Quero receber as novidades por e-mail
Malas Pra Que Te Quero

Onde comer em Petrópolis: nosso guia de restaurantes

por Lívia Bergo

As refeições que fazemos em um destino muitas vezes nos marcam tanto quanto os passeios. Porém, nem sempre é simples descobrir os melhores restaurantes em um local desconhecido. Pensando nisso, elaboramos este pequeno guia de restaurantes para te ajudar a descobrir onde comer em Petrópolis.

Onde comer em Petrópolis

Dividimos nossas sugestões por tipos de estabelecimento. Navegue à vontade e descubra onde comer em Petrópolis. Mas cuidado: algumas fotos podem causar água na boca em leitores mais famintos… 😜

– Bistrôs –

Don Bistrô

Estivemos no Don Bistrô para um almoço e… [spoiler alert] QUE ALMOÇO! Nossa sorte foi dupla: era dia de feijoada e nhoque da sorte! Enquanto esperávamos os pratos principais, experimentamos duas indicações da casa: os bolinhos de feijoada e o mate batido na coqueteleira. Veredito? Melhor bolinho e melhor mate da vida! Leia nosso review completo AQUI.

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Don Bistro

Pratos da foto: feijoada completa + nhoque frito ao molho de gorgonzola

Facilidades: estacionamento e adega de vinhos anexa

Endereço: Estrada União Indústria, 10550, Itaipava

Tel.: (24) 2222-4400

Site: http://www.donbistro.com.br/

Visite o Facebook e siga o Instagram do Don Bistrô.

Duetto’s Café e Bistrô

O Duetto’s fica nos jardins do Museu Imperial, porém não é necessário portar ingressos para chegar até lá. Atraídos por seus pratos contemporâneos e sempre bem-feitos, nós passamos pelo bistrô sempre que visitamos a área central de Petrópolis.

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Duetto's

O cardápio é todo muito interessante, com opções variadas de entradas, massas, sanduíches e bebidas. Nosso destaque vai para a entradinha mediterrânea e seu maravilhoso chutney de tomate (foto acima). É possível, inclusive, comprar o chutney avulso para levar pra casa. \o/

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Duetto's

Prato da foto: canelone de camarão e ricota

Facilidades: wi-fi e grande variedade de pratos vegetarianos

Endereço: Rua da Imperatriz, 220, Centro, Museu Imperial

Tel.: (24) 2243-2952

Visite o Facebook e siga o Instagram do Duetto’s Café e Bistrô.

– Cafeteria –

Sant’Anna Cafeteria

A Sant’Anna é daqueles lugares que só de olhar já queremos voltar várias vezes. Talvez seja pelo bom gosto da decoração, talvez sejam as sobremesas hipnotizantes da vitrine… mas certamente o bom atendimento e sabor de tudo que servem contribuíram para conquistar seu lugar como nossa dica de cafeteria!

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Cafeteria Sant'anna

O cardápio é super vasto, com lanches, cafés, drinks, saladas, sobremesas e até caldos. Mas basta consultar um dos atendentes que eles sabem detalhar todos os ingredientes e sugestões de combinações, deixando a escolha fácil fácil.

Nossas dicas são o queijo quente gourmet (com geleia de maracujá <3) e a quiche de brie com damasco. Entre as bebidas quentes, tudo o que provamos estava delicioso, então… se joga! (e não se esqueça de pedir o chantilly feito na casa, com creme de leite fresco e um toque de macadâmia 😍).

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Cafeteria Sant'anna

Prato da foto: quiche de brie com damasco + cappuccino com menta

Facilidades: wi-fi e vagas de estacionamento fácil na rua em frente

Endereço: Rua Dr. Paulo Hervé, 1139, Bingen

Tel.: (24) 2233-3157

Visite o Facebook e siga o Instagram da Sant’Anna Cafeteria.

– Cervejarias –

Restaurante Bohemia

Além do tour cervejeiro, a cervejaria Bohemia possui um grande e movimentado restaurante. No cardápio, diversas opções de refeições flambadas, caramelizadas ou harmonizadas com cervejas.

Este é disparado o restaurante que mais vezes frequentamos na cidade, tanto por sua localização privilegiada, quanto pelo ambiente descolado e agradável. Amamos os hambúrgueres suculentos, as porções muito bem servidas de massas e, claro, as cervejas! Para a sobremesa, recomendamos o cheesecake de frutas vermelhas. Você não vai se arrepender! 🤤

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Bohemia

Prato da foto: massa com cogumelo shitake

Facilidades: wi-fi e opções veganas no cardápio

Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166, Centro

Tel.: (24) 2020-9050

Site: http://www.bohemia.com.br/restaurante

Visite o Facebook e siga o Instagram do Restaurante Bohemia.

