30 destinos para conhecer já: inspirações pra sua bucket list!

Quer saber quais são os melhores lugares para viajar no mundo? Nós preparamos uma lista com 30 destinos que vão servir de inspiração pra sua bucket list. E se você acha que vai ver Paris e Nova Iorque nesta lista, está enganado! Os locais compilados não são nada óbvios e com certeza merecem entrar em nossos planos pós-pandemia. Veja abaixo os melhores lugares para viajar em 2022!

Nossa bucket list está separada por continentes. Você verá pontos turísticos incríveis da Europa, África, Ásia, Oceania e Américas do Sul, Central e do Norte. Inspire-se e depois conte pra gente nos comentários como ficou sua lista de destinos dos sonhos! 😉

Melhores lugares para viajar na Europa

1. Arles, França

melhores lugares para viajar em 2022 - Arles França

Esta charmosa cidade francesa, localizada na região da Provença, é mais conhecida por seu morador famoso: Vincent Van Gogh. Foi lá que ele encontrou o sol forte e as paisagens do campo com cores vibrantes (bem diferentes do cinzento norte europeu) que influenciaram sua forma de pintar.

Em Arles, você pode seguir um mapa fornecido pelo centro de visitantes da cidade que te guiará por um passeio a pé por dez lugares retratados na obra de Van Gogh. O roteiro inclui a margem do rio onde o artista observou a paisagem que inspirou a famosíssima Noite Estrelada!

Mas muito além dos lindos cenários que inspiraram o pintor expressionista, a cidade chama atenção pelo clima peculiar criado por monumentos romanos, ruelas estreitas e os muros que ainda hoje cercam sua porção mais antiga.

2. Peloponeso, Grécia

melhores lugares para viajar em 2022 - peloponeso

Esta importante península é mais conhecida por dar nome a uma das guerras mais importantes da Grécia Antiga. Hoje em dia, o local é rota quase obrigatória para quem deseja se aventurar pelo Mediterrâneo em busca de ruínas bem conservadas e belas praias.

Se você quer fugir das badaladas (e caras) Mykonos e Santorini, opte pela Ilha de Elafonisos, que possui praias tão lindas quanto as mais populares. Não deixe de passar também por Olympia, cidade onde foram criadas as Olimpíadas, Corinto, onde você pode ver o Templo de Apolo e outras ruínas da Antiguidade, e Esparta, onde estão ricos sítios arqueológicos.

3. Matera, Itália

melhores lugares para viajar em 2022 - matera italia

A cidade, erguida em rocha calcária, é patrimônio mundial da humanidade e já foi capital europeia da cultura. É uma das cidades mais antigas do mundo: seu território abriga fósseis e cavernas do período Paleolítico! Com suas casinhas esculpidas em pedra, surgiram os famosos e tão característicos bairros da região, os Sassi.

Apesar de não ser tão conhecido quanto outros pontos turísticos italianos, o lugar é belíssimo, parece cenário de filme. E na verdade é mesmo! Lá, foram gravados Mulher-Maravilha, Ben-Hur, A Paixão de Cristo e outros.

4. Terras Altas, Escócia

melhores lugares para viajar no mundo - terras altas escocia

Localizadas no noroeste da Escócia, as Terras Altas (em inglês, Highlands) são muito pouco povoadas. Exceto pelos castelos antigos conservados, seus maiores atrativos vêm da natureza. Nesta região, você vai admirar belos lagos, campos verdejantes e o fofo (e peculiar) gado escocês.

Mas paisagens de cinema e histórias fantásticas (como a do monstro do Lago Ness) não são os únicos encantos do lugar. Ali também estão uma das melhores destilarias de uísques do mundo e o icônico Old Man of Storr, que faz parte da paisagem da fotogênica ilha Skye.

