Tudo sobre o livro que inspirou Bridgerton, da Netflix: enredo e curiosidades
A série Bridgerton estreou sua primeira temporada em dezembro do último ano e rapidamente se consolidou como uma das mais bem sucedidas da Netflix. As expectativas para as próximas temporadas são altas, especialmente entre os fãs do enredo do livro que inspirou Bridgerton.
A série é uma adaptação da obra de Julia Quinn, que tem a família Bridgerton como protagonista. Os livros já venderam milhões de exemplares pelo mundo com suas tramas marcadas por escândalos, romances e dramas aristocráticos da Londres de 1810.
Chegou a hora de saber pouco mais sobre o enredo de Bridgerton (sem spoilers), incluindo o que esperar das próximas temporadas da série e algumas curiosidades sobre a autora Julia Quinn.
Livro que inspirou Bridgerton
A primeira temporada série apresenta o enredo do primeiro livro de Os Bridgertons, O Duque e Eu. Adaptar a obra para a linguagem audiovisual não foi uma tarefa fácil. A pressão e a responsabilidade eram grandes, afinal, o título tem uma legião de fãs fiéis que acompanharam toda a produção e as filmagens por meio das redes sociais.
Quem deu o pontapé inicial na ideia foi o criador e produtor executivo Chris Van Dusen. Em parceria com a produtora Shondaland, da aclamada Shonda Rhimes, eles já assinaram com a Netflix para a segunda temporada.
A autora Julia Quinn já afirmou em entrevistas que nunca achou que seus livros seriam adaptados para o cinema ou para o streaming. Hoje ela é consultora da série, auxiliando em alguns detalhes da produção.
Bridgerton: Enredo
A protagonista do enredo Bridgerton é Daphne, a primeira entre os irmãos a ser apresentada oficialmente à sociedade londrina. Na série, a personagem é interpretada pela atriz britânica Phoebe Dynevor. Seus últimos trabalhos foram para a TV norte-americana, nas séries de comédia Snatch e Younger.
Para completar o casting da família Bridgerton, temos Ruth Gemmell como Lady Violet, Jonathan Bailey como Anthony, Luke Thompson como Benedict, Will Tilston como Gregory, Florence Hunt, como Hyacinth, Claudia Jessie como Eloise, Luke Newton como Colin e Ruby Stokes como Francesca.
Já a consagrada atriz Julie Andrews empresta sua voz para a narração dos episódios. Ela faz a misteriosa Lady Whistledown, autora de um boletim de fofocas sobre a aristocracia. Se prepare: a personagem de identidade secreta vai tecer muitos comentários ácidos sobre a alta sociedade londrina!
Outro personagem de destaque é Simon Basset, o Duque de Hastings. Ele é vivido pelo britânico Regé-Jean Page, que recentemente atuou no filme Sylvie’s Love e na série For the People, produzida por Shonda Rhimes.
A opção pelo ator trouxe uma representatividade pouco explorada em romances de época adaptados. Os criadores explicaram que a série não tem a pretensão de ser uma aula de história e, por isso, apresenta um olhar contemporâneo que se preocupa com representatividade e tem até um certo viés feminista.
Os cenários de Bridgerton são um show à parte, com todo o luxo digno da aristocracia inglesa do século 19. As locações deslumbrantes foram escolhidas a dedo para representar a cidade de Londres do período regencial. Enormes palácios rurais, românticos jardins e sofisticados salões de baile espalhados pelo Reino Unido fazem parte dos cenários da série.
Já a cidade de Bath, na Inglaterra, abrigou muitas das gravações nas ruas e em cenários externos. Várias cenas importantes foram ambientadas lá. Para conferir detalhes sobre as locações da série, leia este texto aqui. Listamos vários lugares incríveis usados nas gravações!
E o que dizer dos figurinos cheios de vestimentas chiques e suntuosas (ou estranhas, como as da família Featherington)?! Ao todo, 238 pessoas participaram da criação dos looks da temporada, construindo 7500 peças! A figurinista por trás de tudo isso foi Ellen Mirojnick, responsável pelos figurinos de filmes como Wall Street e Instinto Selvagem.
