Como usar o Pinterest para aumentar acessos ao seu blog ou site
Saber como usar o Pinterest pode ser a diferença entre o sucesso ou o fim do seu blog. A afirmação pode parecer radical, mas é bastante adequada quando pensamos no processo pelo qual a maioria dos blogs (e blogueiros) passam nos seus primeiros anos de existência.
Criei este material com técnicas avançadas (algumas delas inéditas), pensando em você que quer entender de vez este potencial do Pinterest ou que está em busca de uma luz no fim do túnel para seu blog que ainda não decolou.
Para esclarecer tudo isso, trago exemplos reais e números. Sabe aqueles que os blogueiros nunca divulgam? Pois eu trouxe os meus.
Mas cuidado: contém altas doses de realidade e também muito dever de casa para você. O lado bom? Aguarde e verá…
IMPORTANTE: Se você ainda não tem uma conta Pinterest ou familiaridade com os termos da plataforma, ouça nosso episódio “o que é Pinterest” do podcast A Vida Secreta dos Blogs.
Como o Pinterest pode ser tão importante?
A decisão de criar um produto online normalmente surge cercada de muita vontade e empolgação. Mas como o sucesso de um blog exige muito mais que boas intenções, nós, blogueiros, somos obrigados a estudar, entender melhor este ofício e, claro, a concorrência.
Em poucos meses já estamos familiarizados com centenas de novos termos, compreendemos melhor a série de habilidades necessárias para a criação de bons conteúdos de sucesso, temos mais noção dos números da concorrência e… estamos a um passo de desistir!
Sim, todos os anos milhares de novos blogs são criados e milhares deixam de existir. Muitos deles cumprem este ciclo em menos de 2 anos. E uma das principais razões para tal é a perda de interesse ou energia de seus criadores diante dos resultados iniciais, que quase sempre incluem pouco tráfego, grande concorrência e nenhum retorno financeiro.
É neste contexto que o Pinterest surge como um caminho bastante acessível. Sua interface intuitiva e algoritmo generoso fazem dele um grande aliado neste processo de conquista de audiência e espaço online.
Vamos aos números?
Para deixar mais claros os motivos que nos levam a ter o Pinterest em tão alta conta, trouxe alguns números que ilustram bem o seu potencial.
Como qualquer blog recém-criado, o nosso também passou pela fase de zero acesso, dúvidas editoriais e existenciais. Insistir ou desistir?
A imagem que trago a seguir mostra um recorte do nosso primeiro ano. O blog foi criado um pouco antes da data inicial do gráfico, mas entre programação do site, identidade visual, primeiros posts e tudo mais, o foco em tráfego naquele momento era nenhum. Por isso, os números anteriores eram bem semelhantes ao do mês de junho aqui apresentado. Ou seja: próximos de zero.
Esta caminhada inicial dos blogs tende a ser um tanto quanto lenta, afinal, ainda não temos qualquer autoridade no Google, nem audiência fiel. Junho foi então o mês em que decidimos avançar na definição de estratégia e divulgação do blog, e, entre as ações, veio a criação da nossa conta no Pinterest.
Nosso blog mal tinha posts, então é claro que começamos com poucos pins. Mas é nesta hora que o Pinterest mostra sua face mais democrática: nesta plataforma, você não precisa de nenhum número expressivo para já começar a aparecer e crescer (nesta ordem).
Como pode ser visto na imagem acima, após poucas semanas de atuação no Pinterest, começamos a perceber o resultado, e esta plataforma correspondeu a quase 83% de nossos acessos nos seis meses que se seguiram.
Se você já possui um blog, provavelmente sabe que conseguir centenas e mesmo milhares de acessos diários nos primeiros meses é algo bem raro. Saber como usar o Pinterest é um diferencial neste momento, pois acelera sua estratégia de divulgação, enquanto você está construindo sua autoridade perante ao Google (seja à medida que publica novos conteúdos, seja pelos backlinks que começa a ganhar do próprio Pinterest).
