30 destinos para conhecer já: inspirações pra sua bucket list!
Quer saber quais são os melhores lugares para viajar no mundo? Nós preparamos uma lista com 30 destinos que vão servir de inspiração pra sua bucket list. E se você acha que vai ver Paris e Nova Iorque nesta lista, está enganado! Os locais compilados não são nada óbvios e com certeza merecem entrar em nossos planos pós-pandemia. Veja abaixo os melhores lugares para viajar em 2022!
Nossa bucket list está separada por continentes. Você verá pontos turísticos incríveis da Europa, África, Ásia, Oceania e Américas do Sul, Central e do Norte. Inspire-se e depois conte pra gente nos comentários como ficou sua lista de destinos dos sonhos! 😉
Melhores lugares para viajar na Europa
1. Arles, França
Esta charmosa cidade francesa, localizada na região da Provença, é mais conhecida por seu morador famoso: Vincent Van Gogh. Foi lá que ele encontrou o sol forte e as paisagens do campo com cores vibrantes (bem diferentes do cinzento norte europeu) que influenciaram sua forma de pintar.
Em Arles, você pode seguir um mapa fornecido pelo centro de visitantes da cidade que te guiará por um passeio a pé por dez lugares retratados na obra de Van Gogh. O roteiro inclui a margem do rio onde o artista observou a paisagem que inspirou a famosíssima Noite Estrelada!
Mas muito além dos lindos cenários que inspiraram o pintor expressionista, a cidade chama atenção pelo clima peculiar criado por monumentos romanos, ruelas estreitas e os muros que ainda hoje cercam sua porção mais antiga.
2. Peloponeso, Grécia
Esta importante península é mais conhecida por dar nome a uma das guerras mais importantes da Grécia Antiga. Hoje em dia, o local é rota quase obrigatória para quem deseja se aventurar pelo Mediterrâneo em busca de ruínas bem conservadas e belas praias.
Se você quer fugir das badaladas (e caras) Mykonos e Santorini, opte pela Ilha de Elafonisos, que possui praias tão lindas quanto as mais populares. Não deixe de passar também por Olympia, cidade onde foram criadas as Olimpíadas, Corinto, onde você pode ver o Templo de Apolo e outras ruínas da Antiguidade, e Esparta, onde estão ricos sítios arqueológicos.
3. Matera, Itália
A cidade, erguida em rocha calcária, é patrimônio mundial da humanidade e já foi capital europeia da cultura. É uma das cidades mais antigas do mundo: seu território abriga fósseis e cavernas do período Paleolítico! Com suas casinhas esculpidas em pedra, surgiram os famosos e tão característicos bairros da região, os Sassi.
Apesar de não ser tão conhecido quanto outros pontos turísticos italianos, o lugar é belíssimo, parece cenário de filme. E na verdade é mesmo! Lá, foram gravados Mulher-Maravilha, Ben-Hur, A Paixão de Cristo e outros. Se você pretende ir para a Europa, saiba que este é um dos melhores lugares para viajar em 2022.
4. Terras Altas, Escócia
Localizadas no noroeste da Escócia, as Terras Altas (em inglês, Highlands) são muito pouco povoadas. Exceto pelos castelos antigos conservados, seus maiores atrativos vêm da natureza. Nesta região, você vai admirar belos lagos, campos verdejantes e o fofo (e peculiar) gado escocês.
Mas paisagens de cinema e histórias fantásticas (como a do monstro do Lago Ness) não são os únicos encantos do lugar. Ali também estão uma das melhores destilarias de uísques do mundo e o icônico Old Man of Storr, que faz parte da paisagem da fotogênica ilha Skye.
5. Riviera Turca
Você sabia que o litoral turco é tão impressionante quanto o grego? Também conhecida como Costa Turquesa, a região fica entre o mar Egeu e Mediterrâneo, onde estão localizadas as cidades de Antalya, Bodrum e Fethiye. O mar azul turquesa e o patrimônio histórico local são os grandes atrativos desta região, que preserva muito de sua cultura e é um dos melhores lugares para viajar no mundo.
Destaque para Bodrum, que possui vida noturna animada e casas brancas à beira-mar que lembram Santorini. Lá, você também estará próximo da antiga cidade de Éfeso, que abriga ruínas de duas maravilhas do mundo antigo: o Templo de Ártemis e o Mausoléu de Halicarnasso. Combinação perfeita entre turismo histórico e praias incríveis!
