Onde foi gravado Lupin: conheça 20 cenários das gravações da série (Netflix)

A série Lupin entrou para a lista dos grandes sucessos da Netflix. No enredo, Assane Diop é um ladrão – ou um gênio do crime – que busca se vingar de uma injustiça cometida contra seu pai. Ele planeja roubos espetaculares inspirado no personagem literário Arsène Lupin. O principal pano de fundo das aventuras do protagonista dispensa apresentações: é Paris! Se você ficou curioso sobre onde foi gravado Lupin, confira neste texto 20 cenários da série em suas duas temporadas.

onde foi gravado lupin

Depois da espanhola La Casa de Papel, da alemã Dark e da mexicana Desejo Sombrio, foi a vez da francesa Lupin conquistar a audiência da Netflix. Logo em suas primeiras semanas na plataforma de streaming, a série foi vista por 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Mais uma prova de que produções de fora de Hollywood caíram mesmo no gosto do público!

Misturando drama e suspense policial, a primeira parte da série tem apenas cinco episódios, cada um deles com duração de 42 a 52 minutos. Opção ideal para maratonar de uma vez só! Não por acaso, a produção francesa figurou no top 1 da Netflix por vários dias após seu lançamento em 8 de janeiro de 2021.

Já a segunda parte da série estreou no dia 11 de junho de 2021 e também possui cinco episódios. E se você curtiu o drama de Assane, pode comemorar: a Netflix já confirmou o lançamento da terceira parte em 2022.

O sucesso tem direção de George Kay e é estrelado pelo ator Omar Sy. Ele também esteve em Intocáveis, Uma Família de Dois e O Chamado da Floresta, lançado em 2020. A série ainda conta com Clotilde Hesme, no papel da herdeira Juliette Pellegrini, e Ludivine Sagnier, como Claire, esposa de Assane.

Veja também:
Onde foi gravado Bridgerton: 20+ cenários
Como viajar barato pelo mundo: 5 dicas de economia

Onde foi gravado Lupin: 20 cenários

Os locais onde foi gravado Lupin são bastante diversificados. Eles vão das ruelas do subúrbio de Paris aos monumentos e museus mais sofisticados e desejados pelos turistas. Vale até inserir alguns dos pontos em seu roteiro de viagem pela França! Veja agora 20 cenários de Lupin:

1. Museu do Louvre

Este é um local super importante para a série! Logo de cara, no primeiro episódio, somos introduzidos ao universo de Assane através do Museu do Louvre. O maior (e talvez mais famoso) museu de arte do mundo é onde o protagonista trabalha disfarçado de zelador para poder se preparar para um roubo.

onde foi gravado lupin

Nas cenas, vemos o Colar da Rainha (peça que pertenceu à Maria Antonieta) em exibição e também algumas das maravilhosas galerias e obras do museu. São mostradas as famosíssimas “Monalisa”, de Leonardo da Vinci, e “A liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix. No lado de fora, a Pirâmide do Louvre, de I. M. Pei, também aparece.

O Museu do Louvre guarda aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI. Além disso, é o museu mais visitado do mundo: só em 2019, recebeu 9,6 milhões de visitantes.

2. Restaurante L’Appartement e Porte Saint-Martin

Também no primeiro episódio, o protagonista se encontra com Claire no L’Appartement, um restaurante na esquina do Boulevard Saint-Martin e da Rue du Faubourg Saint-Martin. O estabelecimento existe mesmo na vida real e é um típico bistrô parisiense. Seu cardápio inclui receitas tipicamente francesas, lanches rápidos e drinques. Ideal para fazer uma pausa entre um ponto turístico e outro e se deliciar com um brunch!

Nesse encontro do casal, podemos ver o Porte Saint-Martin (um dos muitos arcos monumentais de Paris) de dentro do restaurante e também quando Claire vai embora e passa pela obra.

Mais um dos vários marcos arquitetônicos de Paris, o monumento foi construído em 1674 em homenagem ao rei Luís XIV e suas vitórias militares. Na época, a obra de arquitetura clássica serviu para substituir um portão medieval da cidade.