Afinal, o que esperar da série Bridgerton Netflix? Bem, muitas festas de alta classe, competição por poder, segredos, traições e, claro, muito romance! Aliás, o espectador pode se preparar para algumas cenas mais quentes, afinal, a classificação indicativa é de 16 anos e o teaser de lançamento já indica alguns escândalos sexuais na trama.
Sobre uma possível segunda temporada, ainda não há nada completamente confirmado. Mas estamos de olho! A série Bridgerton Netflix tem tudo para ser um sucesso.
Livros que inspiraram Bridgerton
Os romances foram publicados pela Editora Arqueiro entre 2000 e 2013. Originalmente, são oito livros contando a história dos oito filhos da família Bridgerton. A cada título, a autora foca em um deles, o que não impede que tramas paralelas aconteçam e outros personagens sejam explorados. Há ainda um nono livro, com um epílogo para cada personagem.
As obras se passam na Inglaterra das décadas de 1810 e 1820, na época da rainha Charlotte. O enredo, embora tenha como pano de fundo a Era Regencial, não trata da história inglesa, tendo como foco unicamente a sociedade da época e as tramas de seus personagens. Uma leitura leve e fluida, ideal para distrair a cabeça em tempos de pandemia e distanciamento social!
O primeiro livro é O Duque e Eu, no qual a série da Netflix se baseia. Sua protagonista é a jovem Daphne, que possui um jeito espirituoso e uma personalidade marcante. Ela quer muito se casar, este é seu grande objetivo. Entretanto, até então, não havia encontrado um pretendente que a deixasse interessada. É quando surge o Duque de Hastings, um solteiro rebelde e bastante cobiçado entre as moças da alta sociedade.
Livro original ||| E-book Kindle
Os dois jovens fazem um acordo: eles fingem que estão se cortejando para que os homens prestem atenção em Daphne e para que Simon se livre das mães que empurram as filhas para ele. A partir daí, acompanhamos a jornada dos dois, que precisam lidar com o forte sentimento que passam a sentir um pelo outro. Vai ser difícil manter o fingimento!
Tudo isso acontece enquanto a misteriosa Lady Whistledown espalha fofocas sobre os escândalos da alta sociedade, inclusive sobre Daphne. A personagem de identidade secreta divulga boletins recheados de boatos quentes sobre a aristocracia.
Impossível não lembrar de Gossip Girl! Mas a série Os Bridgertons foi escrita dois anos antes dos livros da famosa blogueira de Manhattan. Assim como na história de Blair e Serena, a identidade de Lady Whistledown traz um toque de mistério para a trama, que já é recheada de romances, dramas entre familiares e bom-humor.
Os outros livros da série são: O Visconde que me Amava (focado em Anthony);
Livro original ||| E-book Kindle
Um Perfeito Cavalheiro (sobre Benedict);
Livro original ||| E-book Kindle
Os Segredos de Colin Bridgerton (a respeito de Colin);
Livro original ||| E-book Kindle
Para Sir Phillip, Com Amor (se concentra em Eloise);
Livro original ||| E-book Kindle
O Conde Enfeitiçado (focado em Francesca);
Livro original ||| E-book Kindle
Um Beijo Inesquecível (sobre Hyacinth);
Livro original ||| E-book Kindle
A Caminho do Altar (se concentra em Gregory)
Livro original ||| E-book Kindle
e, por fim, E Viveram Felizes Para Sempre, contando o que acontece com os personagens após o que seus respectivos livros já mostraram.
Livro original ||| E-book Kindle
E se você é daqueles que não dispensa uma boa leitura nem mesmo tendo uma série pronta para ser maratonada, saiba que é possível adquirir todos os livros dos Bridgertons na Amazon. Você pode optar pela edição com capa comum, de luxo (com capa dura) ou ainda comprar para ler no Kindle. Ah, o box para Kindle com todas as obras reunidas também é uma boa pedida!
Box original ||| E-books Kindle
Destaque especial para as capas maravilhosas dos livros, sempre com cenários de época e vestidos lindíssimos! São ótimas opções de presentes de amigo secreto e de Natal, seja para quem já é leitor assíduo ou para ajudar a despertar o gosto pela leitura.
