Gramado no inverno: o que fazer em Gramado com chuva ou frio
O clima frio, as opções gastronômicas deliciosas, a arquitetura europeia… isso tudo torna visitar Gramado no inverno uma excelente ideia de viagem. Mas você sabia que, dependendo do mês, Gramado pode ser uma cidade bastante chuvosa? Mas calma! Isso não vai atrapalhar sua experiência. Separamos 20 ideias de atrações para você saber o que fazer em Gramado com chuva. As ideias também funcionam para aqueles dias de frio extremo, quando não dá nem coragem para sair na rua!
Veja também:
– Como viajar barato pelo mundo
– Tudo sobre os livros que inspiraram a série Bridgerton
Como é o clima em Gramado
A combinação da localização geográfica ao sul com os 830 metros de altitude faz de Gramado uma cidade bastante fria. Mas apesar de ser conhecida pelo inverno rigoroso, às vezes até com neve, por lá as estações do ano são bem marcadas e as condições climáticas variam muito mês a mês. Vale a pena saber mais e planejar sua viagem para a época com o clima que mais te agrada!
Não espere um “clima europeu” nos meses de janeiro e fevereiro. As temperaturas são é bem brasileiras mesmo, com máximas de 30°C! Mas não abra mão de um casaquinho para as noites frescas.
O outono começa a dar as caras em março, quando o clima fica mais friozinho e chuvoso. Dica: os preços de casacos, roupas impermeáveis e até guarda-chuvas podem ser bem salgados na cidade. O melhor é se prevenir e levar estes itens de casa mesmo, a não ser que a sua intenção já seja a de fazer compras na viagem.
Abril e maio são os meses ideais para quem gosta de um clima frio mas sem exageros. Além disso, maio é o mês em que menos chove na cidade. Outra parte legal de visitar Gramado nesta época do ano são as belas paisagens de outono. Visitei Gramado no inverno, no verão e no outono e, sem dúvidas, esta foi minha época preferida! As cores outonais deixam a cidade ainda mais linda.
Já em junho, julho e agosto, o inverno está em seu auge e as mínimas podem chegar a 3°C. Portanto, leve na mala sobretudos, toucas, cachecóis e o que mais puder te proteger do frio!
Se a sua intenção em visitar Gramado no inverno é ver neve, guarde essa informação: nos últimos quatro anos, o fenômeno foi registrado entre 6 de julho e 21 de agosto.
Mas lembre-se: nevar em Gramado é algo raro, geralmente acontece uma vez por ano e em apenas um dia. A intensidade também varia bastante, mas nem sempre vai ser como em um filme americano de Natal, tá? É importante não criar muitas expectativas sobre isso. O ideal é ir nas datas mencionadas acima e ficar na torcida!
Por sua vez, setembro é o mês mais chuvoso. Para que isso não atrapalhe sua viagem, confira abaixo o que fazer em Gramado com chuva. Completar a mala com roupas impermeáveis e capas de chuva também pode ser uma boa ideia. Um ponto positivo de setembro é a primavera, que começa a aparecer e encher a cidade de flores.
Se em outubro as temperaturas permanecem amenas, em novembro e dezembro o calor tipicamente brasileiro surge novamente. Os termômetros chegam tranquilamente aos 30°C, com um leve friozinho à noite.
O que fazer em Gramado com chuva
1 – Parque temático Snowland
A atração tem montanhas de neve, pista de patinação no gelo, boias para escorregar e várias outras opções de entretenimento. Para as crianças, há o castelo de neve e o espetáculo infantil “Flokus: em busca da neve”. Tudo indoor!
2 – Passeio no ônibus Bus Bier + degustação
Mais uma para os fãs de cerveja artesanal! Esta excursão inclui um passeio em ônibus temático e um tour guiado por duas cervejarias artesanais da cidade, a GramBier e a Rasen Bier. E, claro, tem também a hora da degustação!
3 – Visita à fábrica e degustação de cerveja
Esta experiência é uma visita guiada um pouco diferente: o processo de fabricação da cerveja é contado através de personagens, em uma peça de teatro. O passeio inclui ainda a degustação de cervejas artesanais.
4 – Mundo de Chocolate
A atração reúne 200 miniaturas de vários pontos turísticos do mundo, só que de chocolate! Estátua da Liberdade, Taj Mahal, Casa Branca… estas e muitas outras obras ganharam versões artesanais feitas inteiramente de chocolate. Também é possível criar o seu próprio chocolate personalizado em uma espécie de mini-fábrica do local.
