O que fazer em Nice, França: roteiro de 1 dia

Visitamos Nice, na Riviera Francesa, e descobrimos as belezas e delícias da cidade. Spoiler: o azul do mar e a limpeza das ruas impressionam tanto quanto a arquitetura do centro histórico. Se você está procurando dicas sobre o que fazer em Nice, você chegou ao lugar certo! Confira também um roteiro (com mapa) com sugestões de passeios que cabem em 1 dia de viagem.

Nice faz parte da Riviera Francesa (ou Côte d’Azur), região que compreende praticamente todo o litoral sul francês e que é banhada pelo mar Mediterrâneo. Atualmente, a cidade recebe mais de 4 milhões de turistas por ano, sendo a 4ª cidade mais visitada da França.

Entre os lugares próximos mais conhecidos, estão a cidade de Cannes, que recebe anualmente o famoso festival de cinema, e o principado de Mônaco, onde existe o circuito de Fórmula 1 e o Cassino de Monte Carlo. Pode ser uma boa planejar sua viagem combinando a visita a Nice com estes locais!

O que fazer em Nice: roteiro de 1 dia (com mapa!)O que fazer em Nice

Assim como as demais cidades da região, Nice tem como grande ponto turístico sua belíssima praia de águas azuis. Aquele azul-turquesa lindíssimo, sabe? E as águas limpinhas ainda ajudam a evidenciá-lo.

Se você quer mais opções do que fazer em Nice, além das praias, há também a parte central e antiga da cidade, que por sorte é pequena. Um dia é suficiente para fazer um bom roteiro a pé e ainda dar um mergulho!

Avenida beira-mar Promenade des Anglais

promenade des anglais - cadeiras azuis

Os franceses a chamam simplesmente de “La Prom”. Em seus 7km, o calçadão que margeia a praia de Nice é ideal para uma caminhada ou uma voltinha de bike. Outro destaque são as tradicionais cadeiras azuis voltadas para o mar, usadas para a apreciação da vista (e que vista!).

A avenida mais famosa da cidade é rodeada de hotéis e comércios luxuosos, provavelmente frequentados pela alta sociedade francesa. Ou seja, “la crème de la crème”!

O nome da avenida é traduzido, em português, como passeio dos ingleses. Este é um dos exemplos de que a presença inglesa na região sempre foi muito intensa. Durante os séculos XVIII e XIX, a aristocracia, e mesmo a realeza britânica, passavam seus invernos aqui.

Hotel Negresco

o que fazer em nice - hotel negresco

Resquício da Belle Époque, este hotel é a cara de Nice! Quando construído, em 1912, Le Negresco foi decorado de maneira requintada e luxuosa. Mas seu timing foi péssimo. Pouco mais de um ano após a inauguração, a Europa entrou em guerra e o edifício foi transformado em hospital.

Passaram-se pelo menos 40 anos até que o hotel fosse revitalizado e voltasse a ser um destino de luxo. Hoje, o prédio localizado na Promenade des Anglais é um símbolo da cidade e foi tombado como patrimônio histórico francês.

Com uma coleção de arte gigante e mobiliário de época, seu interior também exala um charme à moda antiga. Quem quiser reservar um quarto em 2021, já deve separar a bagatela de 275 a 1555 euros por diária! 😉

Place Masséna

o que fazer em nice - Place Masséna

Na Place Masséna, antigamente existiam duas praças, separadas por um rio. E para ir de uma para outra era necessário atravessar uma ponte. Com o tempo, o rio foi canalizado e hoje este é um dos locais centrais da cidade.

Além de ser um ponto de encontro de várias avenidas, é um local de shows e apresentações, onde são feitos todos os grandes espetáculos da cidade. É o coração de Nice!

Veja também:
Londres: 1 dia em South Kensington
7 coisas a saber antes de ir a Londres

Uma coisa charmosa por lá são os prédios baixos que rodeiam a praça, sempre em tons pastéis. A cidade segue uma tradição europeia de limitar a altura dos prédios nos centros das cidades antigas.