Veja também:
– Roteiro de 1 dia em NICE, França
– 5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo
Melhores lugares para viajar na América do Sul e Central
6. Cabo Polônio, Uruguai
Marcelo Campi
Este é um lugar pra quem busca tranquilidade e sossego, sem luz elétrica (ou mesmo água encanada). Localizada em um vilarejo isolado na costa do Uruguai, as praias de Cabo Polônio agradam principalmente quem curte locais rústicos. A cidade também é um reduto de leões marinhos, que são uma atração à parte no local.
Como lá não tem luz elétrica, é o lugar perfeito para observar as estrelas. Outra peculiaridade é o fenômeno natural da bioluminescência, causado pelos dinoflagelados, algas unicelulares que emitem luz quando se agitam, dando um efeito brilhante ao mar.
7. Pucón, Chile
A bela e aconchegante Pucón está localizada a cerca de 780 quilômetros de Santiago e tem ganhado destaque, especialmente pelo ecoturismo. Durante o inverno, a cidade recebe uma quantidade maior de turistas, ávidos por experimentar o esqui aos pés do Vulcão Villarica, cartão postal da cidade. Pucón possui ainda uma variada estrutura hoteleira e termas de água vulcânica totalmente integradas à natureza.
O lugar é o destino ideal para aventureiros. Primeiro, porque o Villarica é o vulcão mais perigoso do Chile: ele entrou em erupção pela última vez em 2015 e ainda hoje está sempre soltando fumaça. E também porque a cidade proporciona a prática de esportes como windsurfe, canoagem, kitesurfe, pesca, trekking, cavalgadas e, claro, esqui.
8. Parque Nacional de Tayrona, Colômbia
Considerado um dos parques mais importantes do país, o local fica em uma vila de pescadores chamada de Taganga, na cidade de Santa Marta. O nome “Tayrona” é em referência à civilização indígena que habitava a região de Santa Marta antes da invasão espanhola. Algumas ruínas deste povo ainda estão preservadas.
O parque atrai turistas por sua beleza e calmaria, que inclui o lindo pôr do sol, belas praias, interação com a natureza e praia de naturalismo. Esta é mais uma excelente ideia de destino para quem ama um lugarzinho rústico!
Não deixe de fazer trilhas, curtir o Mar do Caribe e, se puder, se hospede nas cabanas dentro do parque, que possuem ótimas vistas deste paraíso colombiano.
9. St Barth’s, Caribe
Uma ilha francesa em pleno mar caribenho. Um lugar cheio de luxo e glamour, principalmente por conta das lojas de grandes marcas e mansões de famosos. Jogadores de futebol, modelos e artistas adoram passar os verões por lá, incluindo nomes como Beyoncé e Gisele Bündchen.
Se visitar St. Barth (ou Saint Barthélemy, se você fala francês), desfrute das fabulosas praias e observe as construções em estilo sueco (isso porque o lugar já foi colônia da Suécia). É possível ainda fazer um bate-volta vindo de Saint Martin, outra ilha bem frequentada da região.
10. Vale da Lua, Brasil
Também tem ponto turístico brasileiro na lista dos melhores lugares para viajar no mundo! Esta região de reserva natural ganhou seu nome devido a uma característica bem marcante: suas formações rochosas se assemelham às do solo lunar. Situado na cidade de Alto Paraíso de Goiás, o destino fica próximo à Chapada dos Veadeiros, e vem atraindo a atenção de mochileiros em busca de aventura e contato com a natureza.
Ao visitar a atração, chegue cedo para conseguir observar as formações antes que o local fique lotado (e também para tirar as melhores fotos, claro). O ideal é ir na época de seca, quando não chove tanto e torna-se possível entrar nas “crateras” do Vale da Lua. A Rebecca, do blog Vamo Comigo, fez um roteiro de 4 dias na Chapada dos Veadeiros, que vale a pena copiar. 😉
Melhores lugares para viajar na África
11. Meknès, Marrocos
A antiga capital marroquina fica a 70 quilômetros de Fez e é uma das quatro cidades imperiais do país. Nesta região, é possível encontrar belas mesquitas, com detalhes feitos à mão pelos artesãos da época dos sultões.
Destaque para a suntuosa Porta Bab Mansour, cartão postal da cidade. Ela fica de frente para a Place Hedim, principal praça da cidade, onde é possível experimentar comidas típicas e ver apresentações de rua. A cidade é cercada por cerca de 40 km de muros construídos há mais de 350 anos. Meknès abriga, ainda, ruínas da antiga cidade romana de Volubilis.
12. Acra, Gana
Destino ainda pouco conhecido, é um local interessante para aprender mais sobre a cultura do continente (e também para aproveitar suas belezas naturais!). A capital e cidade mais populosa de Gana atrai especialmente viajantes jovens em busca de praias ideais para o surfe e vida noturna agitada. Destaque para seu colorido mercado, o Makola Market, com vários tecidos tradicionais expostos (foto).