3. Mercado Les Puces

O amigo mais próximo de Assane é Benjamin Ferel, um velho conhecido do tempo da  escola particular em que ele estudou. Além de ser comparsa do amigo, Ferel administra um antiquário no Les Puces, o grande mercado de pulgas parisiense.

O Marché aux Puces de Saint-Ouen, ou Les Puces, está localizado no norte de Paris, em Saint-Ouen, e é considerado o maior mercado de antiguidades ao ar livre do mundo.

onde foi gravado lupin

O lugar está subdividido em vários mercados, entre eles, o Mercado Biron, onde foram gravadas as cenas com Ferel. Ao todo, abriga cerca de 3 mil postos de venda, entre lojas de artesanato, feiras de rua, brechós, antiquários… O local faz sucesso entre os turistas, que se encantam com as antiguidades parisienses. Em média, 5 milhões de turistas por ano o visitam.

Veja também:
10 cenários de Harry Potter que você pode visitar

4. Mansão dos Pellegrini (Musée Nissim de Camondo)

Em Lupin, a família Pellegrini vive em uma mansão enorme. Mas essa mansão é, na realidade, a casa-museu Nissim de Camondo, mais um dos maravilhosos museus da capital francesa.

O palacete foi construído em 1911 pelo banqueiro Moïse de Camondo. Hoje em dia, o lugar é mantido como uma casa particular e é totalmente preservado em seu estado original, com mobílias e decorações do século 17. Seus andares térreos estão abertos à visitação.

Se a intenção é colocar o museu em seu roteiro turístico, saiba que a atração fica nos arredores do Parc Monceau, no 8º arrondissement, e não muito longe do imperdível Arco do Triunfo. Na série, podemos ver o local em cenas internas e externas e também quando Assane pilota um drone para tirar fotos dos documentos do Sr. Pellegrino. O museu também aparece em flashbacks na parte 2.

5. Jardim de Luxemburgo

Um dos lugares mais bonitos onde foi gravado Lupin é o Jardin du Luxembourg. Situado no 6º arrondissement, o local é um grande parque cheio de verde. Quem visitá-lo consegue admirar também o Palácio de Luxemburgo, construção de 1611 que atualmente funciona como sede do Senado francês.

Decorado com estátuas, lagos e jardins, é o lugar perfeito para visitar na primavera! É nessa época que as flores colorem a paisagem e deixam o imponente palácio ainda mais lindo – e disputado pelos turistas.

Na série, o Jardim de Luxemburgo é onde Assane consegue se encontrar com Juliette Pellegrino, a filha dos Pellegrinos. Esse também é o local em que o protagonista aparece disfarçado de entregador de sanduíche e onde ocorre a cena de perseguição envolvendo entregadores de aplicativo.

6. Fontaine de l’Observatoire

Em um flashback de Lupin, vemos uma cena em que Assane e seu pai (interpretado por Fargass Assandé) caminham próximos a Fontaine de l’Observatoire, ou Fonte do Observatório. Depois, em meio a um temporal, eles encontram a Sra. Pellegrino, que está com o carro enguiçado mas se recusa a baixar a janela quando eles tentam ajudá-la.

O monumento fica no 6º arrondissement, ao sul do Jardim de Luxemburgo, mais especificamente no Jardin des Grands Explorateurs. Instalada em 1874, a Fonte do Observatório possui uma escultura com quatro figuras femininas segurando um globo terrestre. Elas representam “os quatro cantos do mundo”: Américas, África, Europa e Ásia.

A obra é do escultor Jean-Baptiste Carpeaux e data de 1874. Não deixe de conhecê-la enquanto passeia pelo Jardim de Luxemburgo!

Veja também:
Palácio de Versalhes: viagem pela história da França

7. Prefeitura do 3º arrondissement

Na produção da Netflix, este é o local onde Assane se disfarça e tenta capturar o comissário de polícia Dumont, o ex-inspetor que estava encarregado do caso de seu pai.

A prefeitura do 3º arrondissement (uma das 20 divisões territoriais de Paris) está situada na Rue Eugène Spuller, em frente à Square du Temple-Elie Wiesel. Essa é uma praça que conta com uma área verde extensa, com belos edifícios ao seu redor, ideal para descansar e curtir os dias de sol de Paris!