E foi justamente este o nosso caminho. Após seis meses sobrevivendo basicamente à base do tráfego vindo do Pinterest, nosso site ganhou mais autoridade e em janeiro o retorno do Google começou a aparecer. Perceba na imagem abaixo como os acessos mudaram de patamar quando isso aconteceu.
Nas semanas seguintes, o Google superou o Pinterest como maior fonte de tráfego e, como pode ser visto acima, seguiu o curso normal exibindo nosso site mais e mais e aumentando seu impacto em nosso resultado.
Ajuda sempre bem-vinda
Agora que já entendemos como usar o Pinterest pode ser um respiro para blogs recém-criados, que tal falarmos dos demais casos? Qual impacto real o Pinterest pode ter em um blog já estabelecido?
Vamos comparar, então, dois sites semelhantes para entender o peso que o Pinterest pode ter em seu resultado. Na imagem abaixo é possível ver os dados de acessos de ambos os sites, em período de tempo idêntico.
No período selecionado, o Site A, que visivelmente não atua no Pinterest, teve cerca de 28 mil sessões no total. Se considerarmos as mesmas fontes de acesso, o resultado do Site B foi muito semelhante: também cerca de 28 mil.
Porém, este segundo site usa o Pinterest a sério. E isso lhe proporciona mais 16 mil acessos, que correspondem a quase 37% de frente diante do seu concorrente.
Este é o potencial real desta plataforma: uma oportunidade de tráfego ao alcance de todos nós, que pode nos trazer números expressivos de visitas e colocar nosso site no jogo de vez.
Como o Pinterest funciona
Costumo dizer que o Pinterest é o Google sem pressa. Mas é também o Instagram sem sorteio, robôs-comentaristas ou selfies repetidas.
Ao combinar parte da objetividade das ferramentas de busca com a leveza visual das mídias sociais, o Pinterest estimulou o surgimento de um movimento que apelidei de “flanar virtual”: um vai e vem imagético, sempre guiado primeiramente pelos sentidos, e só depois pela cognição.
Um clique despretensioso em uma imagem fofa aqui, um look bafônico anunciado ali… pisquei o olho, apita o forno: tá pronto o bolo. Receita by Pinterest! E eu não faço mais qualquer ideia do que estava procurando quando abri o aplicativo há duas horas atrás.
A roupagem despretensiosa e navegação facilitada fazem do Pinterest um grande aliado de sites dispostos a compartilhar ali experiências pertinentes, interessantes e, acima de tudo, bonitas! Seu algoritmo é infinitamente mais generoso e descomplicado que o das plataformas zuckerberguianas, resultando num grande alcance mesmo para uma conta recém-criada e/ou com poucos seguidores.
Como usar o Pinterest na sua estratégia de crescimento
Ao elaborar sua estratégia em qualquer plataforma, é importante, antes de mais nada, entender o comportamento de seus usuários. No Pinterest, a maior parte deles navega de duas formas:
- Usando a opção de busca da ferramenta; ou
- Passeando pela página inicial (timeline).
Em ambos os casos, os pins apresentados para cada usuário são uma curadoria do algoritmo e não necessariamente pertencem a contas seguidas por ele. É por este motivo que seus pins terão sempre um alcance independente e infinitamente maior que o seu perfil propriamente dito.
Sendo assim, em termos estratégicos, é melhor concentrar inicialmente sua energia em criar pins atrativos e corretos, sem se preocupar com número de seguidores e demais “noias” adquiridas em outras redes sociais.
Porém, seu perfil será sempre seu cartão de visitas. Havendo oportunidade, vale a pena cuidar de alguns detalhes que, além de torná-lo mais apresentável, podem fazer a diferença entre um Pinterest amador e um profissional.
Identidade e organização do perfil
Se você chegou até aqui, é provável que possua ou seja responsável por um site. Neste caso, é fundamental ter um perfil Business no Pinterest. Entre outras coisas, este tipo de conta dá acesso às estatísticas completas dos seus pins e direito a uma vitrine em sua página principal.