Outros pontos turísticos que se destacam são o Parque Memorial Kwame Nkrumah, construído em homenagem ao primeiro presidente do país, o Museu Nacional de Gana, local importante para saber mais sobre tribos e povos nativos, e a Praia Kokrobite, boa pedida para quem busca aproveitar a costa africana.
13. Dakar, Senegal
Porta de entrada para quem deseja visitar o continente africano, esta é uma cidade de maioria muçulmana que fala três idiomas (português, francês e inglês) e o dialeto wolof. O local mantém algumas características marcantes da época da escravidão, mas vem se adaptando à modernidade e ganhando ares cosmopolitas.
A capital do Senegal conserva peculiaridades como micro-ônibus de tons berrantes, barcos de madeira e moda super colorida. Lá, você vai aproveitar um dos points mais badalados do surfe mundial. Também é possível conhecer belas praias a partir de Dakar.
14. Sossusvlei, Namíbia
O cenário inóspito, as cores quentes e intensas, as árvores petrificadas há mais de 900 anos. Tudo isso torna esta região um destino inesquecível, que merece entrar na sua lista particular de melhores lugares para viajar em 2022.
A região ao sul do deserto da Namíbia é conhecida por suas belas dunas de areia vermelha e paisagens de tirar o fôlego. Neste, que é considerado o deserto mais antigo do mundo, está a famosa Duna 45, parada obrigatória para aventureiros em busca de novas experiências e lindas fotografias. Alguns grupos fazem caminhadas a pé pelo deserto, o que pode ser uma experiência maravilhosa, mas faça isso com o acompanhamento de um guia!
Quem passou por lá foi a Bruna, do blog Expressinha, e fez um roteiro de viagem completo pela Namíbia, com dicas que você pode copiar.
15. Sharm el-Sheikh, Egito
Localizada na Península do Sinai, no Mar Vermelho, a cidade de praias paradisíacas é frequentemente comparada a Las Vegas (EUA), pela profusão de bares, restaurantes e luzes. Isso sem falar no sol que aparece o ano todo e na boa infraestrutura do lugar.
Lá também é ótimo para mergulhar, fazer excursões pelo deserto e passear em barcos com fundo de vidro (para quem quer ver os belíssimos recifes sem se molhar!). Um programa bem interessante é fazer um bate-volta em cidades próximas, como Cairo, Jerusalém e Petra, na Jordânia. Outro ponto próximo é o Monte Sinai, pico considerado sagrado pelo cristianismo, islamismo e judaísmo.
BÔNUS: A Marina, do blog Ideias na Mala, fez um roteiro de 21 dias na África do Sul e Ilhas Maurício que pode inspirar sua visita ao continente africano.
Melhores lugares para viajar na América do Norte
16. Valle de Guadalupe, México
T.Tseng
Considerada a capital mexicana do vinho, esta região é responsável por grande parte da produção da bebida no país. As atrações mais interessantes por ali são mesmo as vinícolas e os festivais sazonais, como o Valle Food & Wine Festival. Uma opção interessante de passeio é alugar um carro e explorar as vinícolas pouco a pouco.
A região conta com hotéis confortáveis que oferecem belas vistas das vinícolas. E as fotos ficam lindíssimas! A apenas duas horas de San Diego (EUA), o Valle de Guadalupe é uma ótima opção para quem está visitando os Estados Unidos.
17. Seattle, EUA
A cidade famosa por sua cena musical, também ostenta o título de capital americana do café. Mas as curiosidades não param por aí: Seattle é conhecida por ter uma população de cachorros maior que a de crianças e o maior número de barcos per capita do país. A poucos quilômetros do centro da cidade é possível visitar, ainda, diversas vinícolas e o lindíssimo monte Rainier.
Entre as coisas mais legais para fazer em Seattle estão subir na torre de observação Space Needle, com seus ares futuristas; visitar o Museu da Cultura Pop, com sua arquitetura super diferente; e passear pelo Washington Park Arboretum, que fica maravilhoso na primavera e no outono.
18. Puebla, México
A pouco mais de duas horas da Cidade do México, está a região de Puebla, conhecida por suas cachoeiras, vulcões e festivais. Ao norte do estado, em Sierra Norte, ficam os mais importantes exemplares da arquitetura colonial e sítios arqueológicos pré-hispânicos.