5. Riviera Turca

melhores lugares para viajar no mundo - riviera turca

Você sabia que o litoral turco é tão impressionante quanto o grego? Também conhecida como Costa Turquesa, a região fica entre o mar Egeu e Mediterrâneo, onde estão localizadas as cidades de Antalya, Bodrum e Fethiye. O mar azul turquesa e o patrimônio histórico local são os grandes atrativos desta região, que preserva muito de sua cultura e é um dos melhores lugares para viajar no mundo.

Destaque para Bodrum, que possui vida noturna animada e casas brancas à beira-mar que lembram Santorini. Lá, você também estará próximo da antiga cidade de Éfeso, que abriga ruínas de duas maravilhas do mundo antigo: o Templo de Ártemis e o Mausoléu de Halicarnasso. Combinação perfeita entre turismo histórico e praias incríveis!

Veja também:
Roteiro de 1 dia em NICE, França
5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo

Melhores lugares para viajar na América do Sul e Central

6. Cabo Polônio, Uruguai

melhores lugares para viajar no mundo - cabo polonio uruguai

Marcelo Campi

Este é um lugar pra quem busca tranquilidade e sossego, sem luz elétrica (ou mesmo água encanada). Localizada em um vilarejo isolado na costa do Uruguai, as praias de Cabo Polônio agradam principalmente quem curte locais rústicos. A cidade também é um reduto de leões marinhos, que são uma atração à parte no local.

Como lá não tem luz elétrica, é o lugar perfeito para observar as estrelas. Outra peculiaridade é o fenômeno natural da bioluminescência, causado pelos dinoflagelados, algas unicelulares que emitem luz quando se agitam, dando um efeito brilhante ao mar.

7. Pucón, Chile

pucon chile

A bela e aconchegante Pucón está localizada a cerca de 780 quilômetros de Santiago e tem ganhado destaque, especialmente pelo ecoturismo. Durante o inverno, a cidade recebe uma quantidade maior de turistas, ávidos por experimentar o esqui aos pés do Vulcão Villarica, cartão postal da cidade. Pucón possui ainda uma variada estrutura hoteleira e termas de água vulcânica totalmente integradas à natureza.

O lugar é o destino ideal para aventureiros. Primeiro, porque o Villarica é o vulcão mais perigoso do Chile: ele entrou em erupção pela última vez em 2015 e ainda hoje está sempre soltando fumaça. E também porque a cidade proporciona a prática de esportes como windsurfe, canoagem, kitesurfe, pesca, trekking, cavalgadas e, claro, esqui.

8. Parque Nacional de Tayrona, Colômbia

tayrona colombia

Considerado um dos parques mais importantes do país, o local fica em uma vila de pescadores chamada de Taganga, na cidade de Santa Marta. O nome “Tayrona” é em referência à civilização indígena que habitava a região de Santa Marta antes da invasão espanhola. Algumas ruínas deste povo ainda estão preservadas.

O parque atrai turistas por sua beleza e calmaria, que inclui o lindo pôr do sol, belas praias, interação com a natureza e praia de naturalismo. Esta é mais uma excelente ideia de destino para quem ama um lugarzinho rústico! Não deixe de fazer trilhas, curtir o Mar do Caribe e, se puder, se hospede nas cabanas dentro do parque, que possuem ótimas vistas deste paraíso colombiano.

9. St Barth’s, Caribe

praia

Uma ilha francesa em pleno mar caribenho. Um lugar cheio de luxo e glamour, principalmente por conta das lojas de grandes marcas e mansões de famosos. Jogadores de futebol, modelos e artistas adoram passar os verões por lá, incluindo nomes como Beyoncé e Gisele Bündchen.

Se visitar St. Barth (ou Saint Barthélemy, se você fala francês), desfrute das fabulosas praias e observe as construções em estilo sueco (isso porque o lugar já foi colônia da Suécia). É possível ainda fazer um bate-volta vindo de Saint Martin, outra ilha bem frequentada da região.

