Governo parisiense suspende o maior evento de Natal em Paris
Uma má notícia para quem está de malas prontas para Paris em dezembro: a administração municipal parisiense suspendeu o evento natalino mais famoso (e charmoso) da cidade. Desde 2008, o mercado de Natal da Champs-Élysées atraía cerca de 15 milhões de turistas todos os anos. Porém, em 2017, quem pretende passar o Natal em Paris precisará rever seus planos.
O evento era organizado por Marcel Campion, um empreendedor da iniciativa privada. Sua concessão para realização do evento chegou ao fim em outubro deste ano. Em julho, o conselho municipal votou em unanimidade pela não-renovação da concessão. Na última semana, o recurso apresentado pelos organizadores do evento foi negado pela justiça.
JÁ VIU O VÍDEO?
Nós visitamos mercadinhos de Natal na Itália, França e Inglaterra. Sabe de qual a gente mais gostou? Veja no vídeo… 😉
Em carta divulgada após a referida votação, o governo apresentou diversas motivações para esta decisão aparentemente radical. Entre elas, está a preocupação com a segurança, algo que atormenta a administração parisiense desde os atentados de 2015.
Controvérsia ameaça Natal em Paris
A declaração inclui também alguns motivos controversos. Segundo o conselho, o mercado prejudicava visualmente a “estética linear” da avenida, além de oferecer atrações e produtos de péssima qualidade.
Segundo informações da mídia francesa, a decisão pode ter sido influenciada também por motivos políticos, pois Campion é uma figura bastante polêmica. Além disso, o mesmo conselho aprovou a solicitação de outro empreendedor que pretende construir um parque de diversões na região de Bois de Boulogne.
Também a roda gigante da Place de la Concorde parece estar com seus dias contados. A famosa atração, que funciona no local desde 2000, foi acusada igualmente pelo conselho de alterar a paisagem da cidade e prejudicar a vista do Museu do Louvre. Pelo visto, o Natal em Paris nunca mais será o mesmo.
Se você nunca passou dezembro em Paris, confira no nosso vídeo as imagens que fizemos dos mercados de Natal por lá e em algumas outras cidades da Europa!
————–
Outros posts que você deve gostar:
– Roteiro de 1 dia em PARIS
– Como entrar de graça no Museu do Louvre + 9 museus da Europa
– Preciso falar o idioma do lugar pra onde estou viajando?
– 10 lugares baratos para viajar tão legais quanto os caros
————–
Que tal salvar este post no seu PINTEREST? Use as imagens abaixo! 😉