A cidade de Puebla fica perto de três vulcões: Malintzín, Popocatépetl e Iztaccihuat. E é possível visitá-los! Outras atrações são os inúmeros templos católicos, o centro histórico e a gastronomia poblana, famosa em todo o México. É o lugar perfeito para mergulhar na cultura mexicana!
19. Victoria, Canadá
Uma das cidades mais antigas do território canadense, Victoria é um dos melhores lugares para viajar em 2022. O município ainda carrega muitas marcas de sua colonização britânica. Com seu clima ameno (para padrões canadenses), recebeu o título de capital das flores e cidade dos jardins.
A cidade é super organizada e bonitinha, e ainda mistura o moderno e o tradicional de um jeito único. Não deixe de se encantar com os coloridos Butchart Gardens e Butterfly Gardens. Outra boa pedida é o passeio pelo Castelo de Craigdarroch, mansão da Era Vitoriana com 39 quartos e 20.000 m².
20. New Orleans, EUA
Nova Orleans reúne influências mundiais diversas em uma cidade aconchegante e cheia de atrações. Seu povo é influenciado pelas culturas caribenha, americana, francesa e africana. Além do famoso carnaval (Mardi Gras) e os festivais de música, um programa muito procurado são as excursões para os pântanos (foto) características dessa região.
O bayou, como é chamada a região pantanosa que permeia o estado da Luisiana, é a principal atração natural de lá. Os passeios pelo pântano do rio Mississippi incluem opções ecológicas, algumas até permitem alimentar os crocodilos, e excursões voltadas à história e à cultura local.
Veja também:
– Preciso falar o idioma do lugar pra onde estou viajando?
– Levar dinheiro ou cartão? Hostels são mesmo seguros? E quando a bagagem é extraviada? OS MALAS RESPONDEM!
Melhores lugares para viajar na Ásia
21. Shenzhen, China
Em 40 anos, a Shenzhen passou de uma pequena vila de pescadores de 50 mil habitantes para uma metrópole berço de várias empresas de tecnologia. A cidade é conhecida principalmente por sua atmosfera moderna, cheia de luzes e edifícios contemporâneos, incluindo o arranha-céu Ping An Finance Center, de 600 m de altura.
O ar moderno de Shenzhen esconde alguns cenários bem típicos das cidades chinesas. Uma de suas atrações mais conhecidas, o parque Window of the World, abriga diversas réplicas de monumentos famosos, como a Torre Eiffel e o Taj Mahal. A cidade também é um ótimo destino para fazer compras.
22. Pondicherry, India
Chamada de Pondi pelos nativos, esta ex-colônia francesa carrega muitos traços de seus colonizadores, especialmente em sua Promenade. Famoso reduto de viajantes em busca de autoconhecimento espiritual, é fácil encontrar nesta região comunidades alternativas e ashrams (locais destinados à prática e cultura ioguica).
Ao viajar para lá, não deixe de admirar os prédios coloniais do século 18 em estilo francês, visitar templos hindus ornamentados com torres e estátuas de deuses indianos e conhecer Auroville, uma curiosa comunidade fundada com o objetivo de abrigar pessoas que querem viver sem depender de dinheiro, política e religião.
23. Chengdu, China
Em meio a arranha-céus, Chengdu garante o cuidado e respeito pela rica e vasta cultura oriental. Entre suas atrações mais procuradas estão os centros de preservação de pandas, onde é possível ver de pertinho estes animais tão fofos, que são nativos da região e símbolos nacionais. Ao ir para lá, você poderá até mesmo segurar um filhote no colo.
Próximo da cidade está o Monte Qingcheng (ou Monte da Cidade Verde), destino ideal para aqueles que buscam dar um tempo da agitação da área urbana. O local, um dos berços do taoismo, possui templos e trilhas que vão agradar os turistas que desejam descansar e relaxar.
24. Samarcanda, Uzbequistão
Localizada ao leste do país, a cidade fez parte da famosa Rota da Seda entre Europa e China, e ainda hoje guarda traços de seu surgimento. A majestosa praça Registan encanta pela beleza de seus azulejos azuis e dourados, que cobrem suas três madraças – escolas dedicadas ao ensino do islamismo. Sem dúvidas, esta é uma parada obrigatória por lá.
Outro ponto muito interessante é o complexo Shah-i-Zinda, formado por inúmeros edifícios, templos e mausoléus construídos entre os séculos 11 e 19. Este é um local sagrado para os islâmicos e é comum ver peregrinos por ali. Sua arquitetura é bastante diferente do que estamos acostumados a ver no Ocidente, impossível não se impressionar!