Feita a conta Business, chegamos ao assunto principal: como usar o Pinterest como cartão de visitas para seu negócio? Eis algumas dicas de organização do perfil que podem fazer a diferença na atração tanto de seguidores, quanto de potenciais parceiros:
Vitrine: não deixe de incluir neste espaço o seu conteúdo mais atraente. E abuse da sazonalidade, incluindo de tempos em tempos pastas com os temas mais procurados, como verão, Natal, Réveillon etc.
Capas para pastas: a tela de edição das pastas permite a seleção de um pin para ser exibido como capa em cada uma delas. Se você quer ter um perfil com visual clean e profissional, vale gastar um tempinho escolhendo imagens específicas para este fim. Você pode, por exemplo, criar uma identidade visual e colocar os nomes da pasta em destaque nas imagens. Ou pode simplesmente fazer uma curadoria de fotos em tonalidades parecidas, que darão um visual homogêneo ao seu perfil.
Pasta exclusiva de pins próprios: posicione logo no topo do seu perfil uma pasta que reúna todos os pins criados por você. Esta é uma boa maneira de atrair fluxo para o seu site e deixar clara sua linha editorial, diferenciando seu próprio conteúdo dos pins de terceiros.
Volume de conteúdo: não existe um número mínimo de pastas e pins exigidos logo de início. Mas um perfil muito vazio pode, sim, prejudicar sua estratégia. Afinal, quem teria interesse em seguir um blog com pouco conteúdo e aparência de desatualizado? É por isso que recomendo que reserve um dia para formatar seu perfil de maneira atrativa, incluindo no mínimo 15 pastas com 10 pins cada (que podem ser próprios ou de terceiros).
É claro que este é um número inicial. Com o tempo, o ideal é que você crie mais e mais pastas e pins. O Pinterest até possui um limite de 500 pastas e 200 mil pins no total, mas não se preocupe: é bastante difícil atingir estes números em menos de duas décadas de uso. 😛
SEO no Pinterest?
Se você possui um blog ou site, é provável que já conheça e até faça uso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Como no Pinterest grande parte do conteúdo é acessado através de sua ferramenta de busca, estas noções se tornam mais uma vez importantes. Afinal, não basta seu conteúdo existir… ele precisa ser encontrado.
É importante lembrar que não estamos aqui falando das palavras a serem usadas na imagem do pin (assunto que tratarei mais à frente), mas sim os textos descritivos que acompanham os pins e que devemos inserir no momento de upload destes.
Listo abaixo o essencial a ser feito em termos de SEO nesta plataforma:
Perfil: crie uma descrição curta, porém atraente para o seu perfil, lembrando de adicionar algumas palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo e seu nicho.
Pastas: crie uma descrição objetiva para sua pasta (o usuário deve entender claramente do que ela trata), mas em seguida aproveite todo o espaço disponível para inserir palavras-chave que estejam relacionadas ao seu tema e ao conteúdo que será disponibilizado ali. Veja um exemplo:
E não se esqueça de que o título da pasta também contribui para o SEO dos pins salvos nela. Por isso recomendo evitar nomes muito “poéticos” ou sem significado para a audiência.
Exemplos:
- a pasta “comidinhas que amo” teria melhor desempenho como “melhores receitas”
- “rolês sem grana e pra todos os gostos” deveria se chamar “viajar barato”
- “recebidinhos” deveria ser “produtos e lançamentos”
Pins: crie uma descrição objetiva para seu pin, lembrando de inserir nela sua palavra-chave e hashtags pertinentes ao seu tema.
Hashtags: as hashtags são um recurso recente na plataforma e é por isso que ainda tropeçamos em artigos desatualizados sobre como usar o Pinterest em que elas são até desaconselhadas. Porém, desde 2018 as hashtags são aceitas e estimuladas. Use, então, mais este recurso para ter seu conteúdo em todos os cantos possíveis da plataforma.