Você também pode aproveitar para se perder pelas vielas nos arredores da praça, já que a Vieux Nice (Nice antiga) é super preservada e tem muitas opções de bares, restaurantes e lojas.

Parque Promenade du Paillon

Do ladinho da Place Masséna, fica o Promenade du Paillon. O parque, construído em 2012, é uma área de um quilômetro onde antes havia uma estação de ônibus e um estacionamento. Em seu jardim planejado, plantas de todos os continentes estão presentes.

O espaço ainda inclui áreas de caminhada, fontes, estátuas, bancos para descanso e um parquinho infantil. Os chafarizes e espelhos d’água formam uma “dança das águas” bem interessante. Além de tudo, é um local super central e limpíssimo. Passeio indispensável na hora de planejar o que fazer em Nice!

Colline du Château

o que fazer em nice - vista da Colline du Château

Após o fim da avenida beira-mar, há a Colline du Château, uma espécie de morro (mas vamos combinar que colline é muito mais bonito) que abriga em seu topo ruínas de um antigo castelo do século 16.

Subimos até lá de trenzinho turístico, mas também é possível subir através de uma trilha com vários degraus ou de um elevador na cidade velha. No topo da colina, temos a melhor vista da cidade velha de Nice (foto acima) e da Baie des Anges.

Além da vista deslumbrante (que rende fotos incríveis), você pode aproveitar para conhecer a cachoeira (ideal para os dias super quentes), a área verde e as ruínas do histórico castelo.

Marché aux Fleurs

Marché aux Fleurs feira

Mais um cantinho encantador de Nice, o Mercado das Flores é uma rua fechada para pedestres. Lá, você encontra uma feirinha com venda de flores (de todos os tipos e cores) e tudo o mais que for relacionado a elas, como sachês, perfumes, sabonetes…

Além disso, uma parte da rua comercializa frutas e verduras e também artesanatos. O Marché aux Fleurs ser um bom lugar para comprar souvenir! Já durante a noite, a rua se transforma em um movimentado ponto de encontro, com bares e restaurantes ao ar livre.

Palais de la Préfecture

Uma preciosidade da cidade velha, o Palácio da Prefeitura, construído no século 16, foi residência dos duques de Sabóia e dos reis da Sardenha, além de hospital militar durante a Revolução Francesa. É muita história!

Quase nada resta da construção original, já que ao longo dos anos o local passou por ampliações e transformações. Hoje em dia, é a sede da prefeitura dos Alpes-Marítimos e residência oficial do prefeito. Aberto para visitação, o palácio exibe luxuosos e conservados ambientes.

Confira os pontos no mapa

Preparamos um mapa da região central de Nice marcado com todas as atrações acima e também outros pontos que podem ser úteis para viajantes. Além dos locais já descritos, destacamos o Starbucks Coffe, o Gare Thiers (estação de trem), o Hôtel Belle Meuniere, o restaurante Plage Beau Rivage, o passeio com o Petit Train de Nice, a sorveteria Fenocchio e a confeitaria Maison Auer.

Baixe ou imprima o mapa, vai facilitar seu deslocamento e o planejamento do seu dia nessa joia do Sul da França!

Como chegar a Nice

Você pode chegar a elegante cidade da Riviera Francesa de diferentes formas. De avião, saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro, o mais provável é que haja apenas uma conexão em alguma das principais cidade da Europa (como Paris ou Lisboa), antes da chegada em Nice. Já estando em Paris, é possível ir a Nice de avião. É a opção mais rápida e dura 1h30, aproximadamente.

Uma outra ideia é aproveitar a boa malha ferroviária da Europa. Nice está interligada a outras cidades da França, Espanha e Itália. De Paris, por exemplo, a distância é de aproximadamente 7 horas, variando de trem para trem. Para conseguir preços melhores, reserve um ticket com antecedência!

Outro modo comum de chegar a Nice é de ônibus. Várias empresas fazem o trecho, entre elas a Ouibus. Geralmente, os ônibus desembarcam na central Place Massena. Este é um dos jeitos mais demorados de chegar a Nice saindo de Paris, já que você vai praticamente cruzar a França de forma bem lenta. O trajeto dura aproximadamente 14 horas.