Buda Beer

A Buda Beer é um brewpub, ou seja, um bar que fabrica in loco a cerveja que vende. Junte a isso uma marca super divertida, um ambiente descolado, música ao vivo, bom atendimento e ótima comida. Tá bom pra você?

É possível fazer um pequeno tour pela microcervejaria e entender um pouco mais sobre a produção dos vários tipos de cervejas que estão no cardápio. As tábuas de petiscos são muito gostosas e bem servidas. Destaque para o molho barbecue da casa!

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Buda Beer

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Buda Beer

Pratos das fotos: chopp Weiss + tábua de gordice + maçã caramelizada com sorvete

Facilidades: wi-fi e tour pela microcervejaria

Endereço: Rua Rocha Cardoso, 166, Valparaíso

Tel.: (24) 2231-3219

Site: http://www.budabeer.com.br/

Visite o Facebook e siga o Instagram da Buda Beer.

– Churrascaria –

Majórica Churrascaria

Quando procurávamos dicas sobre onde comer em Petrópolis, sempre encontávamos a Majórica entre as recomendações. Hoje, a churrascaria mais famosa de Petrópolis é também a nossa escolha da categoria.

Diferente da maioria dos estabelecimentos deste tipo, possui um ambiente bem intimista. Os cortes de carne ficam expostos – ainda crus, mas numa disposição bem atrativa – em um balcão-vitrine.

Nós fomos muito bem aconselhados pelo maître a experimentar a famosa batata pastel, uma assinatura da churrascaria que foi criada acidentalmente. É impossível não mencionar também o delicioso couvert, com queijos, pães, azeitonas suculentas e patê de miúdos. Se procura onde comer em Petrópolis de maneira farta e prazerosa, este é o lugar! Leia nosso review completo AQUI.

Churrascaria em Petrópolis: conheça os segredos da Majórica

Prato da foto: picanha especial, arroz de brócolis, farofa brasileira e batata pastel

Facilidades: wi-fi e estacionamento conveniado

Endereço: Rua Imperador, 754

Tel.: (24) 2242-2498

Site: http://www.majorica.com.br/

Visite o Facebook e siga o Instagram da Majórica Churrascaria.

– Hamburgueria –

Colossus Hamburgueria

O ambiente moderno e alto astral da Colossus foi certamente o que nos chamou atenção à primeira vista. Achamos original e divertidíssimo o cardápio em forma de uma vitrola com disco de vinil. Além de possuir opções no lado A e lado B, é possível rodar o “disco” caso você queira se aventurar numa escolha aleatória.

Vendo os pratos que saíam da cozinha não conseguimos resistir à tentação de pedir a batata rústica com alecrim e molho gorgonzola como entrada. Este molho estava delicioso!

Entre os hambúrgueres, escolhemos o Cogu Burguer (hambúrguer de carne bovina com rúcula, shitake e shimeji) e o Garden Burguer (hambúrguer de berinjela, com abobrinha crocante no pão de espinafre). Tudo muito bom, especialmente acompanhados do milkshake de Ferrero Rocher com Nutella!

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Colossus Hamburguer

Pratos da foto: Cogu Burguer e Garden Burguer

Facilidades: wi-fi, estacionamento e opção de proteína vegana

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 125, Castelânea

Tel.: (24) 3302-2883

Visite o Facebook e siga o Instagram da Colossus Hamburgueria.

– Japonês –

Sakura Sushi

O restaurante tem uma decoração muito legal e mais de um ambiente, todos extremamente aconchegantes. Nós nos jogamos no cardápio e temos muito a recomendar!

Tudo que provamos estava extremamente fresco e bem feito. Mas nossos preferidos foram: a robata de camarão e o tataki thai. É sério: sabores únicos, muito tempero e vontade de repetir várias vezes o mesmo prato. Leia nosso review completo AQUI.

Restaurante japones Petropolis: Sakura Sushi

Prato da foto: harumaki de camarão

Facilidades: wi-fi e estacionamento

Endereço: Av. Dom Pedro I, 352 – Centro

Tel.: (24) 2231-0919

Visite o Facebook e siga o Instagram do Sakura Sushi.