Alcance
Ok, já sabemos que o alcance do Pinterest é maior que o das demais mídias sociais e que seu algoritmo é mais generoso. Mas isso não significa que os pins vão se distribuir sozinhos. Você pode esperar um bom resultado para um volume de trabalho saudável. Mas o trabalho precisa existir.
Como nesta plataforma não existem muitas funcionalidades (ou mesmo a cultura) de interação entre os usuários, seu algoritmo não dá tanto peso a números de curtidas ou comentários, como nas demais redes.
Por outro lado, um fator que ele considera bastante é o seu nível de presença e atividade na ferramenta. Ou seja, o Pinterest premia os usuários que trazem e/ou replicam mais conteúdo dentro da plataforma.
Quer saber como usar o Pinterest para alcançar uma audiência muito maior que sua lista de seguidores? Estas são minhas dicas:
Pins próprios x pins de terceiros: no mundo ideal, o seu perfil Pinterest é inteiramente povoado de pins próprios que levam para seu blog. Mas este mundo está lááááá no final desta jornada.
Para quem está no começo ou meio da caminhada, compartilhar pins de terceiros é uma ótima ideia. Isso te ajuda a se manter mais ativo na plataforma (já que muitas vezes é difícil ter tantos pins novos pra subir diariamente) e te possibilita escolher conteúdo que já vem fazendo sucesso no Pinterest.
Não existe proporção certa, mas sugiro apostar no percentual de 20-35% de pins próprios, sendo os demais de terceiros.
Frequência de postagem: este é mais um caso em que não existe número oficial ideal. Porém, minha experiência já me fez chegar a números que considero recomendáveis.
Para perfis novos, que ainda estão conhecendo a plataforma e se adaptando ao ato de pinar, eu recomendo um número entre 15 e 25 pins por dia. Para perfis maiores, eu uso entre 50 e 65 pins diários. Números superiores a estes não costumam trazer um resultado muito melhor e podem, sem querer, ativar o sensor de spam da plataforma. E você não quer ser considerado um spammer, certo?
É claro que não é simples estar sempre conectado e salvar manualmente 65 pins todo santo dia. Para ajudar nesta tarefa, existem as ferramentas de agendamento como o Tailwind. Esta é certamente a opção que recomendo para blogueiros e influenciadores.
O Tailwind é uma plataforma fácil de entender e utilizar. Entre os recursos que considero mais úteis nesta ferramenta estão:
- Agendamento de centenas de pins com meses ou mesmo ano de antecedência;
- Distribuição deste conteúdo em horários diversos;
- Criação de calendário de datas e horários a serem replicados semanalmente;
- Lista de pastas: você pode cadastrar pastas de temas semelhantes para que seus pin sejam enviados para todas elas em um só clique;
- Possibilidade de realizar ações em bloco, como programar na mesma tela vários pin para publicação em uma mesma pasta;
- SmartLoop: recurso a ser contratado a parte, que republica seus pins nas mesmas pastas de tempos em tempos, reciclando seu conteúdo constantemente.
Existem também recursos que uso menos, mas podem ser interessantes, como as estatísticas e a comunidade de usuários, chamada de Tribes. Para testar o Tailwind por 1 mês gratuitamente é só clicar aqui. Quem sabe esta não era a ajuda que você estava precisando?
Horário de postagem: no Pinterest, o horário da postagem não importa tanto (à exceção dos 5 primeiros pins, algo que explicarei a seguir). O mais importante é mesmo se manter ativo e constante na ferramenta, que os resultados vêm dentro de alguns dias, e se mantêm tanto no médio, quanto no longo prazo. \o/
5 primeiros pins: depois do lançamento da guia “Seguindo”, em 2018, os primeiros pins postados no início de cada dia passaram a ter uma importância especial. Explicando melhor: nesta guia, o algoritmo do Pinterest exibe apenas pins dos perfis que o usuário segue, dando prioridade aos cinco primeiros pins postados após a meia-noite (horário UTC) por cada um deles.