25. Kathmandu, Nepal
Conhecida como portão de entrada para o Monte Everest, no Himalaia, a colorida cidade é tombada pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade. O lugar é o paraíso dos montanhistas e praticantes de trekking.
Para quem deseja se aprofundar na cultura budista e conhecer monastérios e santuários, este é o local ideal. Inclusive, em Kathmandu está o maior templo budista tibetano fora do Tibet: o Boudhanath (foto). A Praça Darbar também não pode ficar fora do seu roteiro!
BÔNUS: É claro que conhecer o Monte Everest continua sendo o objetivo de muitos viajantes brasileiros. Para quem está pretendendo fazer esta viagem, recomendo o texto que a Patti, do blog Tripping Unicorn, fez com dicas e detalhes sobre o trekking até o acampamento base do Everest, passando pelo lago de Gokyo. Não deixe de conferir o checklist ao final do texto que vai te ajudar muito nesta jornada!
Melhores lugares para viajar na Oceania
26. Monkey Mia, Austrália
Quer observar golfinhos enquanto curte uma praia lindíssima? No oeste da Austrália, esta reserva localizada dentro do Parque Marinho de Shark Bay, Patrimônio Mundial da UNESCO, é famosa pelo avistamento de golfinhos e tubarões-baleia. Além disso, existem chances de avistar arraias, tartarugas, baleias-jubarte e dugongos.
As atrações para quem gosta de atividades ao ar livre incluem ainda trilhas, passeio em camelos e tours culturais pela história dos aborígenes. Outra opção é pegar um voo panorâmico, que te dará a oportunidade de apreciar Shark Bay do alto.
27. Papeete, Taiti
A capital da Polinésia Francesa encanta com seu mar azul turquesa e proporciona lindas experiências para quem gosta de estar entre tubarões e arraias. Os resorts de luxo, porém, cobram alto por uma estadia neste paraíso.
Seus habitantes falam francês, inglês e taitiano. Geralmente, para chegar até Papeete é preciso pegar um voo dos Estados Unidos ou do Chile. O lugar também pode ser porta de entrada para turistas estrangeiros que desejam conhecer destinos vizinhos como Bora Bora, Moorea e Raiatea.
28. Tasmânia, Austrália
Esta ilha ao sul do continente já foi uma colônia penal no séc. XIX, mas é hoje um destino turístico cheio de cachoeiras, florestas, montanhas e, em certas épocas do ano, até plantações de lavanda! Não deixe de visitar o Freycinet National Park e suas belezas naturais, que incluem mar turquesa, areia branquinha e florestas selvagens, ideais para avistar animais nativos do continente.
Outro atrativo da ilha é a possibilidade de ver ao vivo a Aurora Austral – a versão do hemisfério sul da famosa Aurora Boreal. Se você sempre sonhou em ver de perto o fenômeno, este é um dos melhores lugares para viajar no mundo.
29. Kaikoura, Nova Zelândia
Com cerca de 2 mil habitantes, esta cidade na ilha sul da Nova Zelândia respira natureza. A área urbana é pequena e pacata, mas o destino é excelente para os amantes da vida selvagem marinha! É possível ver de perto baleias, focas e gannets – aves típicas do litoral desta região. Este é um dos locais mais acessíveis no mundo para a observação de aves de mar aberto.
Entre as experiencias imperdíveis de lá, estão nadar com lobos-marinhos e golfinhos em seu habitat natural, comer lagostim e fazer um voo panorâmico sobre as montanhas espetaculares de Kaikoura. Dá para admirar picos cobertos de neve e belas praias ao mesmo tempo!
30. Fraser Island, Austrália
Considerada a maior ilha de areia do mundo, Fraser Island oferece diversas opções de hospedagens e aventuras, além de belas paisagens. Por essa razão, um veículo 4×4 é o meio de transporte mais recomendado para explorar o local. Para quem viaja sozinho, é comum contratar agências que oferecem passeios onde viajantes compartilham um carro.
Dunas, mirantes, lagos de água doce e praias cristalinas são alguns dos atrativos da ilha. Outro cartão-postal e parada obrigatória para fotos é o navio naufragado Maheno. Com certeza, se você curte acampamentos e aventuras ao ar livre, este é um dos melhores lugares para viajar em 2022.
Outros posts que você deve gostar:
– 5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo
– Levar dinheiro ou cartão? Hostels são mesmo seguros? E quando a bagagem é extraviada? OS MALAS RESPONDEM!
– Preciso falar o idioma do lugar pra onde estou viajando?
– Roteiro de 1 dia em NICE, França
—————
Que tal salvar este post sobre os melhores lugares para viajar no mundo no seu PINTEREST? Use a imagem abaixo! 😉