Gastronomia italiana: dicas de restaurantes para sua viagem à Itália
Se há uma coisa a se levar muito a sério quando estamos na Itália é a gastronomia. A culinária é uma atração turística em qualquer país, mas na grande bota ela ganha uma dimensão incalculável. Para ter uma noção, tente lembrar tudo que está na nossa dieta diária que tem a Itália como expoente. Eu te ajudo: massa, pizza, sorvete, pão, café, vinho…
E tudo que acompanha: nós raramente comemos macarrão sem molho, certo? Onde estão os melhores molhos de tomate do mundo? E os pestos? Quando começamos a nos aprofundar nos componentes dos pratos, descobrimos que a Itália é a influência de um bocado de coisas que comemos no Brasil.
Antes de saber mais, se você ainda não ativou as notificações, clica no sininho que aparece no canto inferior direito do site para ser informado sempre que tiver post novo. 😉
NÃO SABE ITALIANO?
Na hora de viajar, todos têm esta dúvida: é necessário falar o idioma do local para onde se está viajando?
Nós respondemos!
A maioria dos pratos italianos possuem uma característica fundamental: são feitos com ingredientes muito frescos. Não me lembro de ter comido nenhum molho de tomate industrializado na Itália – mas se aconteceu, quero mais é descobrir logo a marca. Tudo parece ser feito de maneira artesanal, o que concede sabores incríveis aos pratos.
Portanto, comer na Itália é uma coisa que deve ser levada a sério. Não aceite qualquer restaurante, não vá entrando em qualquer lugar. Procure referências antes. Muito provavelmente esta será a diferença entre uma experiência gastronômica comum ou extraordinária.
A nossa busca por bons estabelecimentos foi amplamente auxiliada pelo TripAdvisor. Aqui vou indicar apenas aqueles de que gostamos (graças a Deus, quase todos), sejam eles restaurantes, lanchonetes ou sorveterias. Para localizá-los melhor, consulte os mapas que estão disponíveis nos posts sobre as cidades/regiões que visitamos.
Roma
RJ Numbs (Campo de Fiori) – nosso primeiro jantar na Itália foi um belo cartão de visitas. Como estávamos estreando, fizemos o pedido completo: entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. Tudo estava muito bom. Recomendo as bruschettas, o penne aos quatro queijos e o filé ao molho de mostarda.
I Love Pizza (Vaticano) – um ótimo lugar para um lanche rápido. Os pedaços de pizza são vendidos no peso, permitindo que se pague pelo tamanho da fatia que preferir. A variedade é grande, tanto de pizzas quanto de focaccias. Todas que experimentamos estavam ótimas.
Vinando (Capitólio) – o local é agradabilíssimo, com um visual tipicamente italiano: mesas com toalhas xadrez na rua, em frente a uma praça, flores na janela… Recomendo a massa com frutos do mar e molho de tomate.
Vyta (estação Roma Termini) – outra boa opção para um lanche, especialmente por estar estrategicamente localizada. Adoramos a pizza marguerita e o panini de presunto cru, rúcula e mozzarella de búfala.
That’s Amore (Fontana de Trevi) – excelente restaurante, onde destaco, além da comida, o excelente atendimento. O fettuccine com molho à bolonhesa foi uma ótima pedida.
Grazia & Graziella (Trastevere) – outro local excelente e super romântico. O filé fatiado com batatas estava fantástico.
Florença
La Fettunta – esta foi nossa melhor refeição durante toda a temporada na Itália. Recomendo o canelone recheado de ricota com molho de tomate. Nunca comemos no Brasil uma ricota tão saborosa quanto esta. Isso sem falar na especialidade da casa, a bisteca fatiada, que não experimentamos mas é muito bem recomendada.
Pandemônio – o local é super romântico e muito bem decorado. Da comida então… nem se fala. A massa recheada com ricota estava extraordinária.
Lanchonete da Galeria dos Ofícios – apesar de não ser um restaurante propriamente dito, suas focaccias são muito gostosas. Se estiver na correria, recomendo.
Siena
Йоана Петрова
Antica Osteria da Divo – aqui comemos uma massa com ragu do famoso cinghiali, um javali muito comum na região da Toscana. Gostamos, mas não é muito diferente de outras carnes vermelhas. De qualquer forma, o local é super romântico e a comida, bem gostosa.
Cinque Terre
Il Pirata delle Cinque Terre (Vernazza) – seja para lanche ou refeição, este foi um dos melhores estabelecimentos que visitamos e onde experimentamos a iguaria mais surpreendente de nossa viagem: um croissant recheado com creme de queijo e amendoim. O creme tinha uma consistência incrível, próximo de chantilly, e era muito gostoso. Recomendo, ainda, a entrada com frutos do mar, a massa com lagostim, a panacota de frutas vermelhas, o cappuccino e as bruschettas de presunto cru, tomate, queijo e molho pesto.
Belforte (Vernazza) – ambiente romântico e aconchegante com excelentes opções de peixes e frutos do mar. Experimentamos e aprovamos a massa com lagostim e o peixe do dia.
Osteria a Cantina de Mananan (Corniglia) – outro ótimo restaurante de pescado. Pedimos o penne com o peixe do dia que estava muito fresco e gostoso.
Alberto Gelateria (Corniglia) – Na disputa pelo título de melhor sorveteria de Cinque Terre, essa foi a segunda colocada, na minha opinião. O sorvete é realmente excelente! Recomendo o sabor limão.
ario_
Slurp! Gelato artigianale (Monterosso) – aqui comemos o melhor sorvete de nossa viagem. Os gelatos italianos são famosos por sua cremosidade e sabor. Recomendo especialmente os sabores avelã e chocolate.
Gastronomia San Martino (Monterosso) – no esquema pega e leva, razoavelmente comum em cidades turísticas na Itália. Pedi uma massa com lagostim e molho de tomate (sim, eu gosto muito de lagostim). Recomendo!
Veneza
Ristorante Trattoria Cherubino – mais um restaurante de massa espetacular! Recomendo o talharim com caranguejo.
Antico Forno – muito bem localizado no centro histórico de Veneza, é um ótimo lugar para um lanche rápido. A pizzas são gostosas, com sabores bem variados e preço camarada (em relação aos demais estabelecimentos de Veneza).
Pizza Al Volo – Pizza verdadeiramente italiana. E além de boa, tem preço acessível.
Bigoi – também no esquema pega e leva, mais uma opção econômica em Veneza, com o detalhe da massa ser produzida no local. Pedi uma com ragu de pato que estava deliciosa.
Continue essa viagem conosco clicando no próximo destino:
- Dicas de bordo para uma viagem tranquila
- Roma, cidade eterna
- Sob o sol da Toscana e o colorido de Florença
- Cinque Terre: o tesouro da riviera italiana
- Bom mesmo é se perder em Veneza…
————–
Outros posts que você deve gostar:
– Roteiro de 1 dia em ROMA
– Estivemos no Salão de Móveis de Milão e adoramos!
– 5 maneiras de economizar e viajar barato pelo mundo
————–
Que tal salvar este post no seu PINTEREST? Use a imagem abaixo! 😉