Se você estiver passeando por lá, aproveite para visitar, no mesmo arrondissement, o Museu de Picasso e o Museu Arts et Metiers.

8. Pont des Arts

Assane e seu filho Raoul caminham juntos por Paris e passam por lugares como a Pont des Arts (ou Passerelle des Arts). Essa é uma das pontes que cruzam o rio Sena, dando acesso ao Instituto da França e ao Palácio do Louvre. A obra foi erguida em 1804, durante o governo de Napoleão Bonaparte, e reconstruída no início dos anos 1980.

E se você acha que já conhece a ponte de algum lugar, saiba que ela serviu de cenário também para a série Emily in Paris (é onde Emily conversa com o namorado por telefone) e outras produções cinematográficas.

Mas o que deixou mesmo a Pont des Arts famosa foram os cadeados românticos pendurados lá. Na verdade, hoje em dia, a ponte não tem mais cadeados e nem mesmo grades. O objetivo da proibição foi evitar que o peso dos objetos prejudicasse a estrutura da ponte. Como dá para ver na série, as grades foram substituídas por placas de acrílico.

9. Prisão Bois d’Arcy e subúrbios

Nem só de pontos turísticos vive a Paris de Lupin! A série apresenta um olhar mais amplo da capital francesa. Por exemplo, a prisão de aparência futurística Maison d’arrêt de Bois-d’Arcy é um dos lugares onde foi gravado Lupin. A penitenciária, localizada na região metropolitana de Paris, foi usada como locação para momentos importantes da produção.

Além dos trechos na prisão, outras cenas foram filmadas nos subúrbios de Paris, que são áreas geralmente habitadas por imigrantes das antigas colônias francesas e seus descendentes.

As gravações que mostram conjuntos habitacionais precários foram feitas em Trappes. Um fato curioso é que esta foi a cidade onde nasceu Omar Sy, o ator que dá vida a Assane. Já Pantin, também na região, serviu de cenário para filmar o sequestro de um personagem relevante da série.

Veja também:
O que fazer em Paris: roteiro de 1 dia
Onde foi gravado Bridgerton: 20+ cenários

10. Ètretat

Para além de Paris, a pequena cidade litorânea de Ètretat, situada na região da Normandia, desempenha um papel-chave na trama de Assane. Na produção, o lugar aparece quando Assane e Claire vão para lá no aniversário de Raoul (filho deles, interpretado por Etan Simon).

Além disso, é onde estão ambientadas as histórias de Arsène Lupin, personagem literário do século 20 que inspirou a série da Netflix. Ètretat abriga também a casa em que o escritor Maurice Leblanc morou e escreveu os livros com as peripécias de Lupin.

O lugar tem ainda falésias e formações rochosas únicas que são seu principal atrativo turístico. Vale a pena visitar a cidade tanto por suas belezas naturais como por sua importância literária!

11. Lycée Jacques Decour (Apartamento de Assane)

O apartamento de Assane é, na verdade, o Lycée Jacques Decour, uma escola parisiense! Localizada no 9º arrondissement, a instituição de ensino foi construída ainda no século 19 e teve alunos ilustres como o pintor Edouard Manet.

Ao longo da série podemos ver tanto a entrada como seu interior, e é lá o excêntrico local onde o protagonista reflete e planeja suas ações. Como dá para ver em certas cenas, como no retorno de Raoul (na parte 2), o telhado é um pouco inclinado. Isso porque o set de filmagem foi construído no sótão da escola.

De acordo com o designer de produção da série, Françoise Dupertuis, o apartamento de Assane deveria ser “um pouco fora do comum”. Por isso, o sótão da escola foi escolhido, “um lugar que alimenta a imaginação”, segundo ele.

12. Museu de Orsay

lupin cenarios - orsay

Na série, é possível observar o relógio do museu e um pouco das galerias. O local fica às margens do Rio Sena, no 7º arrondissement. O edifício era, originalmente, uma estação ferroviária construída para a Exposição Universal de 1900, feira parisiense que celebrava as conquistas do século que se findava.