10. Vale da Lua, Brasil

Também tem ponto turístico brasileiro na lista dos melhores lugares para viajar no mundo! Esta região de reserva natural ganhou seu nome devido a uma característica bem marcante: suas formações rochosas se assemelham às do solo lunar. Situado na cidade de Alto Paraíso de Goiás, o destino fica próximo à Chapada dos Veadeiros, e vem atraindo a atenção de mochileiros em busca de aventura e contato com a natureza.

Ao visitar a atração, chegue cedo para conseguir observar as formações antes que o local fique lotado (e também para tirar as melhores fotos, claro). O ideal é ir na época de seca, quando não chove tanto e torna-se possível entrar nas “crateras” do Vale da Lua. A Rebecca, do blog Vamo Comigo, fez um , que vale a pena copiar. 😉

Melhores lugares para viajar na África

11. Meknès, Marrocos

Meknes Marrocos

A antiga capital marroquina fica a 70 quilômetros de Fez e é uma das quatro cidades imperiais do país. Nesta região, é possível encontrar belas mesquitas, com detalhes feitos à mão pelos artesãos da época dos sultões.

Destaque para a suntuosa Porta Bab Mansour, cartão postal da cidade. Ela fica de frente para a Place Hedim, principal praça da cidade, onde é possível experimentar comidas típicas e ver apresentações de rua. A cidade é cercada por cerca de 40 km de muros construídos há mais de 350 anos. Meknès abriga, ainda, ruínas da antiga cidade romana de Volubilis.

12. Acra, Gana

Destino ainda pouco conhecido, é um local interessante para aprender mais sobre a cultura do continente (e também para aproveitar suas belezas naturais!). A capital e cidade mais populosa de Gana atrai especialmente viajantes jovens em busca de praias ideais para o surfe e vida noturna agitada. Destaque para seu colorido mercado, o Makola Market, com vários tecidos tradicionais expostos (foto).

Outros pontos turísticos que se destacam são o Parque Memorial Kwame Nkrumah, construído em homenagem ao primeiro presidente do país, o Museu Nacional de Gana, local importante para saber mais sobre tribos e povos nativos, e a Praia Kokrobite, boa pedida para quem busca aproveitar a costa africana.

13. Dakar, Senegal

dakar senegal

Porta de entrada para quem deseja visitar o continente africano, esta é uma cidade de maioria muçulmana que fala três idiomas (português, francês e inglês) e o dialeto wolof. O local mantém algumas características marcantes da época da escravidão, mas vem se adaptando à modernidade e ganhando ares cosmopolitas.

A capital do Senegal conserva peculiaridades como micro-ônibus de tons berrantes, barcos de madeira e moda super colorida. Lá, você vai aproveitar um dos points mais badalados do surfe mundial. Também é possível conhecer belas praias a partir de Dakar.

14. Sossusvlei, Namíbia

sossusvlei namibia

O cenário inóspito, as cores quentes e intensas, as árvores petrificadas há mais de 900 anos. Tudo isso torna esta região um destino inesquecível, que merece entrar na sua lista particular de melhores lugares para viajar em 2022.

A região ao sul do deserto da Namíbia é conhecida por suas belas dunas de areia vermelha e paisagens de tirar o fôlego. Neste, que é considerado o deserto mais antigo do mundo, está a famosa Duna 45, parada obrigatória para aventureiros em busca de novas experiências e lindas fotografias. Alguns grupos fazem caminhadas a pé pelo deserto, o que pode ser uma experiência maravilhosa, mas faça isso com o acompanhamento de um guia!

Quem passou por lá foi a Bruna, do blog Expressinha, e fez um .

15. Sharm el-Sheikh, Egito

Sharm el-Sheikh Egito

Localizada na Península do Sinai, no Mar Vermelho, a cidade de praias paradisíacas é frequentemente comparada a Las Vegas (EUA), pela profusão de bares, restaurantes e luzes. Isso sem falar no sol que aparece o ano todo e na boa infraestrutura do lugar.

