Roteiro de viagem Paris: 15 atrações para visitar em um ou dois dias
Paris é uma cidade repleta de opções, e, claro, dá pra descobrir algo novo para fazer mesmo se você visitá-la 300 vezes. Porém, criamos este roteiro de viagem Paris para quem precisa visitar as principais atrações em um ou dois dias.
Abaixo, você vai ter acesso a um mapa-roteiro prontinho com os pontos indispensáveis da Cidade Luz e também vai saber um pouco mais sobre cada um deles. Depois, é só arrumar as malas e au revoir!
Veja também:
– Onde foi gravado Lupin: 10 cenários em Paris
– Como entrar de graça no Louvre
Roteiro de viagem Paris
Caso você goste de andar e o dia esteja bonito, é possível fazer todos os pontos que listamos a pé (acredite, já fizemos mais de uma vez). Caso contrário, recomendamos que você margeie o rio a pé e use o metrô para ir aos pontos mais distantes (como a Torre de Montparnasse e a Basílica de Sacré Cœur).
A gente sabe que algumas atrações, como o Museu do Louvre, precisariam de dias e dias para serem vistas por completo. Mas este é um roteiro pensado especialmente para quem tem apenas um ou dois dias disponíveis e não abre mão de conhecer o máximo possível da capital francesa. Por isso, vale escolher bem em quais locais você realmente vai querer entrar e conhecer mais a fundo.
Ao fim do texto, está o mapa-roteiro que vocês pode salvar ou imprimir para consultar mais tarde. Na legenda, você consegue conferir as atrações que consideramos imperdíveis, caso seu tempo na capital francesa seja bem apertado.
1. Arco do Triunfo
Com 50 metros de altura, a construção localiza-se no encontro de doze avenidas importantes de Paris, incluindo a famosa Champs-Élysées. Inaugurado em 1836, o monumento foi construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte e possui nomes de 128 batalhas e 558 generais gravados em sua estrutura.
Além de aproveitar este cartão postal, você pode subir para o topo e ter uma vista super bonita da cidade. A partir dali, vale também visitar a linda Champs-Élysées, famosa pelas lojas e localização.
O fim de ano é também uma ótima época para visitar o local! As ruas dos arredores são iluminadas e a paisagem fica ainda mais linda.
Veja também:
– Natal na Europa: saiba tudo sobre os mercados de Natal
– Palácio de Versalhes: viagem pela história da França
2. Torre Eiffel
É impossível planejar um roteiro de viagem Paris e deixá-la de fora! Inaugurado em 1889, o maior símbolo da França é também o monumento pago mais visitado do mundo. A torre possui três níveis acessíveis aos visitantes, mas no primeiro já é possível apreciar uma vista geral (e incrível) de Paris.
Para visitar a torre e subir até o segundo andar, vale contratar um passeio guiado (clicando aqui).
3. Museu Rodin
Este é o museu onde está exposta a famosa estátua O Pensador, além de muitas outras obras do escultor francês Auguste Rodin. O museu foi inaugurado em 1919 no Hotel Biron, local usado por Rodin como oficina. O espaço inclui 6.600 esculturas e outros milhares de objetos de arte.
Você pode adquirir aqui o seu ingresso para o Museu Rodin. E se o tempo para visitá-lo por dentro estiver curto, vale dar uma passeada pelo seu jardim, que também exibe várias esculturas.
4. Grand Palais e Petit Palais
Estes dois palácios estão no meio do caminho entre a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. Então, por que não aproveitar para incluí-los em seu roteiro?
As luxuosas construções ficam uma de frente para a outra. O Grand Palais é um museu cultural e científico, mas se destaca por sua arquitetura beaux-arts, estilo arquitetônico típico do final do século 19. Já o Petit Palais, ou Museu de Belas Artes, apresenta exposições temporárias e definitivas de artistas como Rodin, Delacroix e Rembrandt.
Após visitar os palácios, vale passar pela Place de la Concorde. O local tem um passado sangrento: durante a Revolução Francesa, foi palco de mais de 1200 mortes na guilhotina, incluindo as de Maria Antonieta, Luís XVI e Robespierre.
Hoje, a praça é um lugar bem mais pacífico, ornamentada com um obelisco e belos chafarizes. À frente dela, está o Jardin des Tuileries, que emoldura o caminho até a próxima atração.
5. Jardins de Luxemburgo
Os Jardins de Luxemburgo são o lugar ideal para visitar na primavera parisiense! É nessa época que as flores colorem a paisagem e deixam o imponente Palácio de Luxemburgo ainda mais lindo.
A construção de 1611 atualmente funciona como sede do Senado francês. O local possui ainda um grande parque decorado com jardins, estátuas e fontes.
A série Lupin, um dos grandes sucessos da Netflix, teve cenas filmadas lá e também na nossa próxima atração. Confira aqui todos os locais da Paris onde foi gravado Lupin.
6. Museu do Louvre
É claro que o maior e mais visitado museu de arte do mundo não poderia faltar nesta lista. Nele estão expostas obras muito famosas, como Monalisa, de Leonardo da Vinci, e A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix.
Para uma passagem rápida por Paris é difícil incluir uma visita ao interior do Louvre. Mas se você tiver mais de um dia na cidade, vale ao menos uma visita rápida a este local mágico.
Uma boa opção para isso são os tours guiados que te ajudam a ver o principal entre os mais de 38 mil objetos expostos ali. Em alguns momentos do ano é também possível entrar de graça no Museu do Louvre, como nós mostramos neste post aqui.
7. Catedral de Notre-Dame
Mais uma parada obrigatória da Cidade Luz, Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas. Seu estilo gótico é marcante e uma atração à parte para quem curte arquitetura.