Julia Quinn: a criadora dos Bridgertons
Nome conhecidíssimo entre os amantes de romance histórico, Julia Quinn na verdade é um pseudônimo. O nome real da autora é Julie Pottinger. E, ao contrário do que se poderia imaginar, ela é americana.
Leitura assídua desde pequena, Julia cursou História da Arte em Harvard e chegou a entrar na Escola de Medicina de Yale, porém saiu quando seus livros começaram a ser publicados e ela se deu conta de que gostava mesmo era de escrever.
E parece que deu muito certo! A autora já teve seus livros traduzidos para 30 idiomas, figurou na lista de mais vendidos do New York Times por 19 vezes e recebeu prêmios como o Romance Writers of America (RITA). Ela também foi a autora mais jovem a entrar para o Romance Writers of America’s Hall of Fame, a Galeria da Fama dos Escritores Românticos dos Estados Unidos. Quinn já foi até comparada com Jane Austen!
No mundo todo, foram vendidos mais de 10 milhões de exemplares de seus títulos. A autora também é queridinha dos leitores brasileiros: depois dos países de língua inglesa, o Brasil é o lugar onde mais se lê Julia Quinn. Além disso, são inúmeras páginas no Facebook e no Instagram dedicadas às obras e à autora.
Outros livros para quem curtiu Os Bridgertons
E não pensem que o talento de Quinn se resume à história dos Bridgertons! Ela tem mais 37 obras. As outras tramas acompanham o estilo do enredo que será adaptado para as telas. Ao narrar romances e dramas do período regencial inglês, bom-humor, leveza e espirituosidade são as marcas registradas da escritora.
Se você gostou de Os Bridgertons, com certeza vai adorar outros títulos da autora!
A dama mais desejada: Esta é uma indicação especial para quem é super fã de romance histórico. Primeiro livro de uma duologia, a obra foi escrita por Julia Quinn, Eloisa James e Connie Brockway, outros dois grandes nomes do romance de época! Só podia vir coisa boa dessa mistura de talentos, né?!
Tudo começa quando o conde de Briarly decide que precisa de uma esposa. Então, sua irmã convida jovens damas para uma festa em sua casa. O evento promete ser um grande acontecimento, com toda a alta sociedade reunida. É lá que o conde conhece as mais belas moças e reflete sobre seu futuro.
Simplesmente o paraíso: É o primeiro livro da série Quarteto Smythe-Smith. Se você adora histórias com pano de fundo musical, vai gostar deste título. Honoria é uma jovem que toca violino com as três primas, formando o quarteto Smythe-Smith. Embora toque mal, ela tem esperanças de que um potencial marido a esteja observando na plateia.
Enquanto isso, Marcus Holroyd recebe uma missão de Daniel, irmão de Honoria. Ele precisa cuidar para que ela não se case com pretendentes inadequados. Ao longo do livro, a amizade de infância de Honoria e Marcus se desenvolve e ela percebe que o pretendente ideal pode estar mais perto do que imagina!
Livro original ||| Box para Kindle
História de um grande amor: A obra é o primeiro volume da trilogia Bevelstoke. Miranda era uma criança que tinha certeza a respeito de seu futuro: não seria bonita e nem se casaria. Um dia, porém, Nigel Bevelstoke, o visconde de Turner, beijou sua mão e prometeu que ela seria uma dama bela e inteligente. A partir desse momento, ela se apaixonou.
Muitos anos depois, Miranda realmente se tornou a mulher que o visconde prometeu, enquanto ele passou por acontecimentos terríveis e acabou virando alguém amargo e solitário. O reencontro mexerá muito com ambos, principalmente com Miranda, que tentará salvar seu amor de infância.
Livro original ||| Box para Kindle
E aí? Curtiu saber mais sobre o livro que inspirou Bridgerton? Não deixe de mandar seu comentário sobre o enredo ou ver nossos outros posts sobre esta e outras séries!
Outros artigos que você vai gostar:
– Onde foi gravado Bridgerton: conheça 20 cenários das gravações
– 10 cenários de Harry Potter que você pode visitar
– Onde foi gravado Lupin: conheça 10 cenários das gravações
– Conheça o Palácio de Versalhes