Por fim, também é possível ir até Nice de carro. Que tal uma rota passando pelas principais cidades da Riviera Francesa? Além do aluguel do carro, lembre-se dos gastos com pedágio e gasolina na hora de comparar com outras opções de deslocamento. A parte boa desta forma de viajar é a liberdade. E, claro, a possibilidade de dar uma passadinha por Cannes, Saint-Tropez, Cassis, Toulon…

Veja também:
Um dia em LONDRES – 10 atrações em 10 horas!
5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo

Onde se hospedar em Nice

Se o Negresco não está entre suas opções de hospedagem, fique tranquilo! Nice é cheia de hotéis elegantes por preços menores. Eles ficam principalmente na região central e próximos dos pontos turísticos. Esta é a melhor região para se hospedar, pertinho de tudo.

Para quem vai visitar Nice com pouca grana, saiba que é possível encontrar quartos com diárias a partir de 40 euros, como o Nice Riviera Sweet Home e o La Maïoun Guesthouse que, apesar de econômicos, são super bem avaliados. Já para quem procura luxo, o céu é o limite em Nice. A cidade é conhecida por suas hospedagens luxuosas, como o ABA Luxury e o Le Meridien Nice.

(Booking)

Como é o clima de Nice

No verão (de junho a setembro), as temperaturas beiram os 30°C e as praias estão super cheias. A partir de junho, os preços sobem muito, porém o verão é o dono das melhores temperaturas para quem quer curtir as praias paradisíacas da Riviera (como a da foto abaixo!). Quanto às chuvas, fique tranquilo: a cidade de clima mediterrâneo é super ensolarada, principalmente no verão.

praia em Nice ao entardecer

No outono, as temperaturas começam a baixar, com temperaturas médias de 10°C a 17°C e as chuvas podem ser mais frequentes.

O inverno (de dezembro a março) é frio, mas não tanto quanto a gente costuma esperar do inverno europeu: a média fica entre 9°C e 12°C graus, com mínimas de 5°C. Suportável, né?!

Mas o que fazer em Nice no inverno? O destaque desta época fica por conta do Carnaval, em fevereiro. O Carnaval de Nice tem como atração principal a conhecida Batalha das Flores, onde carros alegóricos, bonecos e pessoas desfilam pelas ruas enfeitados com (muitas) flores.

Já a primavera tem temperaturas amenas como o outono, porém começando a esquentar. Em maio, o famoso Festival de Cannes ocorre na cidade vizinha, então esta pode ser uma boa época para viajar para a região. Cannes fica a meia horinha de distância de Nice!

Veja também:
Seguro viagem: tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo
Conheça o Palácio de Versalhes

Não esqueça do seguro viagem!

Obrigatório em quase todos os países da Europa, incluindo a França, o seguro viagem é essencial para uma viagem tranquila e sem medo de imprevistos. Lembre-se de contratar o seu enquanto ainda estiver no Brasil. De preferência, opte por um plano que cubra possíveis gastos com a Covid-19 também. Uma dica é comparar seguradoras, planos e valores por meio do site Seguros Promo.

Assista ao vídeo do roteiro por Nice

Ficou curioso? Quer ver Nice com seus próprios olhos? O vídeo abaixo te mostra. Aperta o play e vem com a gente!

Bora planejar essa viagem?
Usando os links abaixo você nos ajuda a manter nosso site, sem pagar nada a mais por isso (e em alguns casos até ganha desconto 😊).
🏨 Hospedagem: reserve na Booking.com clicando AQUI 🏥 Seguro Viagem: ganhe 5% de desconto na Seguros Promo com o nosso cupom de desconto MALASPRAQUE5 🚘 Carro: alugue na Rentcars.com clicando AQUI 🏡 Airbnb: ganhe R$ 100 de desconto na sua 1ª hospedagem
Você também pode salvar os links acima como favoritos e usar sempre que for viajar!
Os Malas agradecem! 🤗