Em 1986, após cair em desuso, começou a abrigar obras (em sua maioria pinturas e esculturas) de artistas como Van Gogh, Cézanne, Eugène Delacroix, Henri Matisse, além de exposições temporárias.

Além das obras de arte, a arquitetura do museu é uma atração à parte. Vale também aproveitar a visita para saborear pratos da cozinha francesa tradicional no restaurante do prédio ou para tomar um café em uma bela sala decorada em estilo art nouveau.

Veja também:
Economize até 80% nos trens na Europa

13. Biblioteca Nacional da França

Fundada em 1368 por Carlos V, a Bibliotheque Nationale de France é uma das mais antigas bibliotecas do mundo. A instituição tem uma cópia de tudo que é publicado na França, com o objetivo de conservar a memória e o conhecimento produzido no país.

Assane encontra Benjamin na biblioteca Richelieu, um de seus cinco edifícios. A sala mais notável do local com certeza é a Sala de Leitura Labrouste, ricamente adornada e projetada com claraboias que iluminam todo o ambiente. O lugar é ótimo para ser adicionado ao roteiro de viagem de qualquer um, mas os apaixonados por leitura com certeza vão amar!

14. Arco do Triunfo

onde foi gravado lupin

Construído em 1806 em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte, este é um dos ambientes de filmagem mais icônicos de Lupin. Neste local, Assane “rouba” uma bicicleta e leva Juliette para uma volta nos arredores do famoso arco.

O monumento tem os nomes de 128 batalhas e 558 generais gravados. É possível subir seus 286 degraus e ter uma bonita vista da cidade, mesmo que o Arco do Triunfo tenha “apenas” 50 metros e seja bem menor que a Torre Eiffel. 

A obra está localizada na praça Charles de Gaulle, de onde partem 12 importantes avenidas da cidade, inclusive a Champs-Élysées. Depois de tirar uma foto neste símbolo de Paris, uma boa ideia é passear pela prestigiada avenida repleta de lojas de luxo.

15. Théâtre du Châtelet

Localizado às margens do rio Sena, o teatro foi cenário da cena final da parte 2 de Lupin. Para Françoise Dupertuis, o Châtelet combina com a natureza megalomaníaca de Pellegrini. Outra curiosidade é que a direção do teatro emprestou para a produção roupas usadas por atores e cantores que já haviam se apresentado ali de verdade.

No décimo episódio da série, o auditório do teatro ocupa o lugar de destaque, mas também vemos seus camarins, escadas e corredores enquanto o protagonista age contra Hubert Pellegrini.

Na vida real, você pode visitar o local onde foi gravado Lupin e ainda assistir a apresentações de ópera e concertos de música clássica. Lá também acontece a entrega do prêmio mais importante do cinema francês, o César.

16. Catacumbas de Paris

catacumbas de paris

Cenas de flashback da parte 2 foram filmadas neste lugar. Na cena, o homem que cuidava dos ingressos dá aos meninos um mapa para os túneis inexplorados do subterrâneo de Paris.

As catacumbas foram criadas no século 18, quando os cemitérios parisienses começaram a superlotar e contaminar seus arredores. Então, os ossos dos cemitérios superpovoados foram realocados neste novo local de descanso.

Nos ossuários abertos à visitação, dá para observar verdadeiras paredes de ossos, com fêmures e tíbias à frente e ossos menores na sequência. Como você pode ver quando os jovens Assane e Benjamin se aproximam do vendedor, tudo isso está muito bem escondido embaixo de avenidas elegantes e praças arborizadas.

17. Park Hyatt Paris – Vendome

Pellegrini cumprimenta Raoul no Park Hyatt Paris Vendome, antes que sua filha faça seu discurso. O hotel é um luxuoso espaço a poucos minutos dos principais destaques de Paris. 

Se você se hospedar por lá, poderá encontrar várias lojas de luxo nas proximidades e chegará ao Louvre em poucos minutos de caminhada. O local possui uma grande coleção de arte contemporânea e oferece spa para seus hóspedes. Se interessou? Todo esse luxo e sofisticação custa aproximadamente 700 euros por diária!