Lá também é ótimo para mergulhar, fazer excursões pelo deserto e passear em barcos com fundo de vidro (para quem quer ver os belíssimos recifes sem se molhar!). Um programa bem interessante é fazer um bate-volta em cidades próximas, como Cairo, Jerusalém e Petra, na Jordânia. Outro ponto próximo é o Monte Sinai, pico considerado sagrado pelo cristianismo, islamismo e judaísmo.

BÔNUS: A Marina, do blog Ideias na Mala, fez um que pode inspirar sua visita ao continente africano.

Melhores lugares para viajar na América do Norte

16. Valle de Guadalupe, México

Valle de Guadalupe mexico

T.Tseng

Considerada a capital mexicana do vinho, esta região é responsável por grande parte da produção da bebida no país. As atrações mais interessantes por ali são mesmo as vinícolas e os festivais sazonais, como o Valle Food & Wine Festival. Uma opção interessante de passeio é alugar um carro e explorar as vinícolas pouco a pouco.

A região conta com hotéis confortáveis que oferecem belas vistas das vinícolas. E as fotos ficam lindíssimas! A apenas duas horas de San Diego (EUA), o Valle de Guadalupe é uma ótima opção para quem está visitando os Estados Unidos.

17. Seattle, EUA

seattle eua

A cidade famosa por sua cena musical, também ostenta o título de capital americana do café. Mas as curiosidades não param por aí: Seattle é conhecida por ter uma população de cachorros maior que a de crianças e o maior número de barcos per capita do país. A poucos quilômetros do centro da cidade é possível visitar, ainda, diversas vinícolas e o lindíssimo monte Rainier.

Entre as coisas mais legais para fazer em Seattle estão subir na torre de observação Space Needle, com seus ares futuristas; visitar o Museu da Cultura Pop, com sua arquitetura super diferente; e passear pelo Washington Park Arboretum, que fica maravilhoso na primavera e no outono.

18. Puebla, México

puebla mexico

A pouco mais de duas horas da cidade do México, está a região de Puebla, conhecida por suas cachoeiras, vulcões e festivais. Ao norte do estado, em Sierra Norte, ficam os mais importantes exemplares da arquitetura colonial e sítios arqueológicos pré-hispânicos.

19. Victoria, Canadá

victoria canada

Uma das cidades mais antigas do território canadense, Victoria ainda carrega muitas marcas de sua colonização britânica. Com seu clima ameno (para padrões canadenses), recebeu o título de capital das flores e cidade dos jardins.

20. New Orleans, EUA

nova orleans eua

New Orleans reúne influências mundiais diversas em uma cidade aconchegante e cheia de atrações. Além do famoso carnaval (Mardi Gras) e os festivais de música, um programa muito procurado são as excursões para os pântanos (foto) características dessa região.

Veja também:
Preciso falar o idioma do lugar pra onde estou viajando?
Levar dinheiro ou cartão? Hostels são mesmo seguros? E quando a bagagem é extraviada? OS MALAS RESPONDEM!

Melhores lugares para viajar na Ásia

21. Shenzhen, China

Shenzhen China - Melhores lugares para viajar: 30 destinos turísticos pra conhecer em 2019

O ar moderno de Shenzhen esconde alguns cenários bem típicos das cidades chinesas. Uma de suas atrações mais conhecidas, o parque Window of the World, abriga diversas réplicas de monumentos famosos, como a Torre Eiffel e o Taj Mahal.

22. Pondicherry, India

Chamada de Pondi pelos nativos, esta ex-colônia francesa carrega muitos traços de seus colonizadores, especialmente em sua Promenade. Famoso reduto de viajantes em busca de autoconhecimento espiritual, é fácil encontrar nesta região comunidades alternativas e ashrams (locais destinados à prática e cultura ioguica).

23. Chengdu, China

Chengdu China panda

Em meio a arranha-céus, Chengdu garante o cuidado e respeito pela rica e vasta cultura oriental. Entre suas atrações mais procuradas estão os centros de preservação de pandas, onde é possível ver de pertinho estes animais tão fofos, que são nativos da região.