Consdtruída no século XXII, a catedral sofreu um grande incêndio em abril de 2019 e foi parcialmente destruída. A previsão do governo francês é de terminar a reconstrução até 2024.
8. Praça da Bastilha
A Praça da Bastilha é um ponto associado a alguns marcos históricos muito importantes para a França. Lá funcionou a prisão da Bastilha, cuja queda, em 1789, marcou a Revolução Francesa.
No centro da praça está a Coluna de Julho, que comemora a Revolução de Julho de 1830, outro evento importante na história do país. Atualmente, a área é bem movimentada, com feiras ao ar livre, eventos e protestos.
Veja também:
– Como economizar até 80% em passagens de trem na Europa
– O que fazer em Paris durante uma conexão de 9 horas
9. Cemitério do Père-Lachaise
Pode parecer estranho incluir um cemitério em seu roteiro por Paris, mas acredite: vale a pena. Com 44 hectares, este é o maior cemitério da cidade e um dos mais conhecidos do mundo. Lá, foram sepultadas personalidades como Allan Kardec, Frédéric Chopin, Édith Piaf, Oscar Wilde, entre outras.
Você pode passear pelas alamedas do Père-Lachaise sozinho ou com um guia. As excursões de duas horas ajudam a encontrar as sepulturas de personalidades famosas e entender mais sobre a rica arquitetura.
10. Passeio nos bateaux-mouches
Os bateaux-mouches são um tipo de embarcação turística cujo convés é aberto ou de cobertura transparente. Assim, os passageiros podem admirar a paisagem enquanto o barco se move.
Eles são super comuns no rio Sena e alguns incluem refeições, champanhe e música ao vivo. Este é um ótimo passeio para fazer em viagens românticas a dois!
Visite se der tempo
Basílica do Sagrado Coração
Localizada no topo do monte Martre, o ponto mais alto da cidade, a Basílica de Sacré-Cœur oferece uma vista de tirar o fôlego. Datado de 1914, o templo católico foi construído com mármore branco e inspirado nos estilos arquitetônicos romano e bizantino.
Sua localização é um pouco mais afastada dos outros pontos que mencionamos e para chegar até lá é preciso subir algumas escadas, mas tudo isso é compensado pela belíssima construção e pela vista fantástica de Paris.
Veja também:
– Roteiro de viagem em Nice, França
– Quanto custa viajar para Paris?
Moulin Rouge
Taí um ponto que não pode faltar no roteiro de viagem Paris dos cinéfilos de plantão! O Moulin Rouge já era um ponto de encontro boêmio antes do lançamento do filme de mesmo nome, mas após o sucesso da produção, virou parada obrigatória dos turistas.
Inclusive, pode ser uma boa ideia reservar a sua única noite na cidade para esta atração. A casa de shows oferece jantares e espetáculos de dança com as famosas bailarinas de cancan. Adquira aqui o seu ticket para ver um show no Moulin Rouge.
Galeries Lafayette e Palais Garnier
As duas atrações são super próximas. As Galeries Lafayette são um espaço com diversas opções de produtos de moda, beleza, itens de luxo, entre outros. O prédio é famoso por reunir marcas como Chanel, Dior e Louis Vuitton. Mesmo se a intenção não for fazer compras, a construção e sua impressionante cúpula merecem ao menos uma olhadinha.
Já o Palais Garnier é uma casa de ópera. Construído a partir de 1862, o edifício foi projetado por Charles Garnier e idealizado por Napoleão Bonaparte. Não é preciso assistir a um espetáculo para conhecer o deslumbrante interior da ópera, mas se der tempo, este é um excelente programa. Reserve aqui o seu tour pelo local.
Torre Montparnasse
A Torre Montparnasse é um arranha-céu de 210 metros que proporciona uma visão completa da capital francesa, inclusive da Torre Eiffel. Mas o prédio é controverso: há quem diga que sua arquitetura é feia e destoa do restante de Paris.
De qualquer forma, o edifício e seus 59 andares são uma ótima escolha para quem busca contemplar a Cidade Luz do alto. E, claro, para quem quer tirar a famosa foto com a Torre Eiffel ao fundo!
Veja também:
– Como passar na imigração em Paris
– Trem de Paris para Bruxelas e Amsterdam
Estação Paris Gare de Lyon
Este é um ponto bastante útil para turistas. Na Gare de Lyon, além de pegar o metrô de Paris, você pode embarcar em trens com destino a cidades importantes da França, como Lyon, Nice e Montpellier. Trens para outros países do sul europeu também partem de lá.
Com 83 milhões de passageiros por ano, a Gare de Lyon é uma das estações de trem mais movimentadas da Europa. E como quase todo lugar de Paris, o local ostenta uma arquitetura belíssima!
Onde comer
L’As du Fallafel
Esta marcação em nosso mapa não é exatamente um ponto turístico, mas sim um lugar onde amamos comer e recomendamos. Situado no bairro de Le Marais, o L’As du Fallafel é famoso por seus sanduíches e wraps de faláfel ou kebab e outras também pelas refeições kosher (alimentos que obedecem às leis do judaísmo).
Onde se hospedar em Paris
Abaixo há uma lista com sugestões de hospedagem no Booking.com. Reservando por esses links você nos ajuda a manter o site, sem pagar mais por isso. Se preferir, clique aqui e veja a relação completa.
Baixe o mapa
Agora que você já sabe o que visitar, baixe nosso mapa com roteiro de viagem Paris. Basta clicar no mapa para ampliar ou aqui para imprimir.
Você também vai gostar:
– Como entrar de graça no Louvre
– Roteiro de viagem em Nice, França
– Palácio de Versalhes: viagem pela história da França
– Como economizar até 80% em passagens de trem na Europa
—————
Que tal salvar este roteiro no seu PINTEREST? Use as imagens abaixo! 😉