Veja também:
Palácio de Versalhes: viagem pela história da França
5 motivos para ir a Bolonha e conhecer o museu da Lamborghini

18. Pont Neuf (Ponte Nova)

pont neuf paris

Mais uma charmosa ponte que aparece na série e pode ser incluída em seu roteiro na capital francesa! O destaque desta é que ela passa pela Île de la Cité, ilha que é o coração da cidade e abriga a Catedral de Notre Dame.

Na segunda temporada, há várias cenas de flashback de 1995 dos jovens Assane e Ben no cais com a Pont Neuf ao fundo. E também tem a cena em que Assane cruza a ponte até o local onde seu barco está atracado, abaixo dela.

Apesar do nome, traduzido como Ponte Nova, a Pont Neuf foi finalizada em 1607, durante o reinado de Henrique IV. Isso significa que a ponte onde foi gravado Lupin é a mais antiga entre as que cruzam o Rio Sena.

19. Passerelle Mornay

Em um flashback, Assane e Claire falam sobre nomes de bebês na ponte Passerelle de Mornay, que atravessa o Canal Saint-Martin em Bassin de l’Arsenal (ou Porto do Arsenal). Construída em 1825, esta ponte liga as áreas da Bastilha e do Arsenal, o mesmo bairro de muitos outros locais de filmagem de Lupin.

A mesma ponte aparece no episódio do teatro na segunda temporada da série, quando Assane se reencontra brevemente com Claire e Raoul.

20. Zona rural da Normandia

normandia

Guedira empurra Raoul no porta-malas do carro perto da placa de Bourneville, na região da Normandia. A cidade de Bourneville foi, na verdade, absorvida por Bourneville-Sainte-Croix.

Ainda na Normandia, há também a locação da casa abandonada, lugar escolhido para representar “uma casa típica no estilo da Normandia”. De acordo com a produção da série, ela desempenha um papel importante e trata-se de um condutor de imaginação e atmosfera.

Arsène Lupin: o personagem que inspirou a série

O enredo de Lupin apresenta a história de Assane Diop e seu desejo de vingança da família rica – e branca – que cometeu uma injustiça contra seu pai no passado. O pai de Assane era um imigrante senegalês que trabalhava como motorista da família Pellegrini, até ser acusado injustamente de roubar um colar valiosíssimo.

link amazon OK

25 anos depois, o protagonista está em busca de vingança. Para isso, ele se torna um ladrão perspicaz que, com sua inteligência e agilidade, consegue cometer roubos impressionantes. Seu modo de agir é inspirado no personagem Arsène Lupin, gênio do crime criado pelo escritor francês Maurice Leblanc em 1905.

Os livros com as aventuras do Lupin original são cheios de crimes, suspense e mistério. E estão disponíveis na Amazon! Os títulos “O Ladrão de Casaca” e “Arsène Lupin contra Herlock Sholmes” podem ser adquiridos em formato físico ou para ler no Kindle. Se você gostou da série, vale a pena conferir também os livros.

E aí? Curtiu todas os locais onde foi gravado Lupin? Não esqueça de deixar seu comentário abaixo dizendo se gostou da série e das locações e também se sonha visitar alguma delas um dia!

Outros artigos que você vai gostar:
TESTE: qual o melhor destino na Europa para você?
10 cenários de Harry Potter que você pode visitar
Onde foi gravado Bridgerton: 20+ cenários
Conheça o Palácio de Versalhes

Bora planejar essa viagem?
Usando os links abaixo você nos ajuda a manter nosso site, sem pagar nada a mais por isso (e em alguns casos até ganha desconto 😊).
🏨 Hospedagem: reserve na Booking.com clicando AQUI 🏥 Seguro Viagem: ganhe 5% de desconto na Seguros Promo com o nosso cupom de desconto MALASPRAQUE5 🚘 Carro: alugue na Rentcars.com clicando AQUI 🏡 Airbnb: ganhe R$ 100 de desconto na sua 1ª hospedagem
Você também pode salvar os links acima como favoritos e usar sempre que for viajar!
Os Malas agradecem! 🤗