– Pizzaria –

Di Farina Pizzeria

Como era previsto, após nossa temporada na Itália ficamos um tanto quanto exigentes em relação às pizzas que encontramos por aí. Nós tentamos não verbalizar isso com muita frequência para não virarmos aqueles amigos chatos que sempre reclamam do restaurante escolhido pela galera. Mas o fato é que passamos a reparar e exigir muito mais.

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Di farina

Imagina nossa felicidade quando nos recomendaram uma pizzaria em Petrópolis com massa italiana legítima? Ficamos até com medo de criar muitas expectativas, mas chegando à Di Farina… que delícia! Massa fina, sabores maravilhosos, pedidos prontos em poucos minutos, rodízio para comer à vontade e um atendimento de alto padrão.

Foi difícil escolher algum sabor preferido, então vamos recomendar os mais surpreendentes: a pizza melanzane (feita com berinjela e abobrinha crocante, tem gostinho defumado) e a pizza de chocolate (que tem uma deliciosa borda com uma crosta feita com calda de açúcar). E ambos os sabores estão incluídos entre os 9 disponíveis no rodízio! \o/

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Di farina

Prato da foto: pizza com 4 sabores (todos inclusos no rodízio)

Facilidades: wi-fi, estacionamento e opção vegetariana

Endereço: Av. Ipiranga, 629

Tel.: (24) 2242-0055

Visite o Facebook da Di Farina Pizzerie.

– Restaurantes –

Petiscaria Imperial

Chegamos ao restaurante esperando encontrar… petiscos. Daí veio a surpresa: o rodízio inclui petiscos, churrasco(!), massas(!!) e comida japonesa(!!!).

O atendimento é super rápido: sentamos e em poucos minutos já tínhamos chapa, fogareiro e muita comida em nossa mesa. Amamos a casquinha de siri, os pasteizinhos de queijo e um surpreendente bolinho de canjiquinha!

Foi lá também que experimentamos o melhor drink dos últimos tempos: o Martini Imperial. A bebida, já premiada em um concurso de receitas originais, leva: Vodka Absolut Berri-Açaí, morango, abacaxi, açúcar de pimenta e suco de cramberry. A taça é acompanhada de uma colher com morangos caramelizados com açúcar orgânico e spray de romã com baunilha. Leia nosso review completo AQUI.

Petiscaria Imperial, em Petrópolis: prepare-se para ser surpreendido

Pratos da foto: Martini Imperial + rodízio de petiscos

Endereço: R. Dr. Nelson de Sá Earp, 307, Centro

Tel.: (24) 2231-1379

Visite o Facebook e siga o Instagram da Petiscaria Imperial.

Solar do Castelo

O Solar do Castelo foi uma ótima pedida para o fim de nosso dia, logo após visitarmos o Castelo de Itaipava, que fica bem ali ao lado. Chegando lá, diante de um espaço amplo, com música ao vivo, jabuticabeiras e um pôr do sol incrível, pudemos entender porque este tem sido um ponto bastante frequentado por petropolitanos e turistas nos fins de tarde.

O restaurante tem uma variedade impressionante de cervejas e garçons especializados em indicar a que melhor vai harmonizar com seu prato. Mas para o motorista da rodada, também tem notícia boa: eles preparam a versão sem álcool de qualquer drink do cardápio. É só pedir! Nós experimentamos (e amamos) a virgin piña colada.

Além do carpaccio super fresco e gostoso que pedimos de entrada, podemos também recomendar as massas à carbonara e o risoto de camarão que estava bem bom!

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Solar do castelo

Prato da foto: salada carpaccio de carne ao molho de alcaparras e parmesão

Facilidades: wi-fi e estacionamento

Endereço: BR 040 km56, Itaipava

Tel.: (24) 2223-9292

Site: http://www.castelodeitaipava.com.br/solar

Visite o Facebook e siga o Instagram do Solar do Castelo.

Transmontano

O Transmontano é o tradicional restaurante português do Bragança Palace Hotel. Muito bem localizado, fica próximo ao Museu Imperial e a Catedral de Petrópolis.

Chegamos lá à procura de pratos tradicionais portugueses e… achamos! Como não podia deixar de ser, pedimos como entrada uma porção de bolinhos de bacalhau, com uma taça de vinho do Porto para ajudar a criar uma ambience. 😌

Como prato principal, aproveitamos um delicioso bacalhau à Gomes de Sá, que certamente serve pelo menos 3 pessoas. E tudo isso com direito a decoração típica e lindos fados no som ambiente.