24. Samarcanda, Uzbequistão

Samarcanda Uzbequistão

Localizada ao leste do país, a cidade fez parte da famosa Rota da Seda entre Europa e China, e ainda hoje guarda traços de seu surgimento. A majestosa praça Registan encanta pela beleza de seus azulejos azuis e dourados, que cobrem suas três madraças – escolas dedicadas ao ensino do islamismo.

25. Kathmandu, Nepal

kathmandu nepal

Conhecida como portão de entrada para o Monte Everest, no Himalaia, a colorida cidade é tombada pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade. Também em Kathmandu está o maior templo budista tibetano fora do Tibet: o Boudhanath (foto).

BÔNUS: É claro que conhecer o Monte Everest continua sendo o objetivo de muitos viajantes brasileiros. Para quem está pretendendo fazer esta viagem, recomendo o texto que a Patti, do blog Tripping Unicorn, fez com dicas e detalhes sobre o . Não deixe de conferir o checklist ao final do texto que vai te ajudar muito nesta jornada!

Melhores lugares para viajar na Oceania

26. Monkey Mia, Austrália

monkey mia australia

Esta reserva localizada dentro do Parque Marinho de Shark Bay, no oeste da Austrália, é famosa pelo avistamento de golfinhos e tubarões-baleia. As atrações para quem gosta de atividades ao ar livre incluem ainda trilhas, passeio em camelos e tours culturais pela história dos aborígenes.

27. Papeete, Taiti

taiti

A capital da Polinésia Francesa encanta com seu mar azul turquesa e proporciona lindas experiências para quem gosta de estar entre tubarões e arraias. Os resorts de luxo, porém, cobram alto por uma estadia neste paraíso.

28. Tasmania, Austrália

Tasmania Australia

Esta ilha ao sul do continente já foi uma colônia penal no séc. XIX, mas é hoje um destino turístico cheio de cachoeiras, florestas, montanhas e, em certas épocas do ano, até plantações de lavanda! Outro atrativo da ilha é a possibilidade de ver ao vivo a famosa Aurora Boreal. Se você sempre sonhou em ver de perto o fenômeno, este é um dos melhores lugares para viajar nesta época.

29. Kaikoura, Nova Zelândia

kaikoura nova zelandia

Com cerca de 2 mil habitantes, esta pequena cidade na ilha sul da Nova Zelândia respira natureza. É possível ver de perto baleias, focas e gannets – aves típicas do litoral desta região.

30. Fraser Island, Austrália

fraser island austrália

Considerada a maior ilha de areia do mundo, Fraser Island oferece diversas opções de hospedagens e aventuras, além de belas paisagens. Por essa razão, um veículo 4×4 é o meio de transporte mais recomendado para explorar o local.

Bora planejar essa viagem?
Usando os links abaixo você nos ajuda a manter nosso site, sem pagar nada a mais por isso (e em alguns casos até ganha desconto 😊).
🏨 Hospedagem: reserve na Booking.com clicando AQUI 🏥 Seguro Viagem: ganhe 5% de desconto na Seguros Promo com o nosso cupom de desconto MALASPRAQUE5 🚘 Carro: alugue na Rentcars.com clicando AQUI 🏡 Airbnb: ganhe R$ 100 de desconto na sua 1ª hospedagem
Você também pode salvar os links acima como favoritos e usar sempre que for viajar!
Os Malas agradecem! 🤗

 

Outros posts que você deve gostar:
5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo
Levar dinheiro ou cartão? Hostels são mesmo seguros? E quando a bagagem é extraviada? OS MALAS RESPONDEM!
Preciso falar o idioma do lugar pra onde estou viajando?
Roteiro de 1 dia em NICE, França

—————

Que tal salvar este post sobre os melhores lugares para viajar no mundo no seu PINTEREST? Use a imagem abaixo! 😉

Melhores lugares para viajar: 30 destinos turísticos pra conhecer em 2019