Ou seja, é recomendável que os cinco pins postados por você a partir deste horário sejam próprios, senão você estará colocando conteúdo de terceiros num lugar nobre e garantido pra você. [importante: nem sempre a ferramenta cumpre 100% esta promessa de exibição dos cinco primeiros pins, mas eu recomendo que a orientação seja seguida mesmo assim.]
Sazonalidade: um dos elementos mais importantes no Pinterest é também um dos mais negligenciados. A sazonalidade é um fator primordial para esta plataforma que é, no fim das contas, uma ferramenta de busca. Isso significa que o movimento dos pins é sempre muito influenciado pela demanda, ou seja, os interesses dos usuários. E isso é algo que muda de acordo com a época do mês, do ano ou até da década.
Por isso, é importante estar atento a datas e eventos importantes para produzir e pinar conteúdo pertinente. E a equipe Pinterest nos dá sempre uma mãozinha nisso publicando anualmente o calendário de ideias.
Pastas coletivas: participar de uma pasta de outro perfil é um ótimo recurso para que seus pins atinjam usuários que provavelmente não te seguem. Participe de quantas pastas conseguir, salve ali seu conteúdo de maneira constante (sem spam, pfv) e repita esta ação daí a alguns meses. Nas pastas grandes o fluxo de conteúdo é constante e você pode voltar a colocar os mesmos pins depois de algumas semanas, sem qualquer pudor.
Não sabe em quais pastas entrar? Hora de stalkear um perfil grande do seu nicho. Ele certamente participa de pastas interessantes e basta você solicitar entrada aos donos de cada uma delas.
Compartilhamento em grupos: se você é um produtor de conteúdo e não estava em uma caverna durante os últimos 5 anos, é provável que conheça os grupos de ajuda mútua que existem no Facebook. Estes grupos (também conhecidos como megashares) são especialmente úteis para alavancar pins que acabaram de ser postados ou de assunto menos popular. Participe de quantos puder.
Participação nos destaques: outra maneira de ganhar mais alcance e seguidores é aparecer como destaque na timeline dos usuários. Mas para conseguir este tipo de oportunidade, é primeiro necessário participar da comunidade de influenciadores do Pinterest Brasil.
Para se candidatar à comunidade, você precisa ser um blogueiro e/ou influenciador que possui uma conta Business na plataforma. A inscrição pode ser feita através deste link. Ao preencher o formulário, lembre de colocar que esta foi uma indicação da Lívia Bergo. 😉
Estética e comunicação
Entender o poder de comunicação das imagens é fundamental para saber como usar o Pinterest a seu favor. A imagem é um estímulo muito mais veloz que o conteúdo textual.
Com uma única foto é possível transmitir um significado muitas vezes descrito por 4 ou 5 linhas de texto. Uma imagem é capaz, por exemplo, de transparecer o contexto geográfico, climático e mesmo imaterial de uma cena. E ter clareza deste potencial comunicativo pode te ajudar muito a aprender como usar o Pinterest de maneira mais eficiente.
Isso significa que a escolha dos elementos visuais de um pin são fundamentais para sua eficácia e consequente resultado. Mas vale lembrar que estes elementos vão muito além de fotos ou ilustrações. Os textos, logomarcas, ícones, bordas e qualquer outro elemento presente no pin terão influência em sua composição e no resultado final.
Os desafios de uma ferramenta visual
Saber reconhecer, apreciar ou mesmo criticar uma obra de arte ou de design é algo relativamente fácil. Porém, conseguir transformar este “olho bom” em peças ou produtos de fato bonitos é algo bem mais raro. A maioria de nós não possui este talento de transformar o pensamento em produto final. E nem deveríamos nos cobrar por isso.