5 – Bar e museu Harley Motor Show
Se você não sabe o que fazer em Gramado com chuva, uma ideia é esta mistura de bar e museu que exibe 20 peças raras de motocicletas da marca Harley Davidson. O ambiente é temático e busca reproduzir o estilo dos pubs americanos dos anos 50, com drinks e refeições inspiradas na época.
6 – Passeio de trem por vinícolas
A atividade é uma viagem ao passado: além de andar em um trem do século 19, os visitantes conhecem a história colonial da região, com foco na produção de vinho e na imigração italiana. Além disso, há uma parada para degustação de vinhos.
Aproveite e veja esta lista com 10 sugestões incríveis de vinícolas no Vale dos Vinhedos, elaborada pela Elizabeth Werneck.
7 – Museu Hollywood Dream Cars
Um acervo de carros que marcaram a indústria automobilística e cinematográfica. Esta é a proposta da atração, que expõe relíquias como o carro de Elvis Presley e o do personagem de cinema Al Capone. O ambiente é marcado por um clima nostálgico e de glamour.
8 – Museu de cera Dreamland
18 cenários e mais de 90 estátuas compõem o museu de cera. As estátuas representam personagens, atores, músicos, atletas, políticos e outras celebridades. Entre as figuras de destaque, estão Elvis Presley, Gisele Bundchen, Neymar, Marilyn Monroe, Madonna, Pelé, papa João Paulo II, rainha Elizabeth…
9 – Bar de gelo Boreal Ice
Já pensou em frequentar um bar com temperatura de -15°C? Esta é a proposta do lugar, onde tudo é feito de gelo, até cadeiras, mesas, paredes e esculturas de personagens de desenho animado. O empréstimo de roupas especiais está incluso no ingresso, assim como um drink por pessoa.
Veja também:
– Onde foi gravado Bridgerton: 20+ cenários
– 10 cenários de Harry Potter que você pode visitar
10 – Museu do perfume Fragram
Este museu é para quem se interessa pelo universo dos perfumes. Nele, você encontra explicações sobre a fabricação de perfumes e uma coleção de frascos do mundo todo. Alguns deles são históricos, como o perfume criado para a esposa de Napoleão Bonaparte.
11 – Noite gaúcha com jantar típico
Separar uma das noites da viagem para um jantar com culinária gaúcha pode ser uma ótima ideia. Geralmente, esses jantares incluem churrascos, shows de música tradicionalista e apresentações de danças típicas, como o fandango.
12 – Lojas de chocolate
A avenida Borges de Medeiros reúne váaarias lojas de chocolate artesanal, a maioria delas com degustação. Visitar essas lojas com chuva não é tão difícil, já que elas ficam uma do ladinho da outra. Se preferir, escolha apenas uma, mas não deixe de saborear o chocolate artesanal de Gramado. Ah, esta também pode ser uma excelente opção de presente ou souvenir!
13 – Comer fondue
O que fazer em Gramado com chuva? Comer fondue! Na verdade, com chuva ou sem, o fondue é um prato indispensável para quem visita a cidade, principalmente se for a dois. São dezenas de opções de restaurantes! Dica para economizar: procure restaurantes mais afastados das ruas principais, seus preços costumam ser mais acessíveis e a qualidade do serviço ainda é alta.
14 – Restaurantes temáticos: magia, bruxas e piratas
Gramado têm três grandes restaurantes temáticos: o Hector, que busca reproduzir o ambiente de uma escola de magia, o Toca da Bruxa, que explora o mundo das bruxas e o Cara de Mau, inspirado em piratas. Os três são incríveis, especialmente para crianças!
15 – Café colonial
Apesar do nome, os restaurantes costumam servir essa refeição em diversos horários, não apenas no café da manhã. O café colonial é uma mesa farta de pães, geleias, cucas, salames, queijos, vinhos e outras delícias típicas da Serra Gaúcha. Geralmente, os alimentos servidos nos cafés coloniais são de produtores locais. A refeição funciona no estilo buffet livre, você paga um valor pré-determinado e come o quanto quiser.
Veja também:
– Um dia em LONDRES – 10 atrações em 10 horas!
– 5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo
16 – Palácio dos Festivais
Um dos principais pontos turísticos da cidade, o local é famoso por sediar o Festival de Cinema de Gramado. Todos os anos, em agosto, o cinema nacional é celebrado na cidade, sendo um ótimo motivo para visitar Gramado no inverno. Nos outros meses, vale visitar o palácio para ver o museu do festival, assistir um filme ou tomar um chocolate quente na cafeteria do último andar. O café tem uma vista privilegiada da Igreja Matriz São Pedro e da Fonte do Amor Eterno.
