Palácio de Versalhes: viagem pela história da França
Imponente e reluzindo a ouro, o Palácio de Versalhes é uma excelente opção turística na França para quem gosta de história, arquitetura e lindos jardins.
Antes de saber mais, se você ainda não ativou as notificações, clica no sininho que aparece no canto inferior direito do site para ser informado sempre que tiver post novo. 😉
Nossa primeira dica para quem vai a Paris é um roteiro pelas principais atrações (não deixe de ver aqui o que fazer em Paris). Mas a segunda é: visite Versalhes.
Visitar o palácio e seus jardins é dar voltar no tempo (mais precisamente aos séculos XVII, XVIII e XIX) e entender melhor o contexto da França e as peculiaridades de personagens ilustres, como o rei Luiz XIV e a rainha Maria Antonieta. Tudo isso em um bate-e-volta de Paris, sem precisar trocar de hospedagem e com tempo de sobra para voltar a tempo de curtir a noite na capital.
Onde fica e como chegar
O Palácio de Versalhes localiza-se em… Versalhes (a tá…), a pouco mais de 20 quilômetros do centro de Paris. A melhor forma de transporte que conhecemos (e sugerimos) até lá é o trem “RER C”, que parte de vários pontos da capital, com destino a “Gare de Versailles Château Rive Gauche”.
Compre um chocolate quente a caminho da estação e aproveite o percurso que dura cerca de 35 minutos (saindo da área central de Paris). Chegando à estação-destino, basta caminhar 950 metros e estará na primeira entrada do Palácio, que dá acesso ao pátio frontal.
Não caia na cilada das lembrancinhas
Nas proximidades das principais atrações turísticas de Paris é muito comum encontrarmos grupos de vendedores ambulantes com bibelôs de todos os tipos. Você provavelmente será abordado algumas vezes perto do Castelo de Versalhes, Torre Eiffel e Louvre, por exemplo.
Então, caso visite Versalhes nos primeiros dias de sua viagem, saiba que os mesmos chaveiros, ímãs e miniaturas da torre serão encontrados em outros lugares. Além disso, os preços podem ser mais baixos em lugares menos turísticos e qualquer peso extra é desnecessário para carregar durante todo o passeio, certo?
A visita
Como na maioria dos lugares turísticos, é sempre recomendável chegar cedo a Versalhes. Especialmente no verão, quando existem mais visitantes e você provavelmente encontrará vários ônibus de excursões já no portão de entrada. Nós mesmos estávamos em uma delas na primeira vez que visitamos o palácio. Quem nunca? 😛
A visita ocorre em meio a inúmeros ambientes muito bem conservados, contendo móveis, tapetes, diversas obras de arte e outros objetos. É mesmo uma viagem no tempo (ou para dentro de vários filmes de época que a gente imaginava nem serem tão realistas assim).
Para que construções tão antigas como essa se mantenham em bom estado é necessário estar dia com a manutenção e eventuais reparos. Foi em Versalhes que vimos, pela primeira vez, esse tipo de tapume decorado, que simula a imagem do prédio que está em obras. É uma forma de não descaracterizar demais o local, mas sem abrir mão do trabalho que precisa ser realizado. Igualzinho, só que em 2D. Legal, né?!
Os jardins e o parque
Além dos edifícios, Versalhes possui um área verde que ocupa grande parte dos seus 800 hectares. Os lindos jardins com lagos e esculturas podem ser visitados à pé, já que são anexos ao prédio principal.
Para os mais animados, é possível ainda conhecer o parque. Há opções de transporte para quem não tem tanto tempo (ou disposição) para uma boa caminhada. Em uma das visitas, optamos por pegar um trenzinho e descansar passear pelos principais pontos. Custou EUR 7,50 por pessoa, mas foi a salvação em um dia frio e chuvoso. Para um dia de verão, existe a opção de passeio com segway. Veja estas e outras opções clicando aqui.
Fica a sugestão de sempre tentar comprar os bilhetes com antecedência, na Internet. Assim, você evita uma fila adicional ao chegar lá e aproveita melhor o tempo. Para conferir opções de ingressos e tours pelo Palácio é só clicar aqui.
Outros destinos na França:
O que Fazer em Toulouse, dica do blog No Mundo da Paula
Roteiro pelo Vale do Loire, dica do blog Trilhas e Cantos
Roteiro e dicas sobre o que fazer em Paris
O clima
Caso opte por visitar os jardins, não esqueça de ir com roupas adequadas ao clima. Durante o inverno é frio de verdade, o que pode aumentar ainda mais caso esteja ventando ou chovendo. Já nos meses quentes, pode faltar sombra para tanto sol!
Estivemos lá uma vez em setembro e foi excelente! A temperatura estava bem agradável, mais para quente. Aí andamos pelo jardim e aproveitamos mais. Em outra oportunidade, em janeiro, estava bem frio. Até o tempo de espera do tal trenzinho foi suficiente para congelar as orelhas.
Por último vamos deixar aqui dois vídeos do canal do Palácio de Versalhes no Youtube. Um deles é uma apresentação em 3D e narração em francês. Mostra bem as transições pelas quais o palácio passou (mesmo para quem não entende o idioma).
Divulgação
O outro é um vídeo com lindas imagens aéreas que vão te convencer a marcar logo a visita a Versalhes.
Divulgação
Então bora colocar o Palácio de Versalhes na lista para as próximas férias? Não esqueça de acessar o site oficial às vésperas do passeio pra conferir se não há algum aviso importante, como fechamentos, promoções, mudanças de horário etc.
Se você já conhece o Palácio de Versalhes como a própria casa e tem outras dicas pra compartilhar, conta pra gente aqui nos comentários, alteza!
A todos, uma boa viagem!
Palácio de Versalhes
Endereço: Place d’Armes – 78000 Versailles – França
Escolha seu ingresso ou passeio
Escolha sua hospedagem em Paris
Abaixo há uma lista com sugestões de hospedagem no Booking.com. Reservando por esses links você nos ajuda a manter o site, sem pagar mais por isso. Se preferir, clique aqui e veja a relação completa.
————–
Outros posts que você deve gostar:
– Roteiro de 1 dia em PARIS
– Londres: 10 atrações em 10 horas!
– E foi assim que descobrimos la bella Itália…
– 5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo
————–
Que tal salvar este post no seu PINTEREST? Use a imagem abaixo! 😉