Na ânsia de fazer de tudo um pouco (e por conta própria), é comum os blogueiros se cobrarem habilidades que na verdade não são obrigados a ter. Um bom storyteller já tem bastante trabalho por si só… porque ele deveria se obrigar a dominar também temas como design, algoritmos e Googlebot?
Mas veja bem: eu não estou aqui para desestimular ninguém na busca de novos conhecimentos e melhorias para seus blogs e sites. Pelo contrário, acho que todos temos condições de evoluirmos sempre. Mas defendo que isso não precisa ser feito de maneira afobada, aleatória ou mesmo desleixada, só pela obrigação de fazer.
A melhor maneira de criar com qualidade produtos que exigem habilidades que não dominamos é seguir algumas “receitas”. Para a criação de bons pins, são suficientes algumas regrinhas básicas de composição e também ferramentas (eba!) que substituem muito bem este senso estético que nós, no fundo, não somos obrigados a ter!
E como o Pinterest é uma ferramenta visual, as dicas abaixo são um empurrãozinho para aqueles que querem (ou precisam) caminhar para um nível estético superior. O segredo é se basear mais na parte exata e efetiva do design e menos nos achismos e (mal) gostos pessoais.
Utilização de cores
Se você acha que escolha de cores é uma questão de gosto individual, volte 3 casas e pesquise no Google pelos termos “círculo cromático” e “psicologia das cores”. Em uma busca pelo termo “Ferrari”, em qual dos pins mostrados abaixo você acha que o usuário tende a clicar?
Mas além de transmitir sensações, as cores podem combinar ou não entre si, gerando uma sensação visual de harmonia ou de incômodo.
Para melhorar de vez sua combinação de cores a dica é uma só (mas é maravilhosa): experimente o Coolors, que é um gerador automático de combinações. Abaixo um passo a passo de como usá-lo:
- O site vai sugerir que você faça login, mas não é obrigatório. Você pode apenas fechar este pop-up e segue o baile!
- Basta apertar a barra de espaço do seu teclado que o site gera uma nova paleta de cores para seu projeto.
- Ao passar o mouse por cada cor na tela, aparecem quatro botões. Para que você mude as cores ou arraste para vê-las em sequências diferentes (comparando todas lado a lado).
- Já tem uma foto ou cor escolhida? Clique no terceiro botão (“Adjust”) em uma das cores e coloque ali a cor que você já tem definida. Em seguida, clique no último botão, o ícone de cadeado, e esta cor estará bloqueada. Agora, ao apertar a tecla de espaço do seu teclado, o sistema vai manter aquela cor na tela e gerar uma paleta que combine com ela.
Texto destacado e legível
Os textos utilizados sobre a imagem de um pin precisam ser um auxílio a mais na identificação do tema daquele conteúdo. Sua função é ajudar, e não atrapalhar.
Por isso, é primeiramente fundamental que o texto esteja legível. Isso significa uma fonte fácil de ler, com bom espaçamento entre letras e entre linhas, com tamanho mínimo para leitura e aplicada sobre um fundo contrastante, se possível de cor única.
E apesar deste assunto não ser dos mais complexos que tratamos até aqui, é um dos erros mais comuns. Abaixo alguns exemplos de pins com textos ilegíveis:
Ao incorrerem em um ou mais erros que impactam diretamente a legibilidade, os pins acima tornam difícil a tarefa de compreendê-los. Além de perderem a oportunidade de comunicar clara e rapidamente o assunto do qual tratam, estes pins afastam o usuário, que não consegue extrair deles muita informação.
Outro erro ainda mais comum – mas de fácil solução – é esquecer de dar destaque àquilo que mais importa. A comunicação no Pinterest deve acontecer em centésimos de segundo. Quando o usuário passa o olho por uma tela cheia de pins ele deve conseguir captar rapidamente o que a sua imagem tenta dizer, caso contrário, não será nela que ele irá clicar.
