meio de transporte, descobrimos alguns truques para conseguir preços mais baratos durante todo o ano todo.

Black Friday: desconto de 50% em passagem de trem na Europa; só hoje

Andando de trem na Europa

Como no Brasil não temos uma grande malha ferroviária para transporte de passageiros, essa é uma opção que às vezes nem é considerada por muitos viajantes. Fizemos uma lista com aspectos interessantes de uma viagem de trem para você entender um pouco melhor e ter mais elementos na hora de decidir.

Mas, se você já ama viajar de trem e só caiu neste artigo por causa dos valores das passagens, pode pular a lista que vem abaixo e continuar no parágrafo seguinte. 😉

  • Praticamente toda cidade tem uma estação de trem na Europa, o que te dá inúmeras opções para embarque. Você se desloca menos, chega mais rápido e ainda economiza;
  • Nas maiores cidades, estações de trem e metrô são integradas, o que facilita e barateia o restante do trajeto tanto na origem quanto no destino;
  • Não há despacho de bagagens e você mesmo coloca e retira as malas do vagão. Assim não há esperas adicionais antes ou depois da viagem;
  • Não é necessário chegar com a antecedência que se pede para os voos, mesmo em trens internacionais. Basta que você esteja na plataforma correta quando o trem passar. Um tempinho livre e precioso para resolver imprevistos ou dormir mais um pouquinho;
  • É possível observar a paisagem com mais detalhes do que dentro de um avião. O deslocamento já vira parte do passeio, já que você pode ver casas, ruas, pessoas, animais, carros, fazendas etc. Pra quem já vai passar cerca de 22 horas em um avião (ida + volta para o Brasil), vale variar um pouquinho, não é mesmo?

Dicas para viajar barato

Black Friday é só uma vez por ano… Mas com o tempo nós descobrimos algumas formas de economizar até 80% em passagens de trem na Europa. Abaixo, separamos algumas dessas dicas, para te ajudar a economizar em uma parte importante do orçamento para a viagem (ou estendê-la por mais alguns dias).

Esta pode ser uma alternativa interessante mesmo que você nunca tenha utilizado este meio de transporte. Basta seguir o passo a passo que apresentamos. Quem sabe você não economiza bonito na viagem de final de ano e consegue um extra pra completar aquela câmera digital anunciada na Black Friday hoje mesmo! Boa ideia, hein?

Dica 1 – Na Itália, viaje aos sábados

Na Itália, sábado é dia de 2×1! Duas pessoas viajam pelo valor de apenas um bilhete! Para saber as rotas que estão incluídas você deve visitar o site da Trenitalia, que é a principal companhia ferroviária do país.

Black Friday: desconto de 50% em passagem de trem na Europa; só hoje

Dica 2 – Compre com antecedência

Alguns bilhetes são disponibilizados por valores bastante reduzidos e costumam acabar bem rápido. Para ter acesso a eles, tente prever com alguma antecedência os passeios que pretende realizar e já garanta as passagens no site.

Black Friday: desconto de 50% em passagem de trem na Europa; só hoje

Na Itália, as melhores tarifas são chamadas de SUPER ECONOMY. Quase tudo se faz online, então acreditamos que você não terá problema em comprar os bilhetes ainda no Brasil. Mas caso já esteja na Itália e prefira comprar na estação, nossa sugestão é fazer a pesquisa toda no computador ou celular e fazer um print da tela. Daí você pode usar a imagem como referência nas máquinas automáticas. Pode também mostrar esses prints para o atendente do guichê, caso esteja com algum receio de não entender o equipamento ou o funcionário italiano.
Isso é bom também para evitar qualquer confusão na hora do confirmação da compra. Basta um horário ou nome de estação errado para o passeio não começar nada bem.

Dica 3 – Cadastre-se nos sites das companhias de trens

Além da Trenitalia, há outra companhia bastante conhecida na Itália, chamada Italo. Ela opera, exclusivamente, com trens de alta velocidade. Cadastre-se para receber as newsletters deles e, de tempos em tempos, você será informado das promoções antecipadamente. São descontos de até 60%!

Black Friday: desconto de 50% em passagem de trem na Europa; só hoje

Para quem pretende ficar mais tempo (ou fazer muitas viagens), fica também a dica de participar do programa de fidelidade da empresa. Com o Italo Piu você acumula créditos que poderão ser usados na compra de novas passagens. Nós conseguimos fazer o trecho de Milão a Florença usando apenas os pontos acumulados!

