Seguro viagem: tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo
Fazer um seguro viagem é um passo essencial na hora de se organizar para viajar e garantir um passeio sem contratempos. Mas afinal, o que é seguro viagem? Preciso mesmo dele? Como fazer seguro viagem? Como escolher a melhor seguradora? Nos próximos parágrafos, te explicamos tudo isso (e mais um pouco)!
O que é seguro viagem
O seguro viagem é uma assistência que te ajuda com possíveis contratempos em sua viagem. Após o pagamento de um determinado valor, a seguradora se compromete a te auxiliar com problemas comuns em viagens. Nem todos os países exigem seguro viagem, mas a gente nunca sabe quando algo vai dar errado, né? Fazer um seguro de viagem pode evitar muita dor de cabeça e te ajudar a economizar, afinal, em alguns países uma única consulta médica pode custar até dois mil dólares. Agora você já sabe o que é seguro viagem!
Diferenças entre plano de saúde, seguro saúde e seguro viagem
Os planos de saúde normalmente oferecem cobertura apenas dentro do estado onde o segurado contratou. Existem alguns planos que possuem cobertura nacional ou até internacional, porém, costumam ter um valor alto e não há grande necessidade de contratação, caso viagens internacionais não sejam frequentes.
Por sua vez, o seguro saúde oferece ao contratante coberturas para consultas, exames, internações, análises clínicas e outras coisas relacionadas especificamente a saúde do segurado.
Já o seguro de viagem é mais amplo: garante cobertura para gastos com despesas médicas de urgência e emergência e cobre muitas outras eventualidades, como extravio de bagagem, traslado médico, traslado de corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.
É obrigatório contratar seguro viagem?
Em alguns países a contração de um seguro viagem é obrigatória. Em Cuba, por exemplo, a cobertura mínima é U$ 10.000,00 para assistência médica. A Austrália também exige assistência em viagem, mas não estipula um valor mínimo.
Já em viagens para a Europa, uma confusão comum acontece quando falamos do Tratado de Schengen. Este é um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes.
Muita gente pensa que este tratado exime o visitante da necessidade de um seguro viagem. Mas, pelo contrário, o Tratado estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. O objetivo da regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.
Os seguintes países participam do Tratado:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
- Liechtenstein
- Chipre
Os únicos países europeus que não participam do Tratado atualmente são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.
Em meu destino de viagem, o seguro não é obrigatório. Devo fazer mesmo assim?
Sendo obrigatório ou não, o mais importante na contratação do serviço é poder viajar tranquilo e sem medo de imprevistos. Com uma assistência, caso você precise de qualquer atendimento médico, não será necessário gastar nada além das suas despesas já previstas para a viagem.
E junto com a cobertura das despesas contratadas, o segurado ainda tem outros benefícios, como assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.
Com ou sem obrigatoriedade, melhor prevenir do que remediar, né? Até porque, o remédio pode sair bem caro! Veja um exemplo: segundo levantamento da BBC, nos EUA uma consulta médica simples custa no mínimo 400 dólares. Quem precisar de um trajeto de ambulância, terá que desembolsar de 200 a 2 mil dólares. Já uma internação de três dias, pode custar até 30 mil dólares.
Já um seguro viagem para 15 dias nos EUA, de acordo com cotação do Seguros Promo, sai por 230 reais, se considerarmos a opção mais em conta (que cobre até 35 mil dólares de despesas médicas). Se optarmos pela opção com mais benefícios (que cobre até 330 mil dólares), o valor fica 1586 reais.
Minha viagem é no Brasil. Preciso de seguro?
Caso sua viagem seja no Brasil, você sabia que grande parte das empresas que oferece plano de saúde possui apenas cobertura estadual? E que, mesmo os planos com abrangência nacional, podem oferecer serviços mais concentrados em uma determinada região?
Já o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional. Além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de problemas, como: extravio de bagagens em casos de roubo, furto e destruição; acompanhamento de menores; orientação em caso de perda ou roubo de documentos e honorários advocatícios e fiança.
O seguro viagem nacional pode ser contratado para viagens a partir de 100 km de distância do seu local de moradia.
Diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem
A diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem é que o seguro você paga e depois é reembolsado e a assistência você não paga nada. Ambos estão inclusos em qualquer plano de seguro viagem, e o que faz com que você pague ou não dependerá do hospital que você for. Se você for em um hospital conveniado, indicado pela seguradora, você estará coberto pela assistência. Se você quiser ir em algum hospital de sua preferência, você deverá pagar e depois será reembolsado pela seguradora.
Lembrando que se o valor da sua apólice for de 30 mil dólares, e a conta no hospital – mesmo conveniado, onde você não paga nada – for de 31 mil dólares, você terá que pagar a diferença 1 mil dólares.
Qual a diferença entre o seguro viagem do cartão de crédito e o da seguradora?
O benefício oferecido por algumas categorias de cartões pode ser mais econômico, mas a cobertura disponibilizada pode ser insuficiente para a viagem planejada.
Para ter direito ao seguro, a compra da passagem deve ter sido realizada pelo cartão de crédito e a viagem deve ter duração máxima de 30 dias. Assim, quem viaja para fazer intercâmbio ou mochilão terá que contratar um seguro viagem direto da seguradora. Práticas de esportes e complicações na gravidez também não costumam ser cobertas.
Por isso, mesmo tendo direito ao benefício, é preciso estar atento a cobertura. O ideal é sempre ligar para a central do cartão, avisar que vai viajar e solicitar as condições gerais da cobertura de seguro viagem disponibilizada. Lembre-se também de comparar o seguro das operadoras de cartão de crédito com os planos das seguradoras.
A principal diferença entre eles é que o seguro viagem do cartão de crédito escolhe qual plano o cliente pode utilizar e, muitas vezes, a cobertura disponibilizada não é a ideal para a viagem que o segurado está fazendo. Além disso, o seguro dos cartões de crédito trabalha majoritariamente com reembolso, ou seja, caso você necessite de atendimento no exterior, precisará desembolsar o dinheiro que tiver para pagar pelas despesas médicas naquele momento.
Já com as seguradoras, é possível escolher o plano que melhor encaixa no seu tipo de viagem, além de trabalharem com uma rede conveniada, onde o segurado não precisa pagar nada caso necessite de atendimento.
Como fazer seguro viagem em 8 passos
Agora que você já sabe o que é seguro viagem e por que usá-lo, vamos entender como fazer seguro viagem! Para isso, usaremos a ferramenta do site Seguros Promo, que permite comparar diversas empresas e planos.
1) Entre no site Seguros Promo e escolha destino, data de ida e data de volta. Digite também seu nome, e-mail e telefone. Neste exemplo, optamos por uma viagem de 15 dias para a América do Norte.
2) Na sua tela de resultados, inicialmente, você verá as opções de seguro por ordem de melhor custo-benefício.
3) Para ver apenas os planos da seguradora de sua preferência, vá em “filtrar por seguradora”. Também é possível decidir se você quer ver primeiro os menores ou os maiores preços (foto).
4) Ao clicar em “ver cobertura completa”, você terá uma descrição detalhada de tudo que o plano oferece, suas regras e valores. Leia com atenção antes de decidir pela compra! Compare bastante!
5) Depois de ir em “comprar”, você deverá preencher a identificação dos segurados e os dados de pagamento. Algumas opções de compra oferecem parcelamento em até 12 vezes. Esta também é a hora de inserir nosso cupom MALASPRAQUE5 e ganhar 5% de desconto!
6) Ao contratar, você receberá uma apólice, o documento oficial da seguradora com as informações sobre seu plano. Guarde bem esse documento!
7) Perceba que no documento há um número de contato que você pode acionar em caso de imprevistos e, assim, obter o suporte necessário. Você tem direito a ligar em qualquer horário e a solicitar atendimento em português.
8) Viu como fazer seguro viagem é simples? Agora é só viajar tranquilo!
7 dicas preciosas para fazer seu seguro viagem com economia
1) Compare diferentes planos de seguros viagem
No site do Seguros Promo é possível fazer uma comparação detalhada entre os preços de diferentes seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem. Ao pesquisar, você escolhe o destino da viagem e a sua duração. Depois disso, você verá uma lista de seguros disponíveis e poderá compará-los.