Abaixo trago alguns exemplos de pins com textos desnecessariamente longos e que não destacam os termos que poderiam resumir o assunto principal:
Sendo assim, é importante garantir tanto a legibilidade dos textos quanto o devido destaque aos termos mais importantes. Perceba na imagem abaixo alguns exemplos de pins que cumprem esta comunicação de forma mais clara, trazendo, inclusive, os termos mais importantes em tamanho maior.
Uma ação bem simples que pode evitar o excesso de texto desnecessário é adaptar seu título para o Pinterest. Muita gente copia o título do artigo original e o insere de maneira idêntica no pin. Mas o pin, como já falamos, precisa conquistar a atenção do usuário rapidamente.
Adapte seu título para uma versão o mais curta e objetiva possível. Perceba nos pins mostrados acima que o título usado na imagem é bem diferente daquele usado no artigo (que aparece ali logo abaixo do pin). 😉
Escolha de fontes
A maioria de nós sabemos (ou pressentimos) que não é bom trabalhar com muitas fontes, misturando 3 ou 4 delas. Mas o que talvez muita gente não saiba é que, mesmo escolhendo apenas duas fontes para sua peça, a combinação entre elas também é um fator visual importantíssimo.
E não é necessário que você deduza quais são as melhores combinações ou decore nomes de fontes. Existem sites que executam esta tarefa por nós!
Para pesquisar pela fonte que você gosta e em seguida ter sugestões de alguns pares perfeitos para ela, recomendo o uso do FontPair ou a ferramenta do Canva. Você também pode navegar pelas sugestões de fontes até encontrar aquelas que te agradam.
Existem também algumas listas de fontes já combinadas para quem quer gastar zero tempo nesta etapa. As listas do Creative Bloq e do Update or Die são algumas das que podem te ajudar. É só escolher e boom!
E se você não entendeu algum termo citado nos links, ou quer aprender mais sobre fontes, recomendo este glossário/curso (em português) do Chief of Design.
E os pins sem texto não funcionam?
Pins sem texto podem funcionar, mas exigem uma estética ainda mais apurada, afinal são simplesmente fotos, que precisam se destacar em meio às milhares de outras imagens que compõem o Pinterest. Eles não possuem o texto para comunicar com rapidez e chamar atenção, por isso muitas vezes carecem de um tratamento no Photoshop ou aplicativo equivalente.
Veja na imagem abaixo a quantidade de imagens profissionais e chamativas e com as quais seu humilde pin precisará concorrer. Você pode até não ter percebido, mas ele está ali na parte inferior esquerda da imagem, disputando atenção com imagens de nível bem superior.
E os pins sem texto guardam mais uma desvantagem: independente de seu sucesso dentro da plataforma Pinterest eles trazem pouco tráfego para o site. Muitas vezes, as pessoas acabam salvando este tipo de imagem em sua “coleção” de fotografias, mas não sabem muito bem o que ela significa ou à qual artigo ela pode estar se referindo. É este o papel do texto normalmente.
Conclusão
Não, eu não tenho um e-book para te oferecer. Se você chegou até aqui eu arriscaria dizer que não existe um e-book com o que você procura.
Você já está na ferramenta, já leu o básico, já leu as dicas mais avançadas acima… não existe e-book que vá fazer as coisas acontecerem ou te ajudar a aplicar tudo ao seu perfil.
Minha sugestão é que reserve um tempo para colocar estas dicas em prática uma a uma, mudando desde as descrições de pastas e perfil até as fontes e cores que utiliza para seus pins.
E caso você perceba que ainda assim precisa de uma ajuda nesta mudança, eu posso te contar dos serviços de consultoria personalizada que ofereço.
Você quer saber o que está fazendo de errado, quais das sugestões acima priorizar para o seu negócio, ou mesmo dividir suas ideias com alguém? Marque uma conversa comigo, e vamos fazer isso acontecer!
E não deixe de acompanhar nosso podcast onde tratamos estes e outros assuntos relacionados a este nosso ofício. Acesse A Vida Secreta dos Blogs e vem com a gente!