E, como era de se esperar, as empresas ficam de olho no que a concorrente está fazendo e costumam lançar promoções paralelas. Então, sempre que receber uma newsletter da Italo, prepara que tem (ou terá em breve) algo de bom na Trenitalia também.

Dica 4 – Na Inglaterra, divida os trechos e se antecipe

No Reino Unido, é possível ter descontos ainda mais expressivos. Para conseguí-los, o ideal é dividir a viagem em 2 ou mais trechos, comprando os bilhetes separadamente. Por motivos [obscuros] que desconhecemos, você irá pagar muito menos do que se comprasse tudo junto.

Exemplo: Você compra uma passagem da cidade-início para a cidade-fim, mas será necessário trocar de trem na cidade-meio. Você poderia comprá-la como uma passagem única pelo site das companhias, mesmo havendo troca de trens. Porém, sabendo disso, você deve comprar cada trecho separadamente. Desse jeito ficará bem mais barato, mesmo que você acabe viajando nos mesmos trens do primeiro caso. ¯\_(ツ)_/¯

Pra começar a aproveitar, você deve entrar no site da TrainSplit. Lá você vai pesquisar a viagem que quer e descobrir os trechos que precisará fazer. Sugerimos que você não compre por lá porque nem sempre os valores aparecem corretos (e você ainda teria que pagar uma taxa).

Black Friday: desconto de 50% em passagem de trem na Europa; só hoje

Em seguida, vá ao site de uma das companhias ferroviárias e pesquise os trechos já separadamente, fazendo a compra em seguida. A dica sobre comprar com antecedência também vale na Inglaterra e vai dar mais uma turbinada no desconto.

Black Friday: desconto de 50% em passagem de trem na Europa; só hoje

Preço original: £169,00 | Com antecedência: £33.00

Usando este método (dividir e antecipar), já economizamos até 80% em uma só viagem! Isso é desconto que nem Black Friday dá, né nom?

Dica bônus – Como economizar transporte e hospedagem em viagens de trem na Europa

Uma ótima opção para viajar entre países e economizar em transporte e hospedagem é utilizar os trens noturnos. Dessa forma, você passa a noite viajando e os custos de transporte e hospedagem viram uma coisa só. Com a vantagem de já estarmos cedo no centro da cidade para o passeio do dia seguinte.

Há vários trechos de trens noturnos pela Europa, sempre com leitos. Os que conhecemos possuem cabines de tamanhos variados, comportando entre duas e seis pessoas. Melhor que ter Black Friday na diária é… não pagar diária nenhuma!

Black Friday: desconto de 50% em passagem de trem na Europa; só hoje

Seguindo essas dicas já conseguimos visitar muito mais lugares do que seria possível com uma compra padrão, às vésperas da viagem ou no guichê da estação. Esperamos que você possa aproveitá-las também, pagando menos pelo transporte! E se você já viajou de trem na Europa ou tem algum tipo de desconto para indicar, conta pra gente nos comentários!

Bora planejar essa viagem?

Usando os links abaixo você nos ajuda a manter nosso site, sem pagar nada a mais por isso (e em alguns casos até ganha desconto 😊).

🏨 Hospedagem: reserve na Booking.com clicando AQUI 🏥 Seguro Viagem: ganhe 5% de desconto na Seguros Promo com o nosso cupom de desconto MALASPRAQUE5 🚘 Carro: alugue na Rentcars.com clicando AQUI 🏡 Airbnb: ganhe R$ 100 de desconto na sua 1ª hospedagem

Você também pode salvar os links acima como favoritos e usar sempre que for viajar!

Os Malas agradecem! 🤗


————–

Outros posts que você deve gostar:
Qual o melhor destino na Europa para você?
7 coisas que você precisa saber ANTES de visitar a Inglaterra
Como entrar de graça no Museu do Louvre + 9 museus da Europa
Governo parisiense suspende o maior evento de Natal em Paris

————–

Que tal salvar este post no seu PINTEREST? Use as imagens abaixo! 😉

5 dicas para você comprar passagens de trem na Europa com até 80% de desconto. É mais barato que Black Friday, mas tem que correr!

5 dicas para você comprar passagens de trem na Europa com até 80% de desconto. É mais barato que Black Friday, mas tem que correr!

5 dicas para você comprar passagens de trem na Europa com até 80% de desconto. É mais barato que Black Friday, mas tem que correr!

Compartilhe esta página e leve mais gente nessa viagem!