2) Avalie qual tipo de cobertura você precisa
Pesquise pelos custos de alguns procedimentos médicos do país de destino, como o custo de uma consulta médica, diária no hospital e intervenção cirúrgica. Pense no que você poderá precisar, de acordo com sua condição de saúde e idade. Assim, você terá uma ideia de quanto o seguro deverá cobrir.
3) Analise todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido
As principais coberturas oferecem seguro em caso de morte acidental e assistência médica, mas os seguros mais completos chegam a fornecer outras coberturas importantes, como para cancelamento de viagem, extravio e atraso de bagagem, medicamentos, assistência odontológica, repatriação, extensão de internação hospitalar e de diárias em hotéis, passagem de ida e volta para um familiar, assistência jurídica, entre outros.
4) Veja se o seguro está adaptado ao perfil de sua viagem
Analise com calma todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido. Se você pretende fazer uma viagem para praticar esportes e desfrutar de novas experiências como safaris, surf ou correr maratonas pelo mundo, fique de olho na cobertura que o seguro viagem oferece para eventos desse tipo. Antes de escolher o serviço, tenha em mente o roteiro e as atividades que pretende fazer.
5) Escolha pagar via boleto bancário
Optar pelo pagamento via boleto é outra dica para deixar seu seguro viagem mais barato. O Seguros Promo oferece 5% de desconto para quem escolhe esse método de pagamento.
6) Viaja com frequência? O seguro viagem anual pode ser a melhor opção
Você não precisar contratar um seguro para cada viagem internacional que realizar. O Seguro Viagem Anual Multi Trip, por exemplo, atende às exigências burocráticas de todos os países, sendo válido em qualquer parte do mundo. Assim, é possível garantir cobertura para viagens de até 30 ou 60 dias de duração, dependendo do plano contratado, durante o ano todo.
7) Utilize o nosso cupom de desconto
Lembrando que você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando nosso cupom de desconto! Com o cupom MALASPRAQUE5, você vai ter 5% de desconto no serviço.
Encontre o seguro viagem ideal…
Para viagens longas
Você pretende passar um tempão fora do Brasil? Se a resposta for sim, então o seguro viagem Long Stay da Assist Card pode ser uma boa opção. A Assist Card tem dois planos para viagens de longa duração: Long Stay Daily, para viagens de 61 a 364 dias; e o Long Stay Anual, para 365 dias consecutivos em viagem.
Os planos de seguro viagem Long Stay possuem coberturas de 35.000 a 250.000 dólares e podem ser contratados por pessoas com até 120 anos, conforme plano escolhido. Porém, para viajantes com idade superior a 74, há um acréscimo de 50% sobre o valor do produto. Os seguros são válidos em todos os países do mundo – inclusive aqueles que integram o Tratado de Schengen, desde que atendam a cobertura mínima de € 30.000.
Outra vantagem é que você não precisa comprovar ser um estudante para contratar este seguro. Então, se você deseja fazer uma viagem de longa duração, mas não vai realizar um intercâmbio, esse plano pode ser ideal para você.
Para gestantes
Se você está se perguntando o que é seguro viagem para gestantes, entenda que este é um tipo de seguro específico para a situação, que cobre gastos como anestesia, ultrassom, entre outros. Nem todos os planos das seguradoras de viagem cobrem gestantes.
Mesmo os planos que oferecem esse tipo de cobertura restringem o período da gestação e a idade da mulher – a maior parte possui o limite de 40 anos. Algumas seguradoras também solicitam autorização por escrito de um médico. Por exemplo, a Travel Ace e a Affinity cobrem gestantes até a 34ª semana de gestação e que tenham autorização por escrito do médico responsável. A GTA e Vital Card cobrem até a 32ª semana; e a Mondial Assistance e a Assist Card até a 28ª semana.
Antes de adquirir um seguro viagem para gestante, verifique com a seguradora essas especificações e se eventuais complicações na gravidez são cobertas. Por que é tão importante conferir essas coberturas? Bem, a diária de internação nos Estados Unidos, por exemplo, possui custo médio de 2 mil dólares, sendo que o valor de um parto pode ser superior a 50 mil dólares (mais de 200 mil reais, de acordo com a cotação atual), segundo um levantamento feito pela Truven Health. Outros valores que chamam a atenção são relativos a anestesista, ultrassom e exames de sangue. O primeiro custa em média US$ 2.000, o segundo pode chegar US$1600 e o último, cerca de US$900.