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Transmontano

Prato da foto: bacalhau à Gomes de Sá

Facilidades: wi-fi e estacionamento

Endereço: Rua Raul de Leoni, 109

Tel.: (24) 2244-9655

Site: http://www.bragancapalacehotel.com.br

Visite o Facebook do restaurante O Transmontano.

– Self-services –

Restaurante Catedral Gourmet

Onde comer em Petrópolis quando estamos sem tempo? Uma ótima opção de comida rápida no centro da cidade é o Catedral Gourmet. Como o nome já sugere ele está no quarteirão da Catedral.

Ficamos muito bem impressionados com o atendimento e a frequência com que o buffet era reposto. Além disso, um grande e colorido balcão com saladas e legumes variados chamou logo nossa atenção.

Como em todo self-service, pudemos experimentar de quase tudo e gostamos muito. Os destaques foram a dobradinha, os pastéis de queijo e a banana caramelada (nhammmm!). O restaurante oferece, ainda, um cafezinho e uma pequena sobremesa do dia como cortesia.

Onde comer em Petrópolis: restaurante petropolis - Catedral Gourmet

Facilidades: wi-fi e boa localização

Endereço: R. da Imperatriz, 70, Centro

Tel.: (24) 2243-1143

Restaurante Paladar

O Restaurante Paladar é uma ótima opção de self-service com comida boa (e quentinha) pra quem procura onde comer em Petrópolis. Situado num casarão muito bem conservado no centro da cidade, o restaurante fica em frente à Praça da Liberdade e a poucos minutos de caminhada dos principais pontos turísticos.

A variedade e beleza do buffet certamente foi o que nos chamou mais a atenção. Ficou até fácil montar um prato todinho vegetariano <3. Destaque para o suflê de queijo que estava muito bom!

Para fechar a refeição, o restaurante oferece café e uma pequena sobremesa como cortesia. Leia nosso review completo AQUI.

Restaurante Paladar: ótima opção no centro de Petrópolis

Endereço: Rua Barão do Amazonas, 25, Centro

Tel.: (24) 2243-1143

Site: http://www.paladarpetropolis.com.br/

————–

Agora que já sabe onde comer em Petrópolis, continue essa viagem com a gente:
Hospedagem barata em Petrópolis: pousadas e hostels
Don Bistrô: nossa dica de restaurante em Itaipava
Resort em Petrópolis para quem quer relaxar e curtir a natureza
Churrascaria em Petrópolis: conheça os segredos da Majórica

Nossa última viagem a Petrópolis foi feita a convite da Turispetro (Secretaria de Turismo), que conseguiu nos surpreender com vários cantinhos da cidade que ainda não conhecíamos.

As hospedagens e refeições foram oferecidas como cortesia ao nosso blog por iniciativa da secretaria, em parceria com os estabelecimentos. Esclarecemos, porém, que os conteúdos aqui publicados não são abertos a qualquer tipo de acordo e os textos e vídeos do site sempre refletem a opinião pessoal dos autores.

Bora planejar essa viagem?

Usando os links abaixo você nos ajuda a manter nosso site, sem pagar nada a mais por isso (e em alguns casos até ganha desconto 😊).

🏨 Hospedagem: reserve na Booking.com clicando AQUI 🏥 Seguro Viagem: ganhe 5% de desconto na Seguros Promo com o nosso cupom de desconto MALASPRAQUE5 🚘 Carro: alugue na Rentcars.com clicando AQUI 🏡 Airbnb: ganhe R$ 100 de desconto na sua 1ª hospedagem

Você também pode salvar os links acima como favoritos e usar sempre que for viajar!

Os Malas agradecem! 🤗


Outros posts que você deve gostar:
Febre amarela: 7 coisas a saber ANTES de viajar para o exterior
Qual o melhor destino na Europa para você?
Preciso falar o idioma do lugar pra onde estou viajando?
Como entrar de graça no Museu do Louvre + 9 museus da Europa

————–

Que tal salvar este post sobre onde comer em Petrópolis no seu PINTEREST? Use as imagens abaixo! 😉

Descubra onde comer em Petrópolis neste mini-guia com as melhores opções de bistrôs, cafeteria, cervejarias, churrascaria, pizzaria e restaurantes da cidade

Descubra onde comer em Petrópolis neste mini-guia com as melhores opções de bistrôs, cafeteria, cervejarias, churrascaria, pizzaria e restaurantes da cidade

Descubra onde comer em Petrópolis neste mini-guia com as melhores opções de bistrôs, cafeteria, cervejarias, churrascaria, pizzaria e restaurantes da cidade

Compartilhe esta página e leve mais gente nessa viagem!