17 – Igreja Matriz São Pedro
Vale a pena conhecer também o lado de dentro da “igreja de pedra”! Sua construção, inspirada no estilo romano de arquitetura, é formada por pedras basálticas e vitrais sacros que mostram a vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus. Localizada no coração de Gramado, é uma parada indispensável!
18 – Largo da Borges
Logo ao lado do Palácio dos Festivais e pertinho da Igreja São Pedro, fica o Largo da Borges. O espaço é um complexo de compras, alimentação e entretenimento. A construção segue o estilo arquitetônico do resto da cidade, ajudando a formar uma paisagem linda e harmoniosa. Para ter uma ideia, até o MCDonald’s da cidade segue esse padrão!
19 – Rua Coberta
Nesta rua, acontecem várias apresentações artísticas. Principalmente em dezembro, no auge do Natal Luz, quando ela também ganha iluminação e decoração natalinas. Porém, durante o ano todo é possível visitar a rua e suas lojas e restaurantes, quase sempre com música ao vivo.
20 – Praça das Etnias e Casa do Colono
Na praça, existem três casas. Elas representam os povos que construíram a cidade: portugueses, alemães e italianos. Vale a pena, em especial, visitar a casa alemã, chamada de Casa do Colono. Lá, moradores da área rural de Gramado vendem produtos coloniais deliciosos (foto). Os salgados, pães e cucas (doce típico dos imigrantes alemães) são recém-saídos do forno e baratinhos (juro!).
Como chegar a Gramado
De avião
A 70 quilômetros de Gramado, o aeroporto mais próximo é o da cidade de Caxias do Sul. Porém, o aeroporto com mais estrutura e mais voos é o Salgado Filho, localizado em Porto Alegre. Portanto, é o mais recomendado.
De carro
Após chegar em Porto Alegre, a opção mais confortável (e mais cara) é contratar um transfer até Gramado, seja em van ou em carro privativo. Os preços variam bastante, dependendo da empresa, do mês do ano e até da negociação com o motorista.
De carro, o trecho Porto Alegre – Gramado dura de 1h50min a 2h20min. As rotas mais comuns para chegar a Gramado são: BR-116 + RS-235 ou BR-116 + RS-239. A primeira é a mais bonita, fiquei encantada com as paisagens da Serra vistas pela janela. Ideal para entrar no clima da viagem! Porém, a segunda opção é a mais rápida.
Em Porto Alegre ou já em Gramado, outra opção é alugar um carro. Se a viagem for em um mês chuvoso, esta é uma ótima opção.
Do contrário, lembre-se de que é possível curtir Gramado a pé, já que as atrações normalmente são próximas umas das outras. E se não for possível ir caminhando, você pode chamar um carro de aplicativo. Já em passeios nas vinícolas ou na área rural, o transporte costuma vir incluso no pacote.
Veja também:
– 7 coisas a saber antes de ir a Londres
– Roteiro de 1 dia em ROMA
De carona
Aplicativos de carona podem ser uma opção bastante econômica para chegar até a cidade. Como o fluxo de pessoas indo para Gramado é intenso, você dificilmente terá problemas em encontrar uma carona saindo de Porto Alegre. O preço médio é de 25 reais por lugar no carro.
De ônibus
Dificilmente, haverá um ônibus de sua cidade até Gramado. Então, desembarque em Porto Alegre e pegue outro ônibus com destino a Gramado. O trecho tem 120 quilômetros, costuma durar 2h20min e custa de 40 a 56 reais. Na região Sul, excursões de ônibus para Gramado são muito comuns, principalmente para o Natal Luz. Vale consultar uma agência de viagem do seu município.
Onde se hospedar em Gramado no inverno
Vale reservar a hospedagem com antecedência! Os hotéis de Gramado costumam lotar rapidamente na alta temporada.
Mas se os hotéis do centro esgotarem, não se preocupe: Gramado é pequena e segura (mesmo à noite). Então, optar por uma hospedagem fora do centro não vai prejudicar o andamento da viagem.
Se você vai visitar Gramado no inverno, uma dica é procurar hotéis, hostels e pousadas que tenham aquecedores ou, melhor ainda, lareiras. Acredite, isso vai fazer a diferença no conforto da sua estadia (experiência própria!).
Que Gramado tem diversas opções de hotéis luxuosos (e caros) a gente já sabe, né? Mas para quem deseja uma hospedagem econômica, a dica é procurar por pousadas. Geralmente, elas ficam em bairros residenciais, mas com o mesmo charme gramadense!