É importante lembrar que a cobertura oferecida pelas operadoras de cartão de crédito (para os clientes que adquirem a passagem aérea pelo cartão) não cobre mulheres grávidas.
Para praticar esportes
Se você pretende fazer uma viagem para praticar esportes e viver experiências como safaris, surf ou maratonas pelo mundo, dê atenção ao tipo de cobertura que o seguro oferece. Nem todos os planos possuem cobertura em caso de acidente durante o esporte e alguns planos possuem limites baixos para este tipo de acontecimento.
Ao realizar a comparação, procure planos com a palavra “esporte” e dê preferência àqueles que possuem uma cobertura mais ampla. Também fique atento aos tipos de esportes que estão cobertos no plano que você está analisando. Por exemplo, a maioria das artes marciais e lutas não estão incluídas em opções de seguro viagem.
Para viajar em cruzeiros
As mesmas coberturas que você encontra para um seguro viagem aéreo ou terrestre, estão disponibilizadas no seguro viagem para cruzeiros, como assistência médica ou odontológica e extravio de bagagem. A diferença é que, neste caso, os seguros são feito através de reembolso, uma vez que dentro do navio não existe uma rede de hospitais credenciados, somente médico disponível.
Um plano interessante para cruzeiros é o oferecido pela Assist Card. Devido a uma parceria da seguradora com a rede de convênios Royall Caribian, caso o valor das suas despesas médicas fique em até 500 dólares, a Assist Card cobre na hora, sem precisar da solicitação de reembolso.
Para viajar para os Estados Unidos
Mesmo não sendo obrigatório ter um seguro viagem para entrar nos EUA, contratar esse serviço vai garantir que contratempos não estraguem sua viagem. Por lá, uma infecção viral pode te custar cerca de US$8.500. Já uma cirurgia de apendicite possui o valor exorbitante de US$37.000.O atendimento médico nos Estados Unidos é igual para americanos e turistas – não há sistema de público saúde e todos pagam pelas consultas de forma privada.
Imagina estar passeando tranquilamente pelas ruas de Nova York, ter algum imprevisto (como torcer o pé ou pegar uma infecção) e precisar desembolsar milhares de dólares! Por isso, o melhor é se planejar e escolher a opção ideal de seguro.
No site Seguros Promo, você pode comparar até quatro planos de diferentes seguradoras detalhadamente e encontrar a melhor para suas necessidades. Vale analisar com calma todos os itens, dando atenção especial para as despesas médicas.
Para quem já está viajando
Como fazer seguro viagem já no país de destino? É preciso ter em mente que nem todas as seguradoras aceitam mudanças ou novos contratos se a viagem já estiver em andamento. Em algumas seguradoras, o pedido de renovação tem de ser feito antes do fim da vigência da apólice ou a extensão do contrato não será possível, como no caso da Travel Ace. Outras seguradoras renovam mesmo quando você entra em contato após a expiração do seguro, mas há um período de carência.
Algumas companhias de seguro, como a Assist Card e a Intermac, oferecem a possibilidade da renovação do serviço. Você pode fazer a sua pesquisa no site Seguros Promo e buscar pelos planos com o selo “ideal para renovação”. Em casos de emissão em viagem, as seguradoras estipulam um período de carência que pode ir desde 72h a partir da data de emissão da apólice até sete dias, dependendo da seguradora escolhida.
Na Intermac, por exemplo, é necessário que o cliente realize uma declaração de saúde do passageiro, que será analisada pela seguradora. Somente após essa etapa, inicia-se a contagem das 72h de carência. Isso quer dizer que se você precisar acionar a seguradora naquele período, não terá direito à cobertura completa contratada. É importante verificar as regras específicas de cada seguradora.
Entendeu agora o que é e como fazer um seguro viagem? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo contando alguma situação em que o seguro foi útil nas suas viagens.
Outros artigos que você vai gostar:
– Onde foi gravado Lupin: conheça 10 cenários das gravações da série (Netflix)
– 10 cenários de Harry Potter que você pode visitar
– Onde foi gravado Bridgerton: conheça 20 cenários das gravações de os Bridgertons (Netflix)
– Museus da Ferrari na Itália: